
O musicista tocará o álbum “Flor e Ser” no dia 19 de fevereiro, na EMESP Tom Jobim, às 15h30
O cantor, compositor e músico Fabricio Mascate lançou recentemente seu primeiro álbum, intitulado “Flor e Ser”, projeto que apresenta um artista confortável em flutuar por gêneros como música erudita, música caipira e baião.
Com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, através do Programa de Ação Cultural – ProAC, o artista tocará as faixas do álbum no dia 19 de fevereiro, na EMESP Tom Jobim, às 15h30, acompanhado por sua banda formada por Fernanda Cunha na flauta transversal, João Carlos no violino e Danilo Vicente na viola caipira. O show contará ainda com a participação especial da cantora Déborah Castolline, que participou da edição de 2022 do The Voice Brasil.
Logo após a apresentação, Fabricio realizará um workshop para falar sobre o processo de composição do álbum.
Fabricio Mascate compôs as nove faixas de “Flor e Ser” ao longo dos anos, passando pelo período pandêmico e refinando sua estética e poesia até o lançamento do disco e dos primeiros shows, que aconteceram em 2024. “Subir aos palcos aquece a relação do cantor com o público. É ótimo estar ativo na cena como artista e não só como público”, reflete.
O repertório autoral expressa o universo pessoal do músico, que encontrou na arte um caminho de expressão e identidade.
Sobre | Fabricio Mascate
Fabricio Mascate é músico, compositor, professor e produtor cultural. Nascido em Pirituba, bairro da periferia de São Paulo, começou sua trajetória aos 12 anos, quando iniciou seus estudos de violão. Posteriormente, formou-se como Técnico em Regência e Canto Coral pela ETEC de Artes e também pela Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, onde cursou violão popular.
Além de compositor, Fabricio está em diversas frentes artísticas. Como produtor cultural e professor de música, atua no projeto Samba do Gaiato, roda de samba que une apresentações e oficinas de instrumentos musicais gratuitas, servindo de introdução a músicos que estão se profissionalizando na área artística; já como cineasta, conta com experiência em direção de videoclipes e documentários. No projeto FAI – Festival Afro e Indígena, entrevistou músicos independentes e ativistas, trazendo diálogos a respeito de suas trajetórias e lutas.
Em seu trabalho autoral, Fabricio navega por diferentes gêneros musicais, trazendo um pouco de cada um deles para si. Nas canções, é possível encontrar música instrumental, música popular brasileira, samba e música erudita. Fabricio também busca trazer diversidade em suas letras ao tratar sobre temas inerentes ao cotidiano, indo de relacionamentos amorosos à histórias de sua avó. O músico aborda muito da fusão da MPB com a música clássica, sempre através de uma linguagem contemporânea.
Seu primeiro disco independente, intitulado “Flor e Ser”, começou a ser produzido por Fabricio em 2017, e chegou às plataformas em 2024. O projeto conta com as participações especiais de Mestrinho, Gabriellê, Thiago Abdalla, João Paulo Amaral e Deborah Castolline.
SERVIÇO
Show “Fabricio Mascate canta Flor e Ser” na EMESP Tom Jobim
Data: 19/02
Horário: 15h30
Local: EMESP Tom Jobim – Largo General Osório, 147 – Luz, São Paulo – SP, 01213-010
Banda: Fabricio Mascate (voz e violão); Fernanda Cunha (flauta); Jokaro (violino); Danilo Vicente (viola caipira)
Depois do show, terá um workshop de 30 min, com Fabricio falando sobre o processo de criação do álbum.
Acessibilidade: este evento conta com intérprete de Libras
Youtube | Spotify | Instagram |
- Público da Emesp Tom Jobim terá oportunidade de ouvir álbum de Fabricio Mascate e saber como ele foi composto - 17 de fevereiro de 2025
- Oyá, eparrey! Duo LUAU bebe nas religiões de matriz africana e baianidade em single com a lendária cantora e atriz Zezé Motta - 6 de dezembro de 2024
- Yasmim se torna a atleta com mais títulos na história do Corinthians - 23 de setembro de 2024
- Museu Afro Brasil recebe projeção do Coletivo Coletores em sua fachada - 4 de dezembro de 2023
- Ted Lasso: O simples também é genial - 2 de agosto de 2023
Leave a Reply