CCBB educativo – Arte e Cultura anuncia programação de férias

Como opção para crianças e adultos aproveitarem os dias de janeiro, os destaques são as atividades integradas à exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira

CCBB educativo – Arte e Cultura, integrado ao CCBB São Paulo, divulga a programação de janeiro com foco nas atividades inspiradas na atual exposição do Prédio Histórico, Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira. Entre os destaques estão o espaço interativo, voltado para acessibilidade, com reproduções de obras que podem ser tocadas; oficina integrada à exposição que explora a técnica da colagem; e o coral que aborda os temas da mostra através da música. Oficinas para crianças e suas famílias, contação de histórias, mediação de leitura e ações poéticas completam a programação. 


Nesta temporada de férias, as atividades da equipe educativa estarão relacionadas à exposição Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira. A mostra, com curadoria de Deri Andrade, tem como foco a presença negra na história da arte no Brasil e conta com mais de 60 artistas selecionados pela plataforma Projeto Afro. A plataforma mapeia, desde de 2018, a produção artística contemporânea de artistas negros e negras das diversas regiões do país.

Um dos destaques do Educativo é o “Sensorial Estúdio – Encruzilhar-se, um espaço multissensorial, projetado para promover a acessibilidade à exposição, que convida os visitantes a refletir sobre as questões raciais contemporâneas através de uma interação com elementos sonoros e visuais. O ambiente modelado como uma encruzilhada apresenta, além dos recursos interativos, reproduções de três obras da exposição que podem ser manuseadas pelo público.

Na “Oficina Integrada – Reparar o imaginário, os participantes são convidados a redefinir suas perspectivas por meio da prática da colagem. Inspirados pela obra “Narrativas Que Se Encontram”, de Elidayana Alexandrino, os visitantes são desafiados a interpretar as histórias que as imagens podem nos contar e a recriar narrativas através da colagem. Ao final da atividade, o público pode construir sua própria moldura, levar sua criação para a casa ou deixá-la no espaço da oficina para presentear outro visitante.

O coral “Som em Cena – Afrossentidos, busca explorar os conceitos da mostra através de ritmos inspirados na música africana e afro-brasileira. O repertório soma a tradição ao contemporâneo passando pelo afrofuturismo, eletrônico, ijexá, funk, samba, reggae e acontece na rotunda do Prédio Histórico.

Também estão programadas as oficinas “Primeiro Brincar – Tecnologias Brincantes”,                      voltada para famílias com crianças de 0 a 3 anos, com brincadeiras musicadas da tradição afro-brasileira; e “Oficininha – Autorretratos”, que inclui um atelier onde os pequenos, a partir de 4 anos, poderão criar seus próprios autorretratos para levar para casa.

Além disso, diversas atividades com temática afro-brasileira estarão disponíveis, entre elas: mediação de leitura “Que Livro é Esse?”; contação de histórias “Conto um Conto”; e ações poético-performativas do “InsPiraAção”, iniciativa que surge do envolvimento de cada educador com as obras das exposições, resultando em propostas artístico-educativas autênticas realizadas semanalmente pelo espaço expositivo.

Durante o mês de janeiro, como programação especial de férias, as visitas educativas para a Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira são acompanhadas de uma atividade especial às segundas, quintas e sextas-feiras. A atividade é um jogo, no qual elementos da exposição são dicas para que dois times de participantes leiam e interpretem as obras expostas. A cada achado, a partir das dicas, uma parte de um quebra-cabeça baseado no artista Rubem Valentim é entregue à turma vencedora. O primeiro time que completar o quebra-cabeça é o campeão!

As visitas educativas estão disponíveis para a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, no Prédio Histórico, e também para exposição BIENALSUR – Signos na Paisagemno Prédio Anexo do CCBB – São Paulo, mediante agendamento prévio ou espontaneamente, em Português e Libras. 

Compartilhe:
comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*