O Ódio Que Você Semeia: The Hate U Give Little Infants F**ks Everybody.

The Hate U Give Little Infants F**ks Everybody (Tradução: O ódio que você semeia para as crianças, ferra todo mundo) ou, como é mais conhecido mundialmente: THUG LIFE , movimento social, sem fins lucrativos e sem envolvimento com ONGs, criado pro Tupac Shakur e Mutulu Shakur, padrasto do rapper, de quem herdou o sobrenome. E é com essa frase e esse significado que o filme “O ódio que você semeia” começa, com direção de George Tillman Jr.

O Ódio Que Você Semeia:
Imagens do filme “O ódio que você semeia”.

Starr é uma jovem de 16 anos, criada em Garden Heights, subúrbio dos EUA. O pai de Starr é Maverick, ex King Lord (nome dado aos líderes da gangue King) e agora, dono de um mercadinho que tem garantido um dinheiro razoável à família, o suficiente pra colocar Starr e Seven, seu meio irmão mais velho, em Williamson, escola majoritariamente branca, de classe média alta, que fica em um bairro onde a maioria de seus moradores também são brancos. Aliás, Seven é seu meio irmão mais velho, filho de Maverick e Iesha, esposa do atual King Lord da gangue King. Starr ainda tem um irmão mais novo, Sekani. E sua mãe, Lisa é enfermeira e teve que criar Seven e Starr com a ajuda de seu irmão Carlos, quando Maverick passou um tempo na prisão, por conta da gangue King.

“Mantenham a calma. Respondam às perguntas, mas não digam nada a mais. Tirem as mãos dos bolsos. Se derrubarem algo, deixe a merda lá. Deixem a coisa onde está. Um dia vocês estarão comigo e com certeza vão nos parar. Não significa que fiz algo errado. Posso ter cometido uma infração ou posso não ter feito nada. Vão me ver com as mãos assim, no painel. Mantenham as mãos fixas. Mexer-se irrita a polícia. Se eu não estiver com vocês, perguntem por mim.
Pode ficar perigoso, então não discutam com eles. Mas mantenham as mãos onde eles possam ver. É assim que vão agir. Estamos entendidos? E apesar de termos que lidar com isso, nunca esqueçam que é uma honra ser negro, porque viemos da grandeza.”

A trama se desenvolve entorno de Starr, após a jovem presenciar o assassinato de seu melhor amigo de infância, Khalil, executado por um policial branco, após uma revista policial truculenta.

O fato faz com que Starr entre em conflito sobre sua dupla vida em Williamson e Garden Heights, a forçando a tomar decisões difíceis e a ir ao tribunal, depor em favor de Khalil, mesmo que de fato o jovem tenha sido assassinado. Tendo que lidar com conflitos adolescentes comuns, como a confusão de sentimentos com o seu primeiro amor, seu primeiro beijo e agora seu primeiro namorado, a apresentação de seu primeiro namorado a família, amores por cantores de rap, por streetwear, Starr ainda tem de lidar com o racismo, com os tiroteios do subúrbio e com perdas de pessoas bem próximas.

O Ódio Que Você Semeia:
Imagens do filme “O ódio que você semeia”

O filme não detém um público-alvo específico, é direcionado a todos aqueles que estão preparados para se auto-questionarem acerca do racismo estrutural, da realidade existente nos subúrbios que, para muitos, está bem longe de sua própria realidade e, tal fato é mostrado nas telas, na pele dos personagens de Williamson, escola qual Starr frequenta. O filme também traz grandes referências, como Malcolm X, Emmett Till e também o Partido dos Panteras Negras.

“O ódio que você semeia” é uma ficção que facilmente se passaria por fatos reais, perpassando pela realidade de milhões de negros ao redor do mundo. Baseado no livro de mesmo nome, escrito por Angie Thomas, ex-rapper e agora escritora, especializada em escrita criativa, que nasceu e cresceu em Jackson (Mississipi). Já, o filme, foi dirigido por George Tillman Jr., diretor de Homens de Honra, Notorious e Faster e, dentre eles, Homens de Honra é seu filme de maior destaque, no entanto, talvez “O Ódio Que Você Semeia”, seja o ponto alto de sua carreira atualmente.

O filme também tem atuações de Amandla Stenberg, sendo o destaque, envolvendo o público do início ao fim, com sua interpretação de Starr. Chris, interpretado por K.J Apa, não teve seus momentos de glória no filme, apesar de sua importância, para Starr, ser relatado no livro. Khalil, interpretado por Algee Smith também não teve sua importância valorizada, mesmo com o filme girando entorno de seu assassinato.

Apesar do filme ser de grande importância e resgatar o enredo do livro com maestria, ainda deixa falhas, sendo menos detalhado que o livro, por conta de seu curto tempo para contar toda a história (cerca de 2 horas) e personagens importantes, como DeVante, Khalil e Chris, deixados de lado para contar a história de Starr. Mas apesar disso, “O ódio que você semeia” foi um dos pontos altos em filmes de 2018, não por produção magnífica, mas por um enredo impecável.

 

Compartilhe:
comments
About Andressa Vasconcelos 12 Articles
Quanto mais o fogo ardia, ela dava gargalhada!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*