Pantera Negra: O Melhor Filme da Marvel [SPOILERS]

Pantera Negra sem sombra de dúvidas um dos maiores e mais representativos filme de Super-Herói de todos os tempos.

Marcando-se como o primeiro titulo solo do MCU que trás além do protagonismo de um personagem negro um elenco predominante negro, o filme trás pras telonas a representação da cultura africana de uma forma sutil e bem apresentada, de forma que o público geral entenda e respeite essa cultura. Além de fugir totalmente da famigerada Fórmula Marvel que vem sendo trazida desde o inicio do MCU.

Vamos tentar focar mais nas questões sócio-culturais e os sentimentais que o filme trás. Pra ficar mais ligado no brilhante trabalho do diretor Ryan Coogler com especificações mais técnicas sobre o filme, indicamos o trabalho do nosso parceiro PH Santos, que está muito bom. Sobre a trilha do filme, fizemos uma matéria mais específica sobre “Black Panther: The Album” que saiu antes do filme.

Pantera Negra - 1

O filme nos apresenta ao novo Rei de Wakanda T’Challa (Chadwick Boseman). Depois dos acontecimentos em Guerra Civil, a morte do Rei T’Chacka pelo ataque orquestrado pelo Barão Zemo, diferente de sua morte nos quadrinhos que é pelas ‘garras’ de um dos vilões do filme Ulysses “Garra Sônica” Klaw. O filme consegue traçar um paralelo que faz dessa uma nova origem muito bem adapta para esse universo.

Então T’Challa assume oficialmente o trono e o manto de Pantera Negra, como rei e guardião de Wakanda. A cidade africana fictícia super-desenvolvida tecnologicamente que se faz outra protagonista do filme, dividindo sua cultura, tecnologia, beleza e importância politica com o protagonismo do próprio rei de Wakanda.

Por isso o cumprimento Wakandiano fica… “WAKANDA FOREVA !!!”

Wakanda - Pantera Negra

Com fortes inspirações da nova origem do Pantera Negra escrita por Reginald Hudlin e dos impasses políticos de “Wakanda uma Nação Sob Nossos Pés” escrita por Ta-nehisi Coates nos apresentam de verdade ao Pantera Negra do MCU.

Esquerda - Pantera Negra "Uma Nação Sob Nossos Pés 1/3" Encadernado Panini Comics • Direita "Quem é o Pantera Negra ?" Encadernado Salvat
Esquerda – Pantera Negra “Uma Nação Sob Nossos Pés 1/3” Encadernado Panini Comics • Direita “Quem é o Pantera Negra ?” Encadernado Salvat

O começo da ascensão do jovem Rei T’Challa buscando ser um Rei a altura de seu pai, e seguir o seu legado. De forma sutil Wakanda é apresentada, suas crenças, costumes e isolamento do mundo exterior formando uma linha tênue entre ficção e realidade onde nos perguntamos:

“E se Wakanda existisse de fato ?”

Trazendo críticas sociais fortes porém sutis, o filme trabalha bem esse paralelo realidade e ficção, sabendo também colocar lutas bem coreografadas nos momentos certos, sem forçar uma porradaria gratuita pra ocupar/entreter os olhos do espectador.

Zuri (Forest Whitaker), Killmonger (Michael B. Jordan), W'Kabi (Daniel Kaluuya), Nakia (Lupita Nyong'o), T'challa (Chadwick Boseman), Ramonda (Angela Bassett), Okoye (Danai Gurira), Shuri (Letitia Wright)
Zuri (Forest Whitaker), Killmonger (Michael B. Jordan), W’Kabi (Daniel Kaluuya), Nakia (Lupita Nyong’o), T’challa (Chadwick Boseman), Ramonda (Angela Bassett), Okoye (Danai Gurira), Shuri (Letitia Wright)

O trabalho de interpretação de cada ator no filme é sensacional. Cada ator fez o seu papel de forma impecável, como por exemplo o trabalho com o sotaque bem puxado dos atores que fizeram wakandianos pra manter as raízes africanas até na fala dos personagens.

Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Letitia Wright & Angela Bassett
Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Letitia Wright & Angela Bassett
As mulheres de Wakanda também dão um show de representatividade e emponderamento, o que não cabe muito a mim falar mas não pode ser deixado de lado.

Começando por Shuri (Letitia Wright) uma super-inteligente genia da computação que cria as armas, os apetrechos, inclusive o novo traje tecnológico do Pantera ela também por acaso é irmã do rei T’challa, e trás diversos momentos de alívio cômico e uma relação de irmandade muito divertida com o personagem de Chadwick Boseman.

A personagem Nakia vivida pela belíssima Lupitta Nyongo é uma agente e ativista que trabalha fora de Wakanda fazendo missões pra ajudar o resto do povo da África que ainda sofre com exploradores estrangeiros. Ela também é o par romântico do nosso Rei com voz ativa e muitas vezes discordando da forma de T’Challa governar, buscando ajudar as pessoas além da fronteira de Wakanda.

