Para dar uma força na sua quarentena, nós da Black Pipe Entretenimento, vamos listar uns conteúdos com a cara de cada colaborador!
Eu começo abrindo a sessão dos mistérios, bruxaria e paganismo, eu vou listar filmes, séries e podcast sobre o tema! Muitos me conhecem por falar sobre música, mas todos nós possuímos um lado sombrio! Estou escrevendo esse texto com uma camiseta do Darth Vader e ouvindo Marília Mendonça, por exemplo.
Livros
Eu queria começar por livros de suspense e terror, pois sempre foram os meus temas preferidos.
Coleção Bellini – O ano era 2010/2011 e eu descobri essa série quando estudava na Etec Carlos de Campos (KK para os íntimos). Na época existiam aquelas bibliotecas do metrô. A série possui 4 livros e o autor é o autor Tony Bellotto (sim vadia, o cara do Titãs marido da Malu Mader). O primeiro é “Bellini e a Esfinge” (1995), “Bellini e o Demônio” (1997), “Bellini e os Espíritos” (2005) e o último que ainda não li “Bellini e o Labirinto” (2014).
Eu descobri o prazer dos livros nacionais nessa série, claro que já havia lido toda bibliografia obrigatória de vestibular como Dom Casmurro, O Cortiço e afins, mas era outro tipo de relação. Nessa época eu havia acabado de sair do Ensino Médio e foi uma ótima descoberta.
Bellini é um detetive que mora na cidade de São Paulo e se envolve no submundo da cidade para descobrir respostas de desaparecimentos e mortes. Eu gosto de comparar a sensações desse livro com a sensação de ouvir a trilogia do “Trindade” de Rodrigo Ogi. É um romance policial no estilo noir (aquele que é narrado pelo próprio personagem).
Houve um filme do livro “Bellini e o Demônio”, mas ficou horrível. Espero que façam outro!
Aos amantes de mistérios, assuntos sobrenaturais e com uma narrativa noir, é uma ótima escolha.
Vou deixar os links da Amazon, mas fiquem a vontade de comprar no seu site favorito
Filmes
Eu fiz a experiência de maratonar alguns filmes sobre bruxara e seitas e foi uma experiência bem interessante, vou indicar a ordem que comecei os longas. Separa o seu sacrífico para essa lista aqui.
Eu gosto muito desse filme sessão da tarde. Destaco a trilha sonora maravilhosa que foi onde descobri o álbum “Blue” da Joni Mitchell. O longa conta a história de Sally (Sandra Bullock que está bélissimaaaa) e Gillian (Nicole Kidman que também ta béelissima) que são irmãs e descendentes de uma família de bruxas com uma maldição que persegue a família há mais de duzentos anos. Esse role é basicamente assim: Se apaixonou perdidamente? Seu marido vai morrer… tristekkkk
“Da Magia à Sedução” é bem divertido e recomendo assistir comendo uma pipoquinha pra relaxar a cabeça.
Retrocedendo um pouco a timeline das produções, temos o clássico “As Bruxas de Eastwick” com a Cher, Michelle Pfeiffer e Susan Sardon, além de Jack Nicholson (sim, o cara do iluminado kkk), com uma excelente atuação. Apesar de se parecer com uma “sessão da tarde” As Bruxas de Eastwick tem uma pegada mais sombria. Apesar de tratar sobre os mesmos temas do longa “Da Magia à Sedução”, assuntos como divórcio, mães solos e sexualmente reprimidas em uma cidade pequena, ganham um destaque nas telas bem maior do que a magia. Um ponto em comum nos filmes de bruxas é essa abordagem de mulheres sendo reprimidas por querer fazer suas vontades (militou toda).
O recurso da magia acaba virando um plus dentro dos temas sutilmente retratados na vida dessas bruxas. Isso prepara a gente para a próxima produção, que vem mais assustador e deixa um pouco da comédia de lado.
Agora que você já se familiarizou com o tema, vamos de “A Bruxa”. Ele se passa na Inglaterra na década de 1630. Como o longa é passado no século XVI ele vai adentrar no mito da bruxa que morava na floresta e fazia rituais satânicos com criancinhas. Importante destacar que o recorte do longa é durante a Santa Inquisição e ele acaba levando um debate sobre religião e o como a mulher que não era “do lar” automaticamente era envolvida com satanismo.
A personagem principal já carrega um nome de pecado, Tomasin (Ayana Taylor-Joy) e está em uma família absurdamente religiosa. Com uma estética lindíssima e um terror psicológico, a produção sai totalmente da estética do terror convencional e traz uma sutileza e riqueza de detalhes. As cores e o silêncio da película ajudam a criar esse clima tenso durante o longa.
É preciso ficar atenta a cada momento de “A Bruxa”, para entender a evolução da personagem e os caminhos que ela percorre.
Midsommar – O Mal Não Espera A Noite (2019)
Chegando ao fim dessa jornada encerramos com esse filme bizarro! “Midsommar” é muitcho louco meus caros e considero ele mais como um drama aterrorizante do que um terror. Ele se passa na Suécia e fala sobre uma seita de brancos malucos hahaha
Apesar de não ter uma personagem que é “bruxa” os símbolos usados são de runas que além de característico da região, muitas religiões neo-pagãs usam como oráculo.
O longa (é longa mesmo, tem mais de duas horas essa porra), conta a história de um casal que não tava muito bem e decide viajar, com um grupo de amigos, pra uma comunidade na Suécia para participar de um festival pagão. Como o título já fala, o terror acontece durante o dia, então use óculos hehehe
Bônus
Esse aqui tu rasga o cu de medo!
É do mesmo diretor de “Midsommar” (Ari Aster).Eu acompanho filmes de terror desde criança e acreditem se quiser, mas depois de anos eu fiquei meio receosa de dormir sozinha depois de ver “O Herditário”. O longa é bem sinistro e começa depois da morte da avó da família e a trama se desenrola pelos segredos da matriarca. Aconselho fazer uma oração antes e depois.
Podcast
Depois de assistir esses filmes todos você vai querer se aprofundar nessas histórias de seitas e bruxas, se você já não faz isso. Eu recomendo muito o podcast do “Mundo Freak Confidencial”.
Você pode encontrar desde depoimentos de pessoas que passaram por momentos bem “freaks” até história da bruxaria, ufologia e teorias de naves espaciais.
Série
Aaaah essa série é demais! Sem condições de você não assistir. Eu prego a palavra para todos. Corre que ela ainda está na terceira temporada. Acredito que para debater melhor um vídeo ou podcast seria ideal (fica a dica ai editores).
Essas são algumas dicas para você preencher seu tempo nessa quarentena e consumir conteúdos legais. Comente em nossas redes o que você anda assistindo, ouvindo, lendo ou jogando. Em um momento tão difícil essa troca de conteúdo é importante. Fique em casa e lave bem as mãos.
- Dicas Sombrias Black Pipe - 18 de maio de 2020
- Álbuns que você precisa ouvir: AmeriKKKa’s Most Wanted - 18 de maio de 2020
- Álbuns que você precisa ouvir: Death Certificate - 15 de maio de 2020
- Do Rap anos 90 até Bacurau - 18 de outubro de 2019
- Era só pra ser uma resenha sobre o show do Kendrick… - 9 de abril de 2019
Leave a Reply