Laerte Coutinho será principal homenageada da 2ª Edição da Butantã GibiCon

Com 27 horas de programação, evento ocorre entre os dias 18 e 20 de dezembro, totalmente online. Inscrições para o Beco dos Artistas ficam abertas até o dia 31 de outubro

 

Indicada ao 32º HQ Mix por sua edição de 2019, a Butantã GibiCon volta este ano em versão totalmente online e gratuita, tendo como grande homenageada a artista Laerte Coutinho. Com 27 horas de programação, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, o evento contará com a participação de mais de 60 grandes nomes dos quadrinhos, em quatro oficinas e 15 mesas de discussão transmitidas ao vivo pela internet.

O novo site da Butantã GibiCon, lançado hoje (19/10), traz toda a programação, que transforma o fato de ser online em uma grande vantagem, trazendo quadrinistas de todas as regiões do Brasil e também participações internacionais, procurando ampliar o foco para além do eixo Rio-São Paulo ou EUA-Europa.

“Nossa ideia foi montar um dia para falar especialmente do cenário brasileiro de produção de histórias em quadrinhos e como isso refletiu em grandes obras, como o movimento da charge continuada, iniciada pelo Aroeira. Mas, esse ano, também falaremos das produções de quadrinhos que tem pouca visibilidade aqui, como da América Latina e também da África. Espero que isso seja um começo para levar à luz obras tão ricas, mas que não são conhecidas pelo público brasileiro, no geral”, detalha San Merg, idealizador da Butantã GibiCon.

A segunda edição vem embalada pelo sucesso da anterior, que teve a participação de mais de 250 artistas expositores e público total de 4.500 pessoas. O evento se destacou no cenário nacional de histórias em quadrinhos por procurar ampliar os debates para além das mesmas vozes que se costuma ouvir. De acordo com Natália Sierpinski, coordenadora de programação da Butantã GibiCon 2020, a ideia é evidenciar ainda a diversidade de artistas do Brasil.

“Nós focamos em trazer pluraridade para a programação, com mulheres falando de temas além de ‘ser mulher nos quadrinhos’, pessoas negras falando de temas além de racismo e pessoas LGBTQIA+ falando além de diversidade”, comenta.

Mesas e oficinas

As mesas serão divididas por temas e por região do Brasil. A abertura ocorre no dia 18 de dezembro (sexta-feira), às 16h. No mesmo dia, ainda acontecem as lives “Memórias da Primeira Butantã Gibicon”, “Novidades da editora Guará” e “Mesa da Homenageada”, com Laerte Coutinho.

A artista foi escolhida para ser a homenageada pela importância que tem no mercado e ser uma das mais relevantes quadrinistas do Brasil, com décadas de materiais publicados. Entre algumas das contribuições na área foram a criação da revista “Balão” e publicação de títulos como “Overman”, “Los tres amigos”, em parceria com Angeli e Glauco, “Classificados” volumes 1, 2 e 3, “Suriá”, “Deus”, “Hugo”, entre outros. Publicou n’O Pasquim, n’O Bicho, no Estado de São Paulo, na Folha de São Paulo e em várias revistas. Foi autora da revista “Piratas do Tietê”, que também é o nome da tira diária que produz.

Além das mesas, o evento contará com quatro oficinas, sendo duas no sábado (19/12) e duas no domingo (20/12). “As oficinas deste ano foram pensadas para dar uma visão geral de como se produz uma HQ, desde o primeiro esboço, com o exercício dos storyboards, passando pela construção de personagem, roteiro e desenho para quadrinhos”, conta San.

No sábado (19/12), a primeira atração do evento será a oficina de storyboards, com Renato Lima, às 9h. Às 10h, Mary Cagnin vai apresentar técnicas de criação de personagens. Na sequência, começam as mesas do dia. A primeira será às 11h, com o tema “Quadrinhos, educação e estudos de gênero”. Em seguida, ocorrem todas as transmissões com foco no cenário de HQs por região do País. A primeira será “Quadrinhos do Norte do Brasil”, seguida pelas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A última mesa do dia será “Quadrinhos e charges políticas no Brasil 2020”, com participação de Aroeira, que concorre ao prêmio Herzog de 2020 na categoria ilustração, pela criação de charges que foram destaque no ano ao criticar o presidente da República.

No domingo (20/12), novamente os trabalhos começam com as oficinas. Às 9h, Pacha Urbano fará o workshop sobre roteiro para quadrinhos. Às 10h, é a vez de Deborah Salles fazer a oficina de desenho para quadrinhos. A primeira mesa acontece às 11h, sobre “Projetos de quadrinhos na periferia”. Na sequência, ocorrem as lives “Terror nos quadrinhos”, “Processo criativo na produção de quadrinhos”, “Quadrinhos Latino americanos”, “Quadrinhos africanos” e “Quadrinistas brasileiros pelo mundo”. Às 20h, a última, será com a organização do evento.

Inscrições para expositores

As inscrições para o Beco dos Artistas da 2ª Edição da Butantã GibiCon estão abertas até o dia 31 de outubro. Podem se inscrever roteiristas e artistas de histórias em quadrinhos, de qualquer região do Brasil, ou brasileiros que moram fora do País. As inscrições são gratuitas e os interessados devem se cadastrar aqui.

Sucesso instantâneo

De acordo com San, a GibiCon Butantã nasceu com a proposta de trazer aos fãs de histórias em quadrinhos uma alternativa gratuita ao maior evento de cultura pop do mundo, tanto para o público quanto para os artistas participantes. Ao mesmo tempo que era importante fazer um posicionamento político e defender a igualdade entre as pessoas.

“A GibiCon nasceu da ideia de trazer aos fãs de quadrinhos um evento mais acessível, mas que ao mesmo tempo reunisse alguns dos maiores nomes do cenário nacional. Tivemos a participação de artistas e roteiristas ganhadores de HQMix e Jabuti, editores e pesquisadores da área, foi incrível. Foi uma correria, mas valeu todo o esforço. E sei que esse ano, mesmo com a distância, os fãs terão a oportunidade de se sentirem próximos aos artistas”, comemora San.

Serviços:

Programação da 2ª Edição da Butantã GibiCon
Quando: Sexta: das 16h às 20h30 (4h30)
Sábado: das 9h às 20h (11h)
Domingo: das 9h às 20h30 (11h30)
Veja mais detalhes da programação no site do evento.

Inscrição para o Beco dos Artistas da 2ª Edição da Butantã GibiCon
Datas: De 19 a 31 outubro.
Inscrições gratuitas.
Link para cadastro.

Compartilhe:
comments
About Redação Black Pipe Entretenimento 93 Articles
Universo Geek x Lifestyle x Música

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*