Okoie (Danai Gurira) é uma das minhas personagens favoritas do filme, líder das forças especiais que fazem a guarda Real de Wakanda as Dora Milaj. Ela mostra uma personagem que não é só uma soldada, mas que faz o que faz por vontade própria e tem sua voz ativa como personagem. Ela faz o que deve ser feito e faz do jeito dela, como ela acredita ser certo com uma imponência que mostra que ela não é só uma serva do rei, e sim alguém que faz o que faz por acreditar ser certo.

[SPOILERS Á PARTIR DAQUI]

O ‘primeiro’ vilão do filme Ulisses Klaw (Andy Serkis) o único forasteiro que já havia visitado Wakanda e sobreviveu tem como motivação sua motivação como todo mercenário apenas o dinheiro, e lucrar com o Vibranium. O começo da trama gira em torno de capturar esse vilão, que é fácil confundido com vilão principal da trama por também ser o vilão principal da origem do Pantera nos quadrinhos.

Pantera Negra - Klaw & Killmonger

O segundo “vilão” Erick Killmonger Stevens (Michael B. Jordan) no meu ponto de vista não é bem um vilão e vou explicar o porque. Ele nos é apresentado co-agindo com Klaw no roubo de um artefato de vibranium, que logo nos é revelado em um Plot-Twist sensacional que tudo não passava de um plano, para matar Klaw e levar o corpo para Wakanda, para usar como moeda de troca pra ser aceito pelo seu povo. SEU POVO ? como assim seu povo ? Em outro Plot Twist sensacional Killmonger nos é apresentado como primo de T’Challa e um dos herdeiros de sucessão ao trono, que na verdade é seu plano desde o inicio.

A motivação dele é simples e radical, nos lembrando de outro ícone da Marvel o Magneto que também não é considerado vilão por muitos, inclusive pelo próprio Stan Lee.

Você já imaginou se no lugar dos Europeus os negros tivessem os recursos bélicos que foram usados pra escravizar e explorar todo um continente e se tornar uma ‘raça’ dominadora em todo o mundo ?

Com a existência de Wakanda isso se torna possível, e essa é a motivação do nosso “vilão”.

Por que o resto dos nossos irmãos ao redor do mundo sofrem, enquanto Wakanda segue linda e prospera separada do mundo ?

Com esses questionamentos é fácil você entender e sentir empatia pelos motivos de “Killmonger“. Pois Killmonger quer de fato se tornar o Rei de Wakanda para usar os recursos tecnológicos ilimitados para inverter esses papéis que foram impostos pela história.

Erick "Killmonger" Stevens (Michael B. Jordan)
Erick “Killmonger” Stevens (Michael B. Jordan)

O filme nos revela que seu “Vilão” é na verdade uma vítima das circunstâncias, e que o vilão mesmo na verdade é o racismo e todos os pontos que levaram Killmonger ao pensamento radical que ele chegou, toda crueldade e a forma que os “irmãos” dele eram tratados ao redor do mundo, sendo um garoto preto, pobre e órfão, sabendo pelas histórias de seu pai que em algum lugar no mundo existe um lugar, que é o lugar qual ele pertence, onde os pretos vivem bem e tem o poder pra fazer com que o resto dos pretos do mundo vivam também, além “de possuir o por do sol mais bonito no mundo”. Quase aquela Thugz Mansion que o Tupac cantou, só que numa escala muito maior rs’
Um filme onde o Herói aprende com quem é apresentado como “Vilão”, mudando sua forma de pensar e confronta o próprio pai que admirou e tentou ser a vida toda, com a frase:

“Porque você não trouxe o menino ?” – Referindo-se a Killmonger que foi deixado porque nos EUA pra viver como órfão após a morte do seu Pai.

Que nos leva a cena que mais me comoveu no filme, após a última batalha que o Pantera vence e oferece a Killmonger cura-lo para que ele não morra, e ele responde algo tipo:

“Me salvar pra que ? Pra viver o resto da vida preso ? Só me joga no oceano e me enterra junto com meus ancestrais, que saltaram dos navios, sabendo que a escravidão era pior do que a morte!”

Mostrando pro público de uma forma sutil que os erros do passado mesmo que não tenhamos vívido, tem reflexo direto nas consequências do presente, e cabe a quem vive no presente aceitar esses erros e fazer essa mudança acontecer no futuro.

Assista nosso vídeo de crítica de Pantera Negra no Canal:

Compartilhe:
comments
About Vítor Gabriel 37 Articles
Criativo na Black Pipe Entretenimento. Web/Video Artist 👨🏾‍💻 紫🐉 | '92

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*