Doctor Mc’s, will.i.am, Madagascar e um elo em comum. Saca esse sample!
Doctor Mc’s é um clássico grupo de rap nacional que particularmente eu gosto muito. Suas músicas eram umas das mais tocadas na quebrada quando eu era criança, e muitos refrões eram conhecidos até por quem não gostava muito de rap.
Começaram tudo no metrô São Bento, isso lá em 1987, igual a maioria dos rappers dessa época. Mas foi só na década seguinte que se consagrariam e alcançariam notoriedade em todos o país. O maior sucesso do grupo com certeza é a música Tik Tak, e é justamente dela que vamos falar.
Tik Tak é um single que foi lançado em 1997, e a música fala sobre o dia-a-dia dos membros do grupo no seu bairro, a Cidade Tiradentes. O clássico refrão “Tik tak o tempo vai passando e a gente aqui sentado no banquinho conversando” é um dos refrões mais conhecidos do rap nacional. É uma música muito suave tanto na letra quanto no instrumental. A parte instrumental da música é na realidade um sample da música Linha do Horizonte do grupo Azimuth (Azimüth ou Azymuth).
Segue abaixo a música Tik Tak do Doctor Mc’s, e mais abaixo a original Linha do Horizonte do grupo Azimuth:
Tik Tak
Linha do Horizonte
Mas afinal quem é Azimuth e o que o will.i.am tem a ver com tudo isso?
Azimuth é um grupo formado no ano de 1973 no Rio de Janeiro, pelos músicos José Roberto Bertrami, Alex Malheiros e Ivan Conti. Os integrantes da banda eram músicos de estúdio da gravadora Phonogram e trabalharam com grandes nomes da música brasileira da época, sempre fazendo arranjos e a parte instrumental. Alias, a grande especialidade do grupo sempre foi música instrumental e jazz. A qualidade das músicas do grupo despertou a atenção no meio musical, e a música Na Linha do Horizonte chegou a ser tema de novela da Globo, assim como outras músicas também, o que ajudou a alavancar a venda de discos do grupo.
O sucesso e a qualidade do Azimuth também chamaram atenção de produtores músicais fora do país, o que resultou na participação do grupo no Festival de Jazz de Montreux. Daí começou a carreira internacional deles, e em 1977 eles lançaram o álbum Light as a Feather, que seria o primeiro grande sucesso internacional do grupo. Nesse álbum, que recebeu uma grande critica positiva, se destaca a música Jazz Carnival, que foi uma das faixas que mais fez sucesso e levou o disco a ter um grande número de vendas.
E foi justamente a música Jazz Carnival que serviu de elo para esse post. Essa faixa que fez tanto sucesso lá fora, foi sampleada pelo will.i.am (Juntamente com o produtor musical Hans Zimmer) para a trilha sonora do filme Madagascar: Escape 2 Africa (Madagascar 2: A Grande Escapada). A música resultante do sample foi gravada na voz do próprio will.i.am que também dubla o personagem Moto-Moto no filme, o que faz essa música então ser “tema” do personagem.
Logo abaixo então você ouve a música Jazz Carnival, e logo em seguida pode ver uma cena do filme Madagascar 2 com o sample na voz do will.i.am:
Jazz Carnival
Big And Chunky
- Jorge Ben Jor, Rod Stewart, Gorillaz e Mos Def: Saca esse sample! - 8 de janeiro de 2018
- NBA e Nike anunciam ‘CITY EDITION’, novos uniformes dedicados as Cidades - 29 de dezembro de 2017
- Thaíde, 16 Toneladas e Escravidão: Saca esse sample! - 5 de dezembro de 2017
- Castelo Rá-Tim-Bum ganha nova exposição! - 17 de março de 2017
- Racionais, Sylvester Stallone, Silvio Santos e Deize Tigrona: Saca esse sample! - 7 de fevereiro de 2017
Leave a Reply