2ª Temporada de Luke Cage – Porquê você deve assistir!

Luke Cage estreou sua segunda temporada no Netflix essa sexta-feira (22), mas antes disso já tinham algumas críticas sobre a série em alguns sites, que por acaso eu acabei lendo algumas delas, o que me deixou meio desanimado, pois a maioria delas davam opiniões negativas sobre a temporada.

Após ler essas críticas esqueci que dentre as séries ambientadas no MCU, na minha opinião Luke Cage é a melhor delas, por um simples fato REPRESENTATIVIDADE. Luke Cage não é uma simples série baseado em um super herói dos HQ’s, ela é uma série de um super-herói negro a prova de balas do Harlem que vive e respira a cultura Hip-Hop. Além de fazer as referências dos quadrinhos que estamos acostumados em séries do tipo, ela traz essa representatividade forte, pra jovens negros, principalmente jovens negros, que acompanham o Hip-Hop de suas raízes até a atualidade.

Marvel's Luke Cage

Nome dos Episódios

Começando pelo nome dos episódios, como na temporada passada cada episódio tem o nome de uma música, dessa vez da dupla Pete Rock & CL Smooth, mais uma dupla lendária da Costa Leste Americana, que fez seu nome nos anos 90, começando com o single “Straighten It Out” que é o nome do 2º episódio da série.

Referência a Cultura Hip-Hop

Seguindo nós temos o cotidiano do Harlem e de pessoas que naturalmente vivem o Hip-Hop, então comummente elas vão fazer referências a isso, o que faz nos sentirmos a vontade por entender e fazer parte, pela própria naturalidade que essas frases surgem, como a frase falada por Bobby Fish pra Luke Cage no 4º episódio após Luke tomar uma surra do vilão Bushmaster, Bobby oferecer ligar pra Clair Temple pra ajudar e Luke pede pra não ligar e Bobby fala :

“oh c’mon man you went Eric Benét ?”

Eric Benét é o cara que ficou conhecido por ser pego traindo a Halle Berry e isso culminou em uma separação em 2003, Halle era uma das mulheres mais lindas e cobiçadas do mundo essa época.

Recentemente Eric foi citado dessa forma no álbum 4:44 do Jay-Z na faixa Kill Jay-Z, onde ele faz um desabafo:

“You almost went Eric Benét
Let the baddest girl in the world get away”

Essa linha gerou a notícia em vários sites de que Jay-Z teria traído a Beyoncé, claro que Luke não traiu a Claire (ou será que traiu?), mas esse tipo de dialogo faz com que nós nos sintamos parte desse universo e mais a vontade assistindo a série. Fora muitas outras referências a Tupac, Dr. Dre, Method Man e etc.

Referência aos Quadrinhos e a Cultura Pop

A série também não deixa os fãs de quadrinhos de fora, referências e easter eggs sobre o universo dos quadrinhos também estão por toda parte na série. Como quando Danny Rand aparece na série pra dar uma mãozinha (ou um punho rs) pro Luke e faz uma referência direta a famosa dupla dos quadrinhos Power Man & Iron Fist, que por sinal funcionou muito bem.

Marvel's Luke Cage

E essa não é a única dupla dos quadrinhos que ganhou um momento de ação na série Colleen Wing e Misty Knight juntas nos quadrinhos já formaram a dupla Daughters of Dragon que tiveram um breve momento de ação na série juntas também, fora diversas outras referências a outros heróis e acontecimentos do MCU e também de filmes e séries da Cultura Pop como Game Of Thrones e Titanic.

Apresentações Musicais

Outra coisa muito importante são as apresentações na série, na famosa casa “Harlen’s Paradise” que era do vilão ‘Boca de Algodão’ e passou a ser de sua irmão ‘Mariah Dillard’ após os acontecimentos da primeira temporada.
Diversos nomes importantes pra cultura Hip-Hop se apresentam na boate da série, e você sempre fica se perguntando “Qual será a próxima apresentação ?”.
Nessa temporada temos um total de 10 apresentações no Harlem’s Paradise de nomes que variam de Stephen Marley a KRS-One.

Harlem's_Paradise_Front

Trilha Sonora

Falando em música a trilha sonora também é incrível, sabemos que Mike Colter e suas coreografias pra luta não são nada se comparadas ao Demolidor ou ao Punho de Ferro (por mais que existam críticas), porém essa falta de golpes é compensada com uma trilha sonora que acaba entretendo tanto quanto coreografias mais elaboradas, Mod Depp e Wu-Tang Clan já são figurinhas marcadas nas trilhas de momentos de ação do Luke.

Marvel's Luke Cage

Outro grande ponto da é a ambientação, como por exemplo quando saímos do Harlem e vamos acompanhar momentos da Gangue Stylers que é formada por Jamaicanos no Brooklyn nesse momento temos como trilha faixas de artistas como Bob Marley e Ini Kamoze nos colocando naquele ambiente.
E assim como na primeira temporada que teve música original do Method Man inspirada na série, dessa vez tivemos uma gravação do Rakim, King’s Paradise inspirada e feita especialmente pra série.

Visões sobre a Realidade

A série também faz muitos paralelos com a realidade do homem negro, e usa algumas formas de reflexão com isso. Tem uma cena no final da temporada, já no último episódio onde tem um cara asiático e um cara negro trocando tiros, Luke Cage então aparece no meio do fogo cruzado e pra impedir ele vai em direção ao cara asiático primeiro, nesse momento a câmera foca no cara negro, que está com cara de surpresa.
Por mais que os dois estejam em um conflito armado e já estarem postos como bandidos, nós sabemos a diferença do tratamento dos que são chamados de autoridades, não só nos EUA como no Brasil também, num mundo onde Brancos pegos em flagrante são considerados suspeitos, e pretos suspeitos são rotulados bandidos é fácil entender porque a cara de surpresa.

Por que assistir a 2ª Temporada de Luke Cage ?

Após assistir o primeiro episódio com despretensão, eu acabei assistindo a série inteira em uma maratona só e gostei, consequentemente voltei e reli todas as críticas que falaram mal da temporada, e pude notar que todos as críticas foram escritas caras brancos, provavelmente não entenderam a profundidade e a representatividade que a série carrega, talvez pode ter sido por isso que eles não se entusiasmaram tanto a cada episódio.

Mas quando você passa a entender a importância e o fardo que é ser negro num mundo que é criado racista, até pra um negro com alguns privilégios, você passa a perceber alguns pequenos e grandes detalhes e são esses detalhes que mantém Luke Cage como uma das minhas séries favoritas do MCU.

Marvel's Luke Cage

Assita ao vídeo no Youtube:

Compartilhe:
comments
About Vítor Gabriel 376 Articles
apenas mais um [...]

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*