Pantera Negra no Oscar, o que nós não aprendemos com Moonlight (do Jay-Z)

 Patera Negra foi indicado a sete categorias no Oscar e marcou nessa geração de filmes de Super-Heróis como primeiro filme do gênero a concorrer na categoria “Melhor Filme”. Sem tirar a importância e pra não deixar de citar Infiltrados na Klan que é outra ótima produção que está concorrendo na categoria também.

Alguns anos atrás (2017) tivemos um episódio não muito legal quando se trata de um filme com a produção e elenco de artistas pretos na cerimonia do Oscar.

Quando ofuscaram a vitória do filme Moonlight anunciando Lala Land como o vencedor da categoria Melhor Filme “por engano”, que fez história como O PRIMEIRO FILME COM O ELENCO TOTALMENTE NEGRO a ganhar um Prêmio na Academia.

Produtor de “La La Land” entregando o Oscar pro Barry Jenkins, diretor de “Moonlight” depois do “engano” | Foto por KEVIN WINTER AFP

No mesmo ano o Jay-Z lançou a música e o clipe homônimo ao filme pro seu álbum 4:44, onde temos uma crítica social um pouco além do entendimento do que apenas a letra da música diz.

“Nós estamos presos em La La Land
Mesmo quando ganhamos, nós vamos perder
Nós temos a mesma po**a de flow
eu não sei quem é quem”

Numa análise superficial o Jay-Z faz uma analogia entre o episódio e aos artistas de TRAP que muitos acabaram se tornando cópias genéricas de flows reciclados, que assinam com gravadoras que dão a sensação de vitória (dinheiro) pros artistas, mas lucram muito mais encima. Claro que isso também é um ponto a ser considerado, mas essa crítica vai muito mais além.

No “clipe/filme” o Jay-Z foca menos na música e recria só com atores negros um episódio de “Friends” mundialmente conhecida, e tida por muitos como uma das maiores e a série que foi precursora do seu “gênero” pra essa geração.

Frame do clipe de Moonlight do Jay-Z

O que muitos não sabem é que ela é uma cópia da série “Living Single” estrelada por Queen Latifah, com o elenco majoritariamente negro, que foi ofuscada um ano depois do seu lançamento em 2003, com o lançamento de Friends, uma série praticamente igual que tinha apenas atores brancos no elenco e um maior investimento feito na divulgação, vendo que as duas séries são produções que pertencem a Warner Bros.

Foto promocional do Elenco de Living Single (2003)

Isso nos remete ao episódio do Oscar, onde um musical regado a JAZZ (gênero musical de origem preta) com o elenco pouco representativo, ofuscou a vitória de Moonlight. Pra não comparar a arrecadação de cada filme no box office:

Box Office – Moonligh : 65. 3 Milhões de Dolares
Box Office – Lala Land: 446.1 Milhões de Dolares

Dois anos se passaram e novamente filmes com o elenco majoritariamente negro estão concorrendo na categoria “Melhor Filme” e em várias outras. E Pantera Negra mais uma vez fazendo história como o primeiro filme de super-heróis a concorrer na categoria.

Parece que as pessoas não aprendem né, os flows continuam os mesmos e estão tentando ofuscar a indicação de Pantera Negra na Academia.

O quão difícil é ver um filme que ‘quase’ não te representa ou te estereotipa sendo indicado e fazendo história de alguma forma. No lugar de usar um segundo de empatia e ver que nós passamos por isso a nossa vida quase inteira, é mais fácil falar:

– Mas tem Birdman (filme que não era considerado do “gênero” super-herói até ontem.)

E você não se considera racista porque tem um amigo negro né?

Pantera Negra é de longe um dos melhores filmes de 2018, e já não existia dúvida que seria um filme indicado ao Oscar. Provando mais uma vez de que tudo o que precisamos são OPORTUNIDADES (e o investimento certo).

Algo que historicamente nos foi negado, de todos os tipos de formas e em todos os tipos de lugares, inclusive na África. O que é difícil pra alguém que nasceu com todas oportunidades construídas socialmente enxergar e reconhecer. Ao ignorar seus privilégios, tentam diminuir, com esses tipos de comentários, as conquistas citadas neste texto.

Vocês já pararam pra prestar atenção o quanto dessas mesmas pessoas estão consumindo da nossa cultura? Quantos desses estão ganhando dinheiro encima dela? (BuddyPoke, Matuê, Costa Gold, Pineapple)

Enquanto nós não trabalharmos pra resolver essas questões:

“Mesmo quando ganhamos, nós vamos perder.”

Compartilhe:
comments
About Vítor Gabriel 37 Articles
Criativo na Black Pipe Entretenimento. Web/Video Artist 👨🏾‍💻 紫🐉 | '92

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*