O rap utiliza de muitas referências retiradas do universo geek. Uma grande prova disso são as batalhas de mc’s onde você ouve citações de personagens ou histórias envolvendo o mundo geek.
Uma outra coisa que também acontece são os mc’s ou grupos de rap que utilizam dessas referências para escolher o seu nome. Um exemplo disso, é o grupo Inumanos, que tem como referência direta os Inumanos, da Marvel. O grupo é formado pelo Aori e pelo DJ Babão, que são dois membros fundadores da Batalha do Real.
A Batalha do Real, que em comemoração aos seus 15 anos de existência, lançou hoje a coletânea BdR Representa. O álbum completo já está disponível no canal deles no Youtube:
Com o passar do tempo, as referências nas rimas estão ficando cada vez mais diversificadas, e foi pensando nisso que resolvemos juntar alguns mc’s da Batalha do Real e trocar uma ideia com eles sobre suas principais referências, seja na música ou nos seus personagens favoritos.
A partir disso criamos um perfil de cada um para apresentar para vocês, falamos com alguns dos 15 Mc’s:
- ADRIEN | Batalha Do Raul Cortez – Duque de Caxias
- DREWAN | Roda de Búzios (C.U.B) – R.Lagos
- GARCIA | Batalha Do Largo – Niterói
- GR | Batalha dos Cria – Cidade de Deus
- GORDÃO ZN | Roda Cultural Do Méier – C.C.R.P.
- JAMAL | Roda Cultural Pereira da Silva – Laranjeiras
- JLZ | Batalha de Morreba (OHN CREW) – Nova Iguaçu
- LEAL | Roda Cultural do Terreirão #LigaRJ – Recreio
- LINCON | Roda Cultural do CDC Petrópolis
- MAGNETO | Roda Cultural de Vila Isabel – CCRP
- MT ZN | Pac’Stão – Manguinhos
- Papato CPC | Roda da Trindade – Festival de Rap de São Gonçalo
- THORMENT | Batalha da Liberdade – Vila Kennedy
ADRIEN
Renzo Saldanha Faria / Adrien MC / 18 Anos / Cria de Ramos e Bonsucesso
Sid é a minha maior referência na música, principalmente pela caminhada que ele teve das batalhas até conseguir chegar a um nível absurdo nas letras, onde suas músicas envolvem críticas sociais, sentimentos e desenvolvimento com a pessoa que escuta.
Naruto Uzumaki pois sempre foi uma pessoa desacreditada, esnobada e que ninguém dava nada por ele, e com isso, ele fez o ódio virar esforço e treinamento pra ser uma pessoa melhor pra ele e pra todos, logo depois conseguindo o respeito mundial.
DREWAN
https://www.instagram.com/p/Bi7kh_agi96/?taken-by=drewan022
Andrew Pinheiro Soares / MC Drewan / 23 Anos / Cria do Miramar, Macaé
Minhas principais referências musicais são os amigos com os quais cresci e que me apresentaram o movimento hip hop em Macaé: Douglas DG, que foi um amigo que eu jogava basquete junto e conheci as rodas culturais através disso. Fernando Kep, um amigo que estudava na escola em que eu era bolsista e ele estava descobrindo o rap e totalmente interado nas batalhas e através das suas provocações com rimas me interessei em conseguir responde-lo. Silvio e Tobias, são dois irmãos também daqui da cidade. Conheci o Tobias pelo seu primeiro grupo Primeiro Degrau e logo depois seu irmão em um projeto chamado Terror do Interior que hoje deu nome a nossa banca. Para além deles, Black Alien, Speed Freaks e Quinto Andar, são outras referências que me acompanham ao longo da minha trajetória e com os quais me identifico pela proximidade com a minha realidade, as coisas que sinto, vivo e acredito.
Me identifico muito com Killmonger, o ’vilão’ de Pantera Negra (que ao meu ver mais se assemelha à um conceito de “herói” do que de vilão). É visivelmente nítido pra mim o quanto os líderes revolucionários e organizações militantes (como Os Panteras Negras) influenciaram na construção do personagem e suas características. Ao contrário de muitos, a posição “radical” de Killmonger, ou seja: seu posicionamento político e luta, na verdade é uma personificação do verdadeiro espírito revolucionário dos negros que lutaram e continuam lutando pela sua liberdade e a descolonização de corpos e mentes.
