O Cão e a Raposa

Dica da Semana: O Cão e a Raposa (Filme)

O Cão e a Raposa é um clássico emblemático da Disney de 1981, e hoje é nossa Dica da Semana.

O filme conta a história de uma jovem raposa chamada Dodó (Tod). Tendo sua mãe assasinada por caçadores quando era um filhote a raposinha é adotada por uma senhora fazendeira, que passa a cuidar dele como seu pet junto aos outros animais da fazenda, onde ele conhece o pequeno filhote de cão de caça Toby (Cooper), que pertence ao mal-humorado caçador da fazenda vizinha. Disso surge uma enorme e linda amizade entre dois inimigos por “natureza”. Porém tudo muda quando Toby é levado pra treinar para ser o cão de caça que ele é designado a ser, e Toby é levado de volta pra floresta onde ele realmente pertence. Quando os dois se reencontram na floresta, mal se reconhecem e os dois grandes amigos viram caça e caçador.

Será que a amizade deles é forte o suficiente pra superar isso ?

FOX_AND_HOUND_01_88A-227c_cmyk

O Cão e a Raposa conta a história de amigos improváveis. Uma linda história de amizade que tem tudo pra terminar em tragédia… Amigos que não deveriam ser amigos e viram inimigos. Pelos simples fato da “ordem natural das coisas”(natural naquelas né…) várias mensagens enfatizando valor de amizades são passadas no filme.

Antes de grandes nomes da Disney te passar ideias de amizades como “Amigo Estou Aqui” (Toy Story), “Eu Nada Seria Se Não Fosse Você” (Monstros S.A.), “Ohana é Familia, Familia é Nunca Abandonar, ou Esquecer” (Lilo & Stich), ou até uma ideia que mais se aproxima “A história de um menino, que se tornou homem ao se tornar Urso” (Irmão Urso) PQP EU AMO A DISNEY PRA CRLH antes de todas essas histórias tínhamos O Cão e a Raposa sem uma trilha sonora, nem citações tão memoráveis como outros filmes da Disney que vieram a seguir, mas tão boas quanto o filme nos mostra com simplicidade, muita emoção e uma bela animação o valor de uma amizade.

Uma curiosidade bem legal é que esse foi o primeiro filme que John Lasseter (um dos principais nomes responsáveis pela Pixar) trabalhou quando começou na Disney.

John Lasseter
John Lasseter um dos principais nomes responsáveis pela criação da Pixar.

O Cão e a Raposa é baseado no livro de mesmo nome de Daniel Pratt Mannix IV.

O filme tem direção de Ted Berman, Richard Rich e Art Stevens. Produção de Ron Miller, Wolfgang Reitherman e Art Stevens. Roteiro adaptado por  Ted Berman, Larry Clemmons, David Michener, Peter Young, Burny Mattinson, Steve Hulett, Earl Kress e Vance Gerry. Melvin Shaw criou os esboços e foi consultor criativo do filme. Com uma equipe da mais de 24 animadores.

Luta contra o Urso, "O Cão e a Raposa"
A cena da luta contra o Urso, uma das mais memoráveis do filme foi animada pelo lendário Glen Kane

A cena da luta contra o Urso, uma das mais memoráveis do filme foi animada pelo lendário Glen Kane, que ajudou a consagrar a carreira do novato nos estúdios na época, ele teve a audácia de mudar os StoryBoards da cena original, por sentir  que a cena não passava a emoção necessária. O resultado nós já sabemos, garantiu pra ele trabalhos com personagens marcantes como Ariel, Fera, Aladdin, Pocahontas, Tarzan e diversos outros.

O Cão e a Raposa é nossa Dica da Semana e com certeza um filme que deve ser assistido por todos. Se você não teve a felicidade de assisti-lo, assista! E se já assistiu, assista de novo!

Esse foi o último filme da Disney a ter todos os créditos em sequência e mostrar no final a frase, “The End. A Walt Disney Production.”.

FOXANDTHEHOUNDBLU12

Confira o clássico trailer de “O Cão e a Raposa”:

 

Compartilhe:
comments
About Vítor Gabriel 37 Articles
Criativo na Black Pipe Entretenimento. Web/Video Artist 👨🏾‍💻 紫🐉 | '92

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*