#AYA1ANO – A musica que uniu e transformou vidas

No dia 15 de julho de 2017, fomos chamados para nossa primeira cobertura de um clipe e foi justamente do primeiro clipe da Artefato em formato de grupo com a música “Aya” conta com RT Mallone, Jé Santiago, Sadiki e Nego E.  #AYA1ANO

Uma música que fala sobre autoestima e que teve um efeito bem interessante, pois ela mudou a vida de muitas pessoas inclusive a dos donos desse site, pois a partir disso muita coisa começou acontecer, podemos dizer que foi um dos nossos primeiros grandes passos.

Confira Algumas fotos do dia:

 

Então resolvemos abrir o espaço para nossos irmãos da Artefato, que reuniram uma galera para contar como essa musica e esse dia mudou a vida de algumas pessoas, confere ai:

A música tem um poder mágico de unir e mudar a história das pessoas, isso a gente já sabe, então vamos contar um exemplo prático de como essas coisas podem acontecer.

Há um ano atrás era lançado “AYA”, single da Artefato, uma música que pode não ter passado no seu radar, mas que tocou algumas pessoas em seu processo.
AYA é uma música sobre autoestima, em ritmo de rap e funk a letra é cantada e interpretada pelos artistas da Artefato. Simples assim: boa mensagem e boa execução.
E durante toda a execução, desde a criação da melodia, até a gravação das vozes, pessoas se mobilizaram pra isso acontecer. O single ainda rendeu um making off, um dance vídeo e um videoclipe. Então perguntamos para pessoas que estiveram ali em algum momento e que foram tocadas por aquilo:
O que AYA significou para você? (escrito por Lester)

Lucas Rodrigues – Designer e Diretor de Arte – 23 anos

https://www.instagram.com/p/BixfwMigq_8/?taken-by=lucaspqnasci


A primeira vez que eu ouvi a guia da música, logo de cara, eu vi que aquilo era um grito preso dentro de cada um. Esse grito era algo do tipo: o mundão tá aí pra você ser e fazer o você quiser, independente da sua situação.
Então fui buscar um significado para isso lá nos símbolos visuais africanos Adinkra, onde encontrei o símbolo AYA, que se tratava de um desenho de uma samambaia e tinha como significado essa ideia de ser resistente e perseverar em ambientes adversos e é exatamente isso que a gente faz.
Com isso em mente, junto com o Erick e o Alê – e com participação mais do que importante do Diego – decidimos fazer o clipe convidando pessoas que, ainda que com poucos recursos, fazem acontecer. E tinha muita gente foda ali na gravação, mais foda ainda foi ver que muitas delas não se conheciam e se identificaram de prontidão, o resultado foi a construção de algumas amizades ali dentro, dentro daquela situação.
O resultado de tudo isso foi ter compreendido o grito de cada um ali na música. A partir daquele dia, eu realmente entendi que eu posso ser e fazer o que eu quiser, independente de onde eu tenha vindo, porque vi que existe muita gente nesse mesmo corre fazendo acontecer.

Egydiio – Beatmaker – 22 anos

Primeiro na parte profissional  me fez evoluir como um todo, a collab com o triick me deu outra visão de como produzir e enxergar até onde o beat podia chegar, e essa conexão foi junto com os versos dos meninos, o refrão é lindo, agora o dia da gravação mudou mais ainda minha vida, pude conhecer pessoas maravilhosas que hoje tenho certeza que irei levar sempre comigo, quando o clipe ficou pronto transmitiu uma energia mais foda ainda, é lindo que isso seja mais que um registro, sou grato por tudo isso, me marcou demais.

Isabella Cruz – estudante – 21 anos 

Insta ( @uranusbe)

IMG_7899

A Aya foi o início de uma nova fase da minha vida. Nunca achei que uma música marcaria tanto a minha vida como Aya marcou. Conheci pessoas incríveis que trago até hoje na minha vida, me diverti horrores no dia da gravação. Só tinha gente fina e especial naquele dia. Sou muito grata por ter vivido isso é tê-las até hoje aqui.

