Cumbe, livro de autoria do convidado, foi o escolhido para esta edição do clube
O Clube Negrita, clube de literário que incentiva a leitura de obras de escritoras e escritores negros, convida Marcelo D’ Salete para o próximo encontro do ciclo de leitura que discutirá o livro premiado do convidado, “Cumbe”. O evento acontecerá no dia 10 de outubro, das 17h às 19h, por meio da plataforma Zoom. Serão selecionadas seis pessoas, moradoras da cidade de São Paulo e região metropolitana, para participar do evento, a partir um sorteio pela página oficial do Clube Negrita. Todos os selecionados irão receber o livro escolhido para o encontro.
“Cumbe” foi publicado em 2014 e traz diversas histórias em quadrinhos que retratam de forma inovadora a luta da população negra durante o período colonial do Brasil. O livro ainda conta com posfácio do educador e escritor Allan da Rosa, que também participou do Clube Negrita em 2019.
Marcelo D’Salete (1979) é autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor. Estudou Design Gráfico, é graduado em Artes Plásticas e mestre em História da Arte. Publicou o álbum Cumbe (Veneta, 176 páginas, 2014), que aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil. O livro foi publicado em Portugal, França, Áustria, Itália, Espanha e EUA (Fantagraphics). Cumbe foi selecionado pelo PNLD literário de 2019 para o Ensino Médio, Plano Ler + como recomendação de leitura para escolas de Portugal e premiado no Eisner Awards 2018 na categoria Best U.S. Edition of International Material. Outras obras do autor são Angola Janga – Uma história de Palmares (Veneta, 432 páginas, 2017), que trata dos antigos mocambos da Serra da Barriga, mais conhecidos como Quilombo dos Palmares, e Encruzilhada (Veneta, 160 páginas), relançado em 2016, trata de violência, jovens negros e discriminação em grandes cidades.
Segundo Bruna Tamires, idealizadora do Clube Negrita, a participação do autor nesta fase do Clube apresenta aos novos leitores e leitoras um pouco do universo das história em quadrinhos. “Além de ser uma referência como autor e ilustrador, Marcelo é uma referência em pesquisa para construção de trabalhos artísticos. Então, apresentar o Marcelo e suas obras para novos leitores ou já leitores de história em quadrinhos, é muito importante porque ajuda a abrir um horizonte de mais possibilidades de leitura, que conecta a escrita e o desenho”, explica.
A atividade visa conectar através da literatura, leitores e escritores durante este período de isolamento social e faz parte das ações que estão sendo produzidas pelo Clube Negrita durante o ano de 2020 com o apoio do PROAC, programa que incentiva a produção artística e cultural no Estado de São Paulo.
Acompanhe nas redes sociais:
- Oficina do Sesc SP revela como a boca pode ser uma expressão do movimento antirracista - 11 de setembro de 2024
- “AMÉM & AMEM” celebra 80 Anos de Naná Vasconcelos no Sesc Pompeia - 28 de agosto de 2024
- Festival de Teatro do Campo Limpo (FESTCAL) celebra a arte periférica em sua 14ª edição - 28 de agosto de 2024
- Funkeiros Cults ocupa o Museu das Favelas com exposição inédita no Dia Nacional do Funk - 28 de agosto de 2024
- Mel Duarte celebra cinco anos do álbum “Mormaço – entre outras formas de calor” com apresentação na Casa de Cultura Brasilândia - 28 de agosto de 2024
Leave a Reply