O CCBB educativo – Arte e Cultura disponibiliza a programação de novembro

Entre os destaques do mês está a programação especial para comemoração do Dia da Consciência Negra e a atividade “Som em Cena” da exposição de Sérvulo Esmeraldo

O CCBB educativo – Arte e Cultura, equipe integrada ao CCBB São Paulo, divulga  programação para o mês de novembro.

Para a celebração do Dia da Consciência Negra, está programada uma agenda especial que se inicia no dia 18/11 com o Encontro de Professores, intitulado “Perspectivas afro-diaspóricas na mediação de arte e cultura,” com a Prof.ª Juba Duarte, mestranda em Antropologia Social pelo PPGAS USP e educadora bilíngue no Museu Afro Brasil.
O evento ainda contará com sorteio de ônibus para os participantes trazerem seus alunos em visitas mediadas pelo CCBB educativo – Arte e Cultura.

No dia 20 de novembro o educativo em parceria com o Coletivo Manidades realizará ações poéticas, bate-papo e oficina de xilogravura sobre o tema Tecnologias Ancestrais Afrodiaspóricas. O evento se encerrará com a apresentação do BatuQ do Glicério, grupo recreativo e social que há 10 anos realiza oficinas musicais para moradores da região, promovendo a integração da comunidade e resgatando tecnologias sociais da cultura afro-brasileira.     

A exposição Sérvulo Esmeraldo – Linha e Luz se encerra também no feriado do dia 20 de novembro. Entre as atividades destacadas está o coral “Som em Cena”. Essa ação é uma mediação musical intitulada “O menino do Crato”, e conta com músicas autorais, desenvolvidas pelo educativo, sobre a vida e poética de Sérvulo Esmeraldo. Por meio da ciranda, do samba, do jazz e do coco, as músicas cantam a infância no Ceará, as formações em São Paulo e na França, e aspectos da obra do artista como a gravura em metal e a arte cinética.

Na “Oficina Da Linha ao Espaço” o público tem a oportunidade de criar modelos de esculturas inspiradas em diferentes fases da obra do artista.  Nesse mês está disponível o novo modelo “Volume Virtual”, inspirado nas obras tubulares em aço inox presentes na exposição.  A oficina incentiva o visitante a explorar a luz e a sombra no objeto construído, através de um pequeno estúdio fotográfico, utilizando seu próprio celular. Os registros dessas experiências são compilados em um vídeo preparado pela equipe educativa e é exibido no espaço da oficina. 

Diversas outras atividades enriquecem a programação, como a “Primeiro Brincar” e “Oficininha” voltadas para crianças e suas famílias explorarem os conceitos da geometria e eletrostática presentes nas obras de Esmeraldo. Encontros de contação de histórias, “Conto um Conto”, e mediação de leitura, “Que Livro é Esse?”, também fazem parte das propostas educativas e são relacionadas a temas da exposição. Vale ressaltar que as visitas mediadas continuam disponíveis, tanto mediante agendamento prévio quanto de forma espontânea, em português e em Libras.

Confira a programação completa em: www.bb.com.br/cultura

Sobre CCBB educativo – Arte e Cultura
O projeto CCBB educativo – Arte e Cultura, parte integrante do CCBB São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. Ele visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Através de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.

Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz

A exposição “Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz” apresenta  uma retrospectiva do artista cearense e celebra a sua importância na história da arte brasileira. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Dodora Guimarães Esmeraldo, estão expostas 110 obras que abrangem várias dimensões e materiais, destacando sua contribuição pioneira para a arte cinética. As obras de Sérvulo Esmeraldo são marcadas por sua força visual, o  uso vibrante das cores e a presença de movimento real e virtual. Elas convidam o público a explorar o talento e a inteligência do artista, que manteve um rigor artístico consistente em diversas linguagens.

Programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo

R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01012-000

Visitas educativas – Agendadas

Segunda a sexta-feira (exceto terças e feriados), das 9h às 10h e das 15h às 16h. Espaços expositivos do CCBB, prédio histórico e prédio anexo. Até 45 pessoas por sessão.
A partir de 7 anos. 

Visitas educativas – Espontâneas

Segunda a sexta-feira (exceto terças-feiras),
das 12h às 13h e das 17h30 às 18h30, e sábados
e domingos, das 17h às 18h. Espaços expositivos do CCBB, prédio histórico e prédio anexo. Até 15 pessoas por sessão. A partir de 7 anos.

Visitas educativas em Libras

Sextas-feiras das 16h30 às 17h30 e domingos das 12h às 13h, (exceto feriados) Espaços expositivos do CCBB, prédio histórico e prédio anexo. Até 15 pessoas por sessão. A partir de 7 anos

“Primeiro Brincar”

Sábados e domingos, das 11h às 11h40.

Mezanino do prédio histórico. Até 15 pessoas.

Famílias com crianças de 0 a 3 anos.

“Oficininha”

Sábados e domingos,  das 16h às 16h40.

Mezanino do prédio histórico. Até 15 pessoas.

Famílias com crianças de 4 a 7 anos.

Oficina integrada “Da Linha ao Espaço”

Todos os dias (exceto terças-feiras) até 20/11.

1º andar do prédio histórico. 6 pessoas por vez

10h às 18h oficina com duração mínima de 30 min. e máx de 1h.  A partir de 7 anos.

Contação de histórias “Conto um Conto”

Segundas e sextas das 14h às 14:45, sábados e domingos, das 15h às 15h45.  1º andar do prédio histórico. Sem limite de pessoas. Livre.

Mediação de leitura “Que Livro é esse?”

Sábados e domingos, das 14h às 14h45.
1º andar do prédio histórico.
Sem limite de pessoas. Livre.

Ação musical  “Som em Cena”

Quinta á Segunda das 13h30 às 14h  até 20/11.  Rotunda, prédio histórico. Sem limite de pessoas.  

Livre.

Ações Poéticas “InsPiraAção”

Quintas, 14h às 14h45. Espaços expositivos do CCBB, prédio histórico e prédio anexo.

Sem limite de pessoas.  Livre.

Fabrincando
Sexta à segunda, das 13h30 às 14h

a partir de 20/11. Mezanino do prédio histórico. Até 15 pessoas. A partir de 7 anos.

Encontro com Professores 18/11

“Perspectivas afro-diaspóricas na mediação de arte e cultura” com Prof.ª Juba Duarte

Sábado, das 10h às 11h.  Auditório.
40 pessoas. Livre

Dia da Consciência Negra 20/11

Tecnologias Ancestrais Afrodiaspóricas
Segunda das 14h às 16h30. No prédio Histórico.  


Bate-papo das 14h às 15h , Auditório.
40 pessoas. Livre.

Oficina de xilogravura das 15h às 16h,
Mezanino. 30 pessoas. Livre

Apresentação BatuQ do Glicério das 16h

às 16h30. Rotunda, prédio Histórico. Livre

Compartilhe:
comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*