47 anos contrariando as estatísticas

Hoje pra quem não sabe se comemora o aniversário do Hip Hop, essa cultura que salvou e salva tantos jovens no Brasil e no mundo. Koll Herc, DJ e considerado fundador do movimento, é vivo e tem 65 anos de idade, a gente também reverencia Nelson Triunfo que com a mesma idade de Herc, é considerado um dos expoentes da cultura por aqui.

Antigamente nessa época a gente estaria se organizando pra ir pra Casa do HIP HOP lá em Canhema – Diadema, pra comemorar o aniversário da Casa (31.07) e o aniversário do HIP HOP 11.08; era um evento muito aguardado, sem internet e redes sociais como hoje, era a chance de ver vivo os elementos juntos e no mesmo ambiente, com uma programação intensa de atividades, palestras gratuitas e apresentações artísticas ( B.boys, B.gilrs, Grafiteiros, MC’s, DJ’s) pra todas as idades, pra mim (Bia maravilhosa) foi uma das primeiras vezes que vi pessoas pretas juntas fazendo arte, dialogando sobre politicas públicas, falando sobre empoderamento (antes da palavra ganhar fama), direitos, e a importância dos estudos e do pensamento crítico sobre a vida e politica no Brasil. Não foi na academia que aprendi, foi com o HIP HOP! e isso me moldou profundamente. Gostaria que todo jovem negre tivesse tido a oportunidade de ouvir Nino Brown falar, é transformador.

A Casa completou 21 anos no ultimo dia 31.07 mas não mantem as atividades como antes, como mostra a página da casa no Facebook:

Graffiti feito pelo Tota

Existem outras Casas do Hip Hop em atividade, mas essa foi a primeira, existe em mim um carinho especial pelo que vivi lá.

Eu só tenho à agradecer ao Hip Hop, por todo mundo que conheci, pelo senso crítico, pela noção de pertencimento, quando escuto a palavra “aquilombamento” me lembro da Casa do Hip Hop de Diadema e penso que é possível fazer Palmares de novo.

Desejo vida longa à nossa cultura que é pai e mãe de muita gente, e que consigamos no futuro olhar pra trás e nos orgulhar de tudo que fizemos, porque o Hip Hop é nossa herança viva.

Acompanhe nas redes sociais:

 

• Twiiter • 

Compartilhe:
comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*