Você já ouviu falar em funk 150bpm? Jornalista lança documentário sobre o estilo

O “50 BPM: o Ritmo Louco” registra o fenômeno do funk acelerado nos bailes de favela do Rio de Janeiro

O documentário “150 BPM: o Ritmo Louco” entra de forma inédita no universo dos bailes de favela do Rio de Janeiro com objetivo de ouvir o que a nova geração de Djs e Mcs tem a dizer. Produzido de forma colaborativa e independente, o documentário dirigido pelo jornalista Lucas Rodrigues é o primeiro registro audiovisual dos bailes funks depois do fim das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), marcando um novo momento dentro gênero musical.

Com imagens exclusivas de um dos mais populares bailes da atualidade, o Baile da Colômbia, localizado no Complexo do Lins, o documentário “150 BPM: o Ritmo Louco” traz personagens como os Djs FP do Trem Bala e Iasmin Turbininha para mostrar como eles estão revolucionando o funk a partir de um ritmo mais acelerado – produzido desde 2016 a 150 batidas por minutos (BPM).

 

Além dos novos protagonistas, o documentário também trouxe agentes da velha guarda, como a Valesca Popozuda, e ainda o antropólogo Dennis Novais para fazer uma contextualização histórica e social do gênero musical, considerado um patrimônio cultural.

Com direção fotográfica de Rodrigo Costa – fotógrafo, produtor cultural da Baixada Fluminense e criador do coletivo Cena BXD – e da jornalista e fotógrafa Clara Sthel, que já teve suas fotos em lugares como Zona Norte ETC e Revista Escambo, o documentário tem o compromisso de protagonizar a vivência periférica de forma não estereotipada. O filme foi editado pelo comunicador e estudante de Mídias Victor Hugo Liporage, que já montou documentários como “Meu Fuzil é a Poesia”.

Confira:

 

 

Sobre Mari Paulino

Geminiana fã de 2PAC e Gangsta rap com os dois pés no samba. Jornalista nascida em São Paulo, com o coração em Fortaleza. Fã do Spiderman e da série Resident Evil. Piadas ruins e Chapolin Colorado sempre são pautas das minhas conversas.
Compartilhe:
comments
About Mari Paulino 11 Articles
Geminiana fã de 2PAC e Gangsta rap com os dois pés no samba. Jornalista nascida em São Paulo, com o coração em Fortaleza. Fã do Spiderman e da série Resident Evil. Piadas ruins e Chapolin Colorado sempre são pautas das minhas conversas.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. 150 BPM: a batida do tambor superando a batida policial.- BPE

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*