Janaina Freitas – produtora – 21 anos

Definitivamente AYA foi um divisor de águas, conheci pessoas que contribuíram demais pra minha vida pessoal e profissional. Tenho certeza que maioria das pessoas que estavam na gravação fizeram ao menos uma conexão pra vida toda, foi como se todo mundo tivesse algo pra contribuir para vida do outro e só precisavam se conhecer. E dessas conexões posso dizer que conheci uma

galera inspiradora e que hoje são meus amigxs. AYA me trouxe possibilidades infinitas, me tornei profissional de produção executiva uma profissão que eu nunca tinha pensado como possibilidade na minha vida e me encontro trabalhando na Artefato e em outros projetos. Pelas mudanças maravilhosas que AYA me proporcionou, pelas pessoas incríveis que conheci e sua tamanha significância na minha vida, AYA será minha primeira e única tatuagem porque esse momento foi muito importante pra minha vida.

RT Mallone – MC – 23 anos

https://www.instagram.com/p/Bkadps5gp8K/?taken-by=mallonert07

Primeiramente AYA foi um dos meus melhores trampos realizados, e o trampo que decretou minha entrada na ATF.
Lembro que tínhamos um prazo pra escrever nos beats e não tínhamos cumprido, daí eu reescutei a guia do beat e escrevi aquele refrão, mandei como áudio de wpp mesmo, e disse que achava válido falarmos sobre auto estima, que era uma parada que eu estava gostando de tratar na época. Todos toparam e fizeram seus versos.
O título veio depois e costurou todas as ideias. Meu verso de intro foi o último a ser escrito, nego e não queria lançar o som sem um verso meu, e além disso, eu não tinha grana pra gravar.
AYA tem um significado lindo na minha vida!
Me provou que sou capaz e merecedor de estar no casting da Artefato. A mensagem nos versos e a simbologia no título se conectam de uma forma linda. Eu tattoei o símbolo Adinkra de “AYA” porque quero sempre me lembrar do som, do dia da gravação do clipe, de ter esperança em mim e de confiar no meu potencial como pessoa e como artista. Pra me lembrar de ter fé!

Ricardo Enrique (enriqvx) – MC – 21 anos

https://www.instagram.com/p/Bk8JgQAD93E/?taken-by=enriqvx

Aya é família. Muito louco porque o Lucas tinha me mostrado a track e eu comecei explanar pra geral e na B já rolou o convite para gravação do clipe.
O dia em si foi muito foda uma sintonia muito monstra, gente da cidade toda reunida no lugar onde a cidade acontece.
Desse dia em si aconteceram muitas coisas, conheci muita gente e a partir dali surgiram umas histórias.

Lmg Domingues – fotógrafo – 18 anos

Me perguntaram : “O que AYA significou para você”. E a primeira palavra que me vem que a cabeça é “Liberdade”, e Liberdade no sentido pleno da palavra!

AYA faz parte dos meus dias até hoje, toda vez que eu escuto me lembra do dia de gravação do clipe, todo sentimento envolvido, vários passinhos, muitos sorrisos, um momento inesquecível e um marco na minha vida. Depois daquele dia “Asas são para voar” começou a fazer muito mais sentido, compreendi melhor o que é ser livre pra ser, pra criar, pra viver da melhor maneira.
AYA fez parte de uma mudança em mim, como pessoa e como artista. AYA significou e continua significando pra mim, um novo estilo de vida, onde eu me reinvento todos os dias, sempre mostrando pro mundo tudo o que eu tenho a oferecer!

Esses são os relatos de algumas pessoas em que essa musica transformou e mudou suas vidas e com certeza aquele dia 15 ficou na historia!!!

Escute AYA em todas plataformas digitais:

Deezer ItunesGoogle Play

Siga a Artefato nas redes sociais:

Twiiter • Facebook 

Sobre Carlos Alberto F Pires

Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!
Compartilhe:
comments
About Carlos Alberto F Pires 874 Articles
Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*