Sabotage
Sabotage

Sabotage e RZO: Primeiro rap feito com inteligência artificial

Quem disse que o Sabotage morreu?

O Spotify lançou na semana passada a música Neuraldo grupo RZO. O rap foi escrito em coautoria com o Maestro do Canão, Sabotage.

Com o Sabotage? Mas como assim?!

A letra da música foi escrita pelo RZO “juntamente com o Sabotage” através de mesa branca inteligência artificial. O projeto encabeçado pelo Spotify, contou com a ajuda dos integrantes do RZOdos familiares e amigos do Sabotage, e de uma empresa brasileira chamada Kunumi, que é a desenvolvedora de um sistema de inteligência artificial que foi o responsável pela “escrita” da nova letra do Sabota.

O sistema de inteligência artificial foi alimentando com material escrito pelo Sabotage, como letras e outros rascunhos. A partir disso o computador fez análise da linha de raciocínio do rapper, e elaborou novas frases e falas que seguem o pensamento e visão que ele tinha a respeito das coisas.

Com todo o material produzido pela inteligência artificial, coube a amigos e familiares selecionarem o que realmente se assemelhava com o pensamento do Sabota, e com isso o Helião escreveu a letra da música, conforme explicado em nota pelo Spotify: 

As primeiras semanas de trabalho foram de configuração e treinamento da rede neural, com estímulos sobre a produção intelectual do artista quando ainda era vivo. Após as primeiras hipóteses, um grupo de trabalho reuniu todos os participantes. Formado pela família e amigos próximos do artista, o grupo criou um brain trust, que validava e invalidava sentenças expressadas pela máquina, durante quatro horas de trabalho ininterrupto. Em outra sala, ao mesmo tempo em que o outro grupo trabalhava, as frases validadas como possíveis de serem expressadas pelo Sabotage inspiravam o rapper Helião, do grupo RZO, a criar a nova letra e a nova música. O processo seguinte foi finalizar a letra e entrar em estúdio.

Pra quem ficou curioso sobre o processo de criação, a boa notícia é que em breve o Spotify irá lançar um documentário mostrando como a música foi feita. Segue o teaser do DOC abaixo:

 

E como não poderia faltar, ouça Neural, a música ‘escrita pelo Sabotage‘ e gravada pelo RZO:

Fonte: O Globo

Sobre Johnny Wilker

Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.
Compartilhe:
comments
About Johnny Wilker 57 Articles
Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*