5 Filmes para o Dia da consciência Negra !

Amanha 20 de novembro é o  dia da consciência negra 

E para exaltar esse dia separamos,5 filmes com protagonistas negros que abordam temas raciais e sociais!

#Blackpower #Diadaconsciencianegra #vivazumbi

consciencia_negra_0

1 –Besouro (João Daniel Tikhomiroff – 2010)

A trama conta a história do maior capoeirista de todos os tempos, Besouro, interpretado por Ailton Carmo. Depois que o mestre que o colocou nas primeiras rodas de capoeira é assassinado a mando do coronel local (Flavio Rocha), Besouro inicia uma luta contra a cultura escravocrata que ainda predominava no Recôncavo Baiano em plenos anos 1920.

2 –A Negação do Brasil (Joel Zito Araújo – 2001)

O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

3 Cara Gente Branca (Dear White People-Justin Simien-2014)

A comédia dramática, se assim podemos classifica-la, se passa em uma conceituada universidade dos EUA, mais precisamente Winchester University,

onde os alunos brancos decidem dar uma festa bem preconceituosa sobre a raça negra. O que eles não contavam é que Sam White (Tessa Thompson), Troy Fairbanks (Brandon P. Bell), Lionel Higgins  “CCris” (Tyler James Williams) começariam uma grande mobilização que questionaria e enfrentaria não só alunos, mas toda a instituição.

4 – Malcolm X (Spike Lee – 1992 )

o filme conta a história de Malcolm Little (Denzel Washington) desde a infância. Malcolm teve seu pai morto pela Ku Klux Klan e se tornou um dos ativistas mais importantes da história dos direitos negros nos EUA

5– A Cor Púrpura(Steven Spielberg – 1985)

Ser negro na primeira metade do século XX foi sinônimo de servidão, ser uma mulher negra foi ainda mais difícil. Em “A Cor Púrpura”, Whoopi Goldberg interpreta Celie, uma jovem condenada a se casar com um homem violento e autoritário no sul dos EUA.

 

 

Essa é uma da listas para o dia da consciência negra

nessa semana postaremos vários conteúdos em comemoração ao dia fique ligado !

Sobre Carlos Alberto F Pires

Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!
Compartilhe:
comments
About Carlos Alberto F Pires 874 Articles
Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*