Papo reto com a quebrada sobre o Corona Vírus.

Ontem(22), o Ministro da Saúde deu uma entrevista para imprensa onde falou sobre os rumos do Corona no Brasil. Em uma de suas falas ele disse não querer criar projeções do que pode acontecer com o país caso a gente não siga as recomendações de isolamento social absoluto. Segundo ele, a China, Itália e alguns outros países, não possuem a mesma realidade daqui. Reforçou novamente que temos muito mais jovens nos epicentros, como se não estivesse tão preocupado com a propagação já que, segundo os especialistas, os jovens não são grupos de risco. E reforçou algumas falas do presidente Bolsonaro como; manter igrejas abertas, não parar todos os serviços, não fechar as cidades, entre outros.

O problema de quem não faz recorte de classe e muito menos raça é que estas pessoas desconsideram a realidade brasileira que, segundo o IBGE, são de 11.4 milhões de brasileiros vivendo em favelas.

Ou seja, o nosso governo não está – mais uma vez – pensando em nós. Portanto, chegou a hora de – mais uma vez – pensarmos em estratégias para sobrevivermos. Eu moro em Itaquera, mais especificamente num mutirão, até anteontem as crianças estavam nas ruas e geral estava vivendo como se não estivéssemos diante de uma pandemia sem precedentes.

Agora, sinto que as coisas estão começando a surtir efeito, na frente do meu prédio tem um campo onde vários times da várzea se encontram aos domingos e, excepcionalmente, não teve nada. Mas não é o bastante, não vai ser. Entre comer e enfrentar vírus que, talvez nos mate, a quebrada prefere comer. Eu entendo! Sobrevivemos a policia, ao descaso, falta de necessidades básicas, enchentes e o tanto de coisas que quem mora na periferia passam.

Corona Vírus

Só que agora estamos falando de um vírus devastador que é praticamente letal para os grupos de riscos e ai eu vou te falar. Quem não tem um grupo de risco em casa? Quem não tem uma coroa com mais de 60 anos? Uma vó que ajuda a família toda a pagar as contas e fica com os netos para os filhos irem trabalhar? Quem ai não tem gente fumante, com problemas crônicos?

Eu acredito na quebrada e no poder solidário que a gente tem, acredito na inteligência e na capacidade de todos. Estamos vendo o mundo passar por isto, a China, que foi a que melhor conteve o vírus, só conseguiu fazer isto com um protocolo rigoroso de lock dow(trancar a cidade). A Itália fez o mesmo e ainda não conseguiu conter e um dos motivos é que as pessoas ainda estão trafegando entre uma casa e outra, um estabelecimento e outro. Enquanto as maiores potências estão dizendo que o caminho é amarelo, o presidente do nosso país tá dizendo que é azul. Seguido de uma série de crimes contra o povo.

Todo mundo precisa trabalhar, todo mundo precisa comer, mas quanto mais  demorarmos a tomar consciência de que não existe cura para o Corona Vírus e a única forma de combate-lo é ficando em casa e em isolamento social. Mais rápido podemos ganhar esta batalha e mais rápido poderemos voltar as nossas atividades. Agora, imagina um cenário onde só começaremos a entender a gravidade do problema daqui uns dois meses? A média para isto se resolver será de mais três meses. Eu não sei vocês, mas eu não consigo ficar cinco meses sem trabalho. Então eu prefiro contribuir agora e tentar ficar apenas três meses.

Então quebrada! É a hora de nos unirmos e pensarmos em nós e nos nossos. Dá um salve naquela tiazinha e no tiozinho que não pode sair na rua e, se você for, vai no mercado para ela. Lava as mãos com frequência. Eu to ligada que nem todo mundo vai ter aquele álcool em gel, mascara, por isto mesmo que temos que ficar em casa que é uma das garantias de poder lavar as mãos. Mas eu também to ligada que tem lugar que tá sem água e este é o ponto central do problema. Nós não temos condições básicas de passar por uma pandemia, por isto temos que nos unir para combate-la o mais rápido possível e dentro das nossas possibilidades. E, se você tá suave com comida em casa, água, tem dinheiro para comprar as coisas, ajude quem precisa.

Salve e se salve quebrada!

Compartilhe:
comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*