Raul! primeiro livro solo de Alexandre De Maio chega dia 15 de março!

Na quinta-feira, 15 de março, às 19h na Matilha Cultural será uma noite histórica, pois o jornalista e quadrinista Alexandre De Maio estará lançando seu primeiro livro solo intitulado “Raul” .

Raul, conta é uma entrevista com o Rafa (nome fictício). O jovem da baixada do Glicério começa sua vida como Raul — alcunha pela qual são conhecidos os criminosos que aplicam golpes de cartão de crédito, e se torna rapper. A HQ mostra sua trajetória  entre o sucesso e o crime nos anos 2000  — após ser preso, virar notícia e ver sua carreira artística desabar, Rafa hoje está foragido da justiça.

“Queria fazer uma HQ que contasse uma história real e que abordasse um tema que ainda não tivesse sido explorado”, afirma De Maio, explicando as motivações que o levaram a escrever e desenhar. “Esse livro é uma entrevista com um personagem de São Paulo que vive de um crime invisível. Raul mostra como funcionam os golpes de cartão de crédito no Brasil”.

Raul
Capa!

Na ocasião também será inaugurada na Matilha a exposição Jornalismo em Quadrinhos, primeira do gênero no país, que ficará aberta ao público até dia 31 de março, com desenhos de De Maio, Carolina Ito, Robson Vilalba e Helô D’Angelo. Um Workshop de Jornalismo em Quadrinhos gratuito fará parte da exposição, que será de 15 de março a 8 de abril.

Além da venda de livros e da exposição, a noite de lançamento na Matilha Cultural contará ainda com um debate sobre “Realidade, Quadrinhos e Jornalismo”, que abordará o processo criativo das HQ documentais com a participação do autor de Raul, Alexandre De Maio, e do escritor Ferréz.

O encontro terá pocket show da rapper Luana Hansen. Depois da sessão de autógrafos, haverá também discotecagem com o DJ Gê.

Sobre o autor Alexandre de Maio:

Alexandre De Maio

Alexandre De Maio já publicou mais de 40 reportagens em quadrinhos e lançou os livros de ficção em quadrinhos Os inimigos não mandam flores (2006) e Desterro (2013), ambos em parceria com o escritor Ferréz, e ilustrou Génération favela, de Marie Naudascher e Héléne Seingier, lançado na França em 2016. De Maio também é co-autor da reportagem em HQ Meninas em jogo (2014) junto com a jornalista Andrea Dip, da Agência Pública, sobre exploração sexual infantil em Fortaleza que ganhou o VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2013) e foi finalista do prestigiado Prêmio Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano em 2015.

Confira mais imagens de Raul:

Serviço:
Lançamento do livro Raul e da exposição “Jornalismo em Quadrinhos”
Quinta-feira, 15/03, às 19h
Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas, 542, República, São Paulo-SP
Debate
“Realidade, Quadrinhos e Jornalismo”
Com De Maio e Ferréz
Pocket show com
Luana Hansen
Discotecagem de DJ Gê

 

Entrada franca

 

Sobre Carlos Alberto F Pires

Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!
Compartilhe:
comments
About Carlos Alberto F Pires 874 Articles
Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*