Racionais, Sylvester Stallone, Silvio Santos e Deize Tigrona: Saca esse sample!

Desde 2002 o Racionais Mcs não lançava  um CD de músicas inéditas, e o tão esperado álbum foi lançado em 2014. Mas antes disso, um single foi lançado como uma prévia do que estaria por vir. E é justamente dessa música que iremos falar: ‘Quanto Vale o Show?’. Saca esse sample!

A música Quanto Vale o Show? foi lançada um pouco antes do lançamento oficial do álbum Cores e Valores. Esse single quando foi lançado já ajudou a prever quem iria gostar do novo disco e quem não iria gostar. A letra dessa música é muito mais suave em relação as mais famosas do grupo, que sempre abordaram a violência e a desigualdade social. Quanto Vale o Show? também aborda essa temática, mas de forma mais tranquila, pois nela Mano Brown narra de forma nostálgica a juventude na periferia da zona sul de São Paulo nos anos 1980. Citando fatos, hits e grifes, ele resume em pouco menos de 3 minutos as passagens de 4 anos (Entre 1983 e 1987) de sua vida.

A música foi produzida pelo Brown e pelo DJ Cia, do RZO. E não precisa ser especialista para sacar que a instrumental da faixa em questão é um sample de Gonna Fly Nowmais conhecida como a música tema dos filmes de Rocky Balboa.
Rocky Balboa é um personagem criado por Sylvester Stallone. Rocky é um descendente de italianos que vive na Filadélfia e que se torna um boxeador no primeiro filme da saga, que ao todo contém sete filmes com o personagem. Os filmes contam a história do lutador e todas as suas dificuldades durante cada etapa de sua carreira.

Gonna Fly Now foi composta pelo músico Bill Conti exclusivamente para o filme Rocky: Um Lutador, e foi lançada em 1977 junto com o longa-metragem. A música foi indicada ao Oscar como melhor canção original, e entrou para a história como uma das músicas mais marcantes do cinema. Apesar de conter uma pequena letra, o mais marcante dessa música com certeza é o instrumental, que já foi usada em vários outras produções além do filme, como em um episódio de Um Maluco no Pedaço, por exemplo.

Ouça Gonna Fly Now:

O instrumental dela é mais familiar ainda para aqueles que conhecem bastante funks dos anos 1990/2000. A marcante “corneta” de alguns funks foi retirada justamente do começo de Gonna Fly NowUm belo exemplo disso é uma versão da música Injeção da Deize Tigrona, que você confere abaixo:

No “refrão” da música do Racionais há uma colagem que diz “Quanto vale o show?”. A voz que é repetida diversas vezes na música é de ninguém mais ninguém menos do que a icônica voz de Silvio Santos. A frase foi retirada de um famoso bordão que o Silvio usava no programa Show de Calouros, toda vez que ele perguntava a opinião dos jurados sobre a apresentação de um calouro. Programa esse que tinha enorme audiência durante os anos 1980, e que provavelmente teve a colagem retirada dele por conta disso. Alias, essa não é a primeira vez que o Racionais tira referência de Silvio Santos. A música Fim de Semana no Parque faz alusão ao nome de outro programa que o Silvio tinha na época, o Domingo no Parque, inclusive na música há um trecho assoviado da música Silvio Santos vem aí

Aos 2:02 do vídeo abaixo você pode ouvir o bordão “Quanto vale o show?”:

 

E por fim, você pode somar tudo que foi citado acima e conferir na música Quanto Vale o Show?:

Sobre Johnny Wilker

Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.
Compartilhe:
comments
About Johnny Wilker 57 Articles
Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*