HQ’s para ler em 2019: Y – The Last Man

Não é de hoje que vemos umas obras de fachada na cultura pop, do tipo que é empurrada guela abaixo pro público por ser algo que aborda o tema do momento, a tal fórmula do sucesso, dito tudo isso venho indicar a HQ “Y – The Last Man”.

A história criada por Brian Vaughan e desenhada por Pia Guerra para o selo Vertigo não é esse tipo de obra, ela é prima e não é nem um pouco forçada nos temas que que se propõe em abordar. Ela se passa em um mundo distópico onde todos os seres vivos que possuem o cromossomo Y (machos), morrem de repente, sobrevivendo apenas o jovem ilusionista Yorick Brown e seu macaco de estimação, Ampersand. Sendo assim o mundo passa a ser dominado pelas mulheres.

O fato do conto falar sobre o último homem vivo na Terra dá ao leitor diversas deduções do que pode acontecer, essas questões do nosso imaginário são recorrentes na história, mas melhor que isso: são debatidas. E apesar da sociedade caminhar de forma diferente e cada vez menos patriarcal, ela não trilha para um lado tão pacífico e igualitário, e isso é perfeitamente bem abordado o tempo inteiro. Destaco os momentos das personagens israelenses, o motivo da aparição da personagem russa no desenrolar da história e principalmente o grupo das Filhas das Amazonas, fanáticas que acreditam que a natureza se encarregou de limpar o mundo da sua maior “praga”, e que se tornam quase que onipresentes no conto.

As razões da história não são óbvios e o final também não é, o decorrer dela (há um momento que fica cansativo e você quer logo saber o desfecho), levanta muitos questionamentos sobre como é o mundo e como ele poderia ser se alguns detalhes fossem alterados no decorrer da história.

Lançada em 2002, consegue ser magistral nos assuntos que são debatidos com muita frequência nos dias de hoje, sem ser algo forçado para que o leitor bata palma e dê biscoito para o autor, sempre de uma forma sútil mas sem ficar imperceptível.

The Last Man já venceu o prêmio Eisner (o Oscar das HQ’s), de melhor série e já começou a ser produzido um seriado inspirado nesta obra, vai se chamar “Y”, tem previsão de lançamento para 2020 e já tem Diane Lane e Barry Koeoghan confirmados no elenco.

Compartilhe:
comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*