Reprodução Instagram/o.viturugo

Oficina do Sesc SP revela como a boca pode ser uma expressão do movimento antirracista

A unidade Vila Mariana oferece atividades que destacam a boca como símbolo de identidade e resistência na cultura preta, explorando desde cuidados bucais até expressões artísticas, como o Grillz e o beatbox, em um contexto de valorização cultural e combate ao racismo

Até o dia 15 de setembro, o Sesc São Paulo promove a 6ª edição da programação “Boca, pra que te quero?”, com dezenas de atividades, gratuitas e abertas ao público, para ampliar o debate sobre saúde bucal e autocuidado para além de aspectos fisiológicos. As ações ocorrem em 20 unidades do Sesc no estado.

Com a proposta de convidar o público a conhecer melhor a sua boca – seja pela desmistificação do que é uma dentição perfeita, passando pela beleza de sorrisos possíveis, não padronizados –, as ações querem valorizar todas as possibilidades de experiências e descobertas da boca.

Boca como resistência – Um dos destaques da programação são as ações no Sesc Vila Mariana que exploram a boca como uma poderosa ferramenta de expressão artística dentro da Cultura Preta. Na próxima quarta-feira (11/09), acontece uma palestra sobre a Cultura do Grillz, com a participação Victor Hugo de Paula, cofundador da Ayo Saúde, uma das primeiras clínicas odontológicas afrocentradas do Brasil. Este evento aborda a relevância dos adornos dentários como um poderoso símbolo de identidade.

 

No formato de bate-papo, a atividade irá explorar como essas joias dentais evoluíram para se tornar um elemento de afirmação, empoderamento e ostentação, com um foco especial em sua conexão com o movimento antirracista.

Ao lado da dentista Ana Damski, Victor discutirá não só a história e o significado cultural desses acessórios, como também os aspectos racistas e marginalizados relacionados ao uso desses adornos, além de fornecer orientações práticas sobre os cuidados de higiene que os participantes devem ter ao utilizar Grillz.

A programação no Sesc Vila Mariana inclui ainda a atividade “Beatbox com Thiago Mautari”, no sábado (14/09). Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de beatbox, acompanhadas por uma conversa sobre a importância da boca como caixa acústica na produção de sons. A dentição e a língua, frequentemente negligenciadas nas discussões sobre saúde bucal, são aqui destacadas como elementos centrais na criação artística que une técnica, cultura e expressão.

Ao final da oficina, os participantes poderão gravar algumas de suas criações, explorando o poder da boca como instrumento musical. Neste dia, haverá também uma apresentação especial de beatbox com Thiago Mautari e o Grupo Navox, quando ocorrerá uma batalha de beatbox. O grupo interpretará clássicos do hip-hop e da música eletrônica, além de apresentar releituras de ritmos brasileiros, mostrando a versatilidade e a riqueza cultural dessa forma de arte.

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/boca




SERVIÇOS

O quê:  Grillz – Palestra com a equipe de Odontologia do Sesc Belenzinho. Discute a origem dos grillz e sua importância como expressão artística da cultura negra e no movimento antirracista e a sua utilização como joia dental. Com Victor Hugo de Paula (Ayo Saúde) e Ana Damski.

Onde: Sesc Vila Mariana.

Quando: dia 11/09, quarta, das 15h às 17h.

Ingressos: Grátis. 



O quê: Beatbox com Thiago Mautari. Aula de técnicas de beatbox, acompanhada de um bate-papo sobre a importância da boca como caixa acústica para a produção de sons, a função da dentição e o papel da língua como músculo. 

Onde: Sesc Vila Mariana – Praça de evento. 

Quando: dia 14/9, sábado, das 11h às 12h

Ingressos: Grátis. 

Compartilhe:
comments
About Redação Black Pipe Entretenimento 100 Articles
Universo Geek x Lifestyle x Música

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*