Entre os destaques do mês está a programação especial para comemoração do Dia da Consciência Negra e a atividade “Som em Cena” da exposição de Sérvulo Esmeraldo
O CCBB educativo – Arte e Cultura, equipe integrada ao CCBB São Paulo, divulga programação para o mês de novembro.
Para a celebração do Dia da Consciência Negra, está programada uma agenda especial que se inicia no dia 18/11 com o Encontro de Professores, intitulado “Perspectivas afro-diaspóricas na mediação de arte e cultura,” com a Prof.ª Juba Duarte, mestranda em Antropologia Social pelo PPGAS USP e educadora bilíngue no Museu Afro Brasil.
O evento ainda contará com sorteio de ônibus para os participantes trazerem seus alunos em visitas mediadas pelo CCBB educativo – Arte e Cultura.
No dia 20 de novembro o educativo em parceria com o Coletivo Manidades realizará ações poéticas, bate-papo e oficina de xilogravura sobre o tema Tecnologias Ancestrais Afrodiaspóricas. O evento se encerrará com a apresentação do BatuQ do Glicério, grupo recreativo e social que há 10 anos realiza oficinas musicais para moradores da região, promovendo a integração da comunidade e resgatando tecnologias sociais da cultura afro-brasileira.
A exposição Sérvulo Esmeraldo – Linha e Luz se encerra também no feriado do dia 20 de novembro. Entre as atividades destacadas está o coral “Som em Cena”. Essa ação é uma mediação musical intitulada “O menino do Crato”, e conta com músicas autorais, desenvolvidas pelo educativo, sobre a vida e poética de Sérvulo Esmeraldo. Por meio da ciranda, do samba, do jazz e do coco, as músicas cantam a infância no Ceará, as formações em São Paulo e na França, e aspectos da obra do artista como a gravura em metal e a arte cinética.
Na “Oficina Da Linha ao Espaço” o público tem a oportunidade de criar modelos de esculturas inspiradas em diferentes fases da obra do artista. Nesse mês está disponível o novo modelo “Volume Virtual”, inspirado nas obras tubulares em aço inox presentes na exposição. A oficina incentiva o visitante a explorar a luz e a sombra no objeto construído, através de um pequeno estúdio fotográfico, utilizando seu próprio celular. Os registros dessas experiências são compilados em um vídeo preparado pela equipe educativa e é exibido no espaço da oficina.
Diversas outras atividades enriquecem a programação, como a “Primeiro Brincar” e “Oficininha” voltadas para crianças e suas famílias explorarem os conceitos da geometria e eletrostática presentes nas obras de Esmeraldo. Encontros de contação de histórias, “Conto um Conto”, e mediação de leitura, “Que Livro é Esse?”, também fazem parte das propostas educativas e são relacionadas a temas da exposição. Vale ressaltar que as visitas mediadas continuam disponíveis, tanto mediante agendamento prévio quanto de forma espontânea, em português e em Libras.
Confira a programação completa em: www.bb.com.br/cultura
Sobre CCBB educativo – Arte e Cultura
O projeto CCBB educativo – Arte e Cultura, parte integrante do CCBB São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. Ele visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Através de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.
Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz
A exposição “Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz” apresenta uma retrospectiva do artista cearense e celebra a sua importância na história da arte brasileira. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Dodora Guimarães Esmeraldo, estão expostas 110 obras que abrangem várias dimensões e materiais, destacando sua contribuição pioneira para a arte cinética. As obras de Sérvulo Esmeraldo são marcadas por sua força visual, o uso vibrante das cores e a presença de movimento real e virtual. Elas convidam o público a explorar o talento e a inteligência do artista, que manteve um rigor artístico consistente em diversas linguagens.
Programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura
Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01012-000
Visitas educativas – Agendadas
Segunda a sexta-feira (exceto terças e feriados), das 9h às 10h e das 15h às 16h. Espaços expositivos do CCBB, prédio histórico e prédio anexo. Até 45 pessoas por sessão.
A partir de 7 anos.
Visitas educativas – Espontâneas
Segunda a sexta-feira (exceto terças-feiras),
das 12h às 13h e das 17h30 às 18h30, e sábados
e domingos, das 17h às 18h. Espaços expositivos do CCBB, prédio histórico e prédio anexo. Até 15 pessoas por sessão. A partir de 7 anos.
Visitas educativas em Libras
Sextas-feiras das 16h30 às 17h30 e domingos das 12h às 13h, (exceto feriados) Espaços expositivos do CCBB, prédio histórico e prédio anexo. Até 15 pessoas por sessão. A partir de 7 anos
“Primeiro Brincar”
Sábados e domingos, das 11h às 11h40.
Mezanino do prédio histórico. Até 15 pessoas.
Famílias com crianças de 0 a 3 anos.
“Oficininha”
Sábados e domingos, das 16h às 16h40.
Mezanino do prédio histórico. Até 15 pessoas.
Famílias com crianças de 4 a 7 anos.
Oficina integrada “Da Linha ao Espaço”
Todos os dias (exceto terças-feiras) até 20/11.
1º andar do prédio histórico. 6 pessoas por vez
10h às 18h oficina com duração mínima de 30 min. e máx de 1h. A partir de 7 anos.
Contação de histórias “Conto um Conto”
Segundas e sextas das 14h às 14:45, sábados e domingos, das 15h às 15h45. 1º andar do prédio histórico. Sem limite de pessoas. Livre.
Mediação de leitura “Que Livro é esse?”
Sábados e domingos, das 14h às 14h45.
1º andar do prédio histórico.
Sem limite de pessoas. Livre.
Ação musical “Som em Cena”
Quinta á Segunda das 13h30 às 14h até 20/11. Rotunda, prédio histórico. Sem limite de pessoas.
Livre.
Ações Poéticas “InsPiraAção”
Quintas, 14h às 14h45. Espaços expositivos do CCBB, prédio histórico e prédio anexo.
Sem limite de pessoas. Livre.
Fabrincando
Sexta à segunda, das 13h30 às 14h
a partir de 20/11. Mezanino do prédio histórico. Até 15 pessoas. A partir de 7 anos.
Encontro com Professores 18/11
“Perspectivas afro-diaspóricas na mediação de arte e cultura” com Prof.ª Juba Duarte
Sábado, das 10h às 11h. Auditório.
40 pessoas. Livre
Dia da Consciência Negra 20/11
Tecnologias Ancestrais Afrodiaspóricas
Segunda das 14h às 16h30. No prédio Histórico.
Bate-papo das 14h às 15h , Auditório.
40 pessoas. Livre.
Oficina de xilogravura das 15h às 16h,
Mezanino. 30 pessoas. Livre
Apresentação BatuQ do Glicério das 16h
às 16h30. Rotunda, prédio Histórico. Livre
- Aline Calixto celebra Clara Nunes em apresentação única na Casa de Francisca - 11 de novembro de 2024
- Teatro, dança, oficinas, brincadeiras e mais: Brincando na Praça se prepara para fim de semana de diversão no Grajaú - 11 de novembro de 2024
- Poeta do Caos: Jefté lança disco com participações de Rico Dalasam e Mel Duarte - 11 de novembro de 2024
- Bê Paiva, empreendedor trans e afro-indígena, conquista investimento de R$ 150 mil no Shark Tank Brasil; conheça o projeto - 11 de novembro de 2024
- Thiago Malakai lança álbum “Equilíbrio” e inicia nova fase artística - 11 de novembro de 2024
Leave a Reply