007 Goldeneye: em 2017 o clássico jogo comemora 20 anos

007 Goldeneye pode ser considerado como um dos primeiros FPS

Qual é uma das formas de descobrir que você está ficando velho? Descobrindo que um dos seus jogos favoritos de infância completa 20 anos esse ano! Em 2017 faz 20 anos que o 007 Goldeneye foi lançando!

Esse que foi um dos primeiros grandes jogos FPS para vídeo game marcou toda uma geração. A experiência adquirida com 007 Goldeneye foi um dos jogos que abriu portas para o desenvolvimento de jogos de tiro em primeira pessoa, igual conhecemos hoje, e revolucionou no multiplayer para os consoles.

O projeto do jogo iniciou em paralelo a criação do Nintendo 64, mas inicialmente havia sido pensado para ser um jogo de plataforma em 2D para Super Nintendo, graças a insistência de seus desenvolvedores, a Nintendo acabou dando uma liberdade maior de criação, o que permitiu a dedicação em elementos inovadores para a época.

Goldeneye 007
Gameplay de 007 GoldenEye no N64

Boa parte da equipe da Rareware (Empresa desenvolvedora do jogo) não possuía experiência em desenvolvimento de jogos, mas alegam que em partes isso foi bom, porque com a inexperiência não havia limitações para experimentos.

O jogo foi baseado no filme de mesmo nome, mas foi lançado somente dois anos após a estreia do longa-metragem. Considerando o decorrer do tempo, o jogo 007 Goldeneye obteve mais sucesso do que o filme em que foi baseado. Vale a pena assistir o filme para se ambientalizar no jogo, e ficar feito bobo reconhecendo cada cenário e personagens.

O mais legal desse jogo era a possibilidade do modo multiplayer com até quatro pessoas, o que garantia uma grande diversão numa época em que poucas pessoas tinham acesso a internet e ninguém imaginava que teríamos jogos FPS online.

Quem nunca passou horas jogando 007 com os amigos?

Enfim, 007 Goldeneye é até hoje um dos melhores jogos que já joguei e com certeza não marcou somente eu, mas sim toda uma geração que pôde acompanhar essa época do Nintendo 64. Esse ano esse clássico comemora 20 anos e prova que um bom jogo pode ser superado, mas jamais esquecido.

 

 

Sobre Johnny Wilker

Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.
Compartilhe:
comments
About Johnny Wilker 57 Articles
Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.

1 Comment Posted

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*