Corinthians o time mais Hip-Hop do mundo #110ANOSCORINTHIANS

O futebol é do povo e por mais que pessoas elitistas tentam tirar isso de nós, o futebol ainda pertence à massa. E hoje o maior clube do mundo, (pelo menos pra mim que sou torcedor) completa 110 anos de existência entre muita luta e muitas glórias.

E resolvi escrever essa matéria para falar sobre duas das minhas grandes paixões o Corinthians e o Hip Hop. O Corinthians como é conhecido como o time do povo tem uma relação muito íntima com o movimento hip-hop e principalmente com o rap, diversos personalidades do rap ao longo dos anos já mostraram seu amor pelo clube e muitos deles fizeram diversas homenagens e já participaram de ações diretas do clube, exemplo, ontem na apresentação do nome da Arena Corinthians que agora se chama Neo Química Arena, a cantora escolhida para representar a nação no evento foi a Negra Li que sem dúvidas é uma lenda do Rap Nacional.

Mais fora ela diversos outros nomes já mostraram seu amor pelo clube, Ndee Naldinho eternizou o Coringão na clássica “Melo do Corinthians”:

Começa o jogo e as emoções é fiel é bonita é da gaviões
O show de bola no campo e com raça
O timão vai na frente cheio de graça

Em praticamente todos os títulos do Corinthians que comemorei na quebrada eu vi diversos carros e casa tocando esse som. Outro nomes importantes da cultura que são bem envolvidos com o time são Rappin Hood, Kamau, Ice Blue, Rashid, Eduardo, Xis e Criolo, o primeiro inclusive foi o mestre de cerimônia na apresentação do Ronaldo no Corinthians, o Xis por exemplo trabalhava na Rádio na Gaviões, Eduardo em grande parte dos seus clipes sempre esteve trajado com a peita da Gaviões e Ice Blue e Criolo sempre estão de trajados com alguma camisa do time também, os outro também já apareceram no estádio em diversas ocasioes:

O Cantois pode crer, cê sempre vai ter vida
Maracanã lotado, o desastrado, por isso ja é sabado
Tudo o que eu faço é torcer
Mais vai ver: a trajetória do Timão vencer

Além disso uma das maiores lendas do rap nacional que por muitos é considerado o maior nome ao lado Brown, mesmo partindo cedo conseguiu realizar o sonho de ir no estádio e vê um jogo do Corinthians e isso rendeu um vídeo que além de ser mega representativo para o clube é muito representativo para o Hip-Hop nacional, pois vemos a lenda a Sabotage em um momento descontraído e feliz como uma criança de quebrada realizando o sonho de ver seu time em ação:

Na comunicação também temos um grande representante, Marcílio Gabriel do Programa Freestyle é um fanático torcedor do clube e nunca escondeu isso de ninguém:

Além disso a relação do Corinthians com as massas mais pobres, ajuda a fortalecer esse laço que acaba se tornando algo representativo para o torcedor corinthiano que é malokero e sofredor graças a deus rs. 

Hoje em dia na cena outros nomes também estão fortalecendo esse legado esse ano Febem, Fleezus e Crsv lançaram o álbum Brime e a capa é o emblemático desarme do zagueiro Chicão em cima do belga Hazard.

Fleezus  esse ano fez uma campanha promocional com o Corinthians apresentando o segundo uniforme em homenagem ao título brasileiro de 90 e no comercial apresentando o primeiro uniforme a voz que narra é de Sara Donato.

 Outros também que mostram bastante envolvimento com time são Jé Santiago e Dfideliz membros da Recayd Mob com milhares de fãs são dois que estão sempre trajados com o manto alvinegro seja em clipes ou no lifestyle diário em suas redes sociais. Eu poderia citar diversos outro nomes mais além desses nomes nacionais outros nomes lá de fora já apareceram citando ou usando o manto alvi negro ou citando nas suas musicas.

Jriley por exemplo fez um clipe usando uma camisa do clube. Já Gshytt fez uma música homenageando o título mundial do clube em 2012 no som  Vai Corinthians”.

O Corinthians é muito mais que um clube de futebol. O Corinthians é uma religião, uma grande nação, mas muito mais que isso, o Corinthians é uma voz” (…) “O Corinthians é uma força, uma forma de expressão que a sua população tem (…) “A torcida corintiana usa o seu clube, o seu time, a sua expressão física como forma de contestação de tudo aquilo que não lhes é dado de direito”. – Socrates 

Eu poderia citar aqui diversos outros rapper envolvidos com sua paixão pelo clube, mais não ficar muito longo como hip-hop é uma movimento da massa preta e periférica isso facilita muito mais sua conexão com o time do povo que também é o time da massa periférica. E se o Corinthians se sente e não se explica podemos dizer o mesmo sentimento do Hip-Hop o sentimento sem explicação que faz nos sentir parte de algo e que quando estamos juntos só nos deixa mais forte.

Rap é algo que se faz, hip hop é algo que se vive.“ – KRS One

E parabéns Corinthians pelos 110 anos de historia.

Sobre Carlos Alberto F Pires

Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!
Compartilhe:
comments
About Carlos Alberto F Pires 874 Articles
Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*