O maior circuito de cultura de rua do mundo está prestes a começar no RJ

Cultura urbana nascida em meados dos anos 70 nos subúrbios de Nova Iorque, o Hip Hop tem tomado conta das ruas do Rio de Janeiro através das Rodas Culturais. Os encontros comunitários de livre manifestação da cultura Hip Hop, são realizados em espaços públicos, totalmente gratuitos, sem restrição à circulação de pessoas e com a responsabilidade de transformação do território.

Só no Rio de Janeiro, o número de rodas cadastradas saltou de 64 em 2017, para 98 em 2018. Todas têm em comum a identidade Hip Hop, gestão colaborativa, protagonismo da juventude periférica, engajamento comunitário e o fato de acontecerem de maneira regular em locais públicos específicos e dias determinados. Além disso, a programação das Rodas Culturais é bem dinâmica, com destaque para as Batalhas de MCs, famosas por serem duelos de rimas improvisadas ao som de batidas.

Foto Ilustrativa - Roda Cultural de Jacarepaguá Quarta Under • De Cultura RJ por Carol Nunes
Foto Ilustrativa – Roda Cultural de Jacarepaguá Quarta Under • Foto Cultura RJ por Carol Nunes

Com pouco mais de 10 anos, as Rodas Culturais abraçaram o desafio de resistência e criaram o 1º Circuito Estadual das Rodas Culturais RJ e até o momento, já são 118 rodas interessadas no Circuito. Produzido pelo coletivo Liga das Rodas Culturais do Estado do Rio de Janeiro, o Circuito é uma rede integrada por Rodas Culturais presentes em 24 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

O grande diferencial do Circuito, é que as Batalhas de cada núcleo estarão unificadas em um mesmo ranking de MCs. Serão 8 rankings no total, classificando o campeão e o vice de cada núcleo para a grande final, onde se consagrará o primeiro MC campeão estadual.

Através dessa iniciativa, espera-se fortalecer a competitividade das Batalhas de MCs, o público e a visibilidade dos encontros que hoje já atraem milhares de jovens pelo Estado. Será o maior circuito de cultura de rua do mundo, que colocará as Rodas na rota de turismo cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Roda Cultural de Vila Isabel - Foto ANF
Foto Ilustrativa – Roda Cultural de Vila Isabel • Foto ANF

Recentemente, as Rodas Culturais foram reconhecidas como patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro e também protegidas pela Lei 7.837/18, que declarou o Hip Hop como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
O Circuito acontecerá do dia 15 de Setembro de 2018 a 15 de Dezembro de 2018 e distribuirá prêmios para os campeões e para os MCs e Rodas que tenham se destacado. Todas as batalhas terão a mesma pontuação, sendo 5 pontos o campeão, 3 pontos o vice e 1 ponto para cada terceiro lugar.
O lançamento está previsto para acontecer no dia 14 de Setembro no evento MAR de Música | Quem não luta tá morto – arte democracia utopia. O site da Liga RJ apresentará o circuito com informações das Rodas Culturais e atualização dos rankings. Toda a campanha publicitária do evento e identidade visual está na responsabilidade da agência nova/SB

Compartilhe:
comments
About Andressa Vasconcelos 12 Articles
Quanto mais o fogo ardia, ela dava gargalhada!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*