GARCIA
Thiago Ferreira da Cruz / Garcia / 22 anos / Engenho do Mato, Niterói
Posso citar aqui alguns nomes que eu me lembro: o Racionais (me despertou para o rap), Amiri (pela forma como ele escreve), Neto (pela questão espiritual) e também o MC Sodré, porque aprendi com ele.
Naruto, porque ele tem vontade de se tornar o maior ninja de todos, mesmo sendo muito fraco no início (e solitário), ele com muita força de vontade consegue, e isso sem precisar passar ninguém para trás.
GR
https://www.instagram.com/p/BahV4KHADxc/?taken-by=mcgr_ofc
Gleison Ribeiro / GR / 17 anos / Rio das Pedras ( Jacarepaguá )
Tenho algumas referências quando o assunto é música, mas a maior de todas é o Dk do ADL, me inspiro nele pois ele canta o que vive, sabe? Tudo que ele já passou e tudo que passa ele faz virar uma letra de reflexão para muitos que pensam em entrar pro crime, ter um meio de ter a vida fácil, etc.
O personagem que me identificava quando era menor e tinha muita vontade de ter o poder dele (risos), era o Professor Xavier de X-Men, pelo simples fato de poder ler a mente e me comunicar através dela.
JAMAL
https://www.instagram.com/p/BiDEuu-l6WV/?taken-by=jamalmc021
Gabriel Gois / Jamal / 16 anos / Leme ZS
Gabriel o pensador e César. Gabriel o pensador: por eu escutar suas músicas desde pequeno se tornou uma referência, além de passar variadas mensagens de formas simples.
César: Por mais que ele tenha aparecido a pouco tempo na cena, acompanho ele há um tempo e vejo muito sentimento em cada linha dos sons dele.Batman , por me identificar com seus conflitos psicológicos
JLZ
https://www.instagram.com/p/BjuCqavncij/?taken-by=jlzdofaixapreta
João Luiz / JLZ / 19 anos / Cria de Morro Agudo, Nova Iguaçu, Baixada
Ouvi de tudo na infância, do samba do Zeca ao Blues do Ray Charles. Michel Jackson, Caetano, Marechal, Planet Hemp, Racionais, Um barril de rap, muita coisa. A arte, e sobretudo música de uma maneira geral sempre me interessou em diversos aspectos. O rap só foi a área que me adaptei melhor e me senti mais a vontade pra ser quem eu sou.
Meu personagem preferido é o Super Shock, porque mesmo sendo preto, pobre e favelado, quando recebeu sem querer os super poderes, percebeu que podia usar isso pra fazer o bem, mesmo tendo várias oportunidades pra se juntar ao mal, ele opta por se fuder mais ainda pelo bem maior.
LINCOLN
É a serra neguim pic.twitter.com/jG5KLJuElo
— Lincoln Mc (@freeitas77) July 3, 2018
Lincoln Matheus Martins de Freitas/Lincoln MC/19/Petrópolis
Minhas maiores referências são Sabotage, Racionais, ADL e Froid. Por todos eles exporem a forma da vida de pessoas de comunidade e a diferença ainda existente pela cor da pele.
Hulk, pois além dele ser forte, o Bruce também é um gênio (Mostra que a força não é tudo, quando ele não está transformado).
MAGNETO
https://www.instagram.com/p/Bk_jTa8HRXo/?taken-by=omagnetomc
Carlos Magno Rodrigues da Silva/Magneto/24/Complexo do Lins
Emicida, por tudo que já fez na cena das batalhas e a evolução e mudança que ele fez na cena geral do rap. Mano Brown, por ser o mano Brown. Xan, por tudo que conquistou e pelo estilo nas batalhas, além de todo aprendizado que me passou nas batalhas.
Hellboy, anti heróis são as pessoas normais, heróis são farsas
MT
https://www.instagram.com/p/BebWeZtggzM/?taken-by=mt_freemc
Matheus Vinicio/MT/18 anos/Madureira
Minha maior referência musical é o Renato Russo (Pelo simples fato de ser a primeira coisa que escutei, meu primeiro contato com a música, antes de Rap, antes de tudo, as músicas de Legião Urbana foram muito importantes pra mim, acredito que ajudaram muito na Pessoa/Mc que sou hoje e na forma de pensar que tenho hoje, mesmo ultimamente não escutando do tanto quanto eu escutava no passado, a primeira vez a gente nunca esquece!! Rs)
Ragnar, pois ele mostra que não importa se você vem do nada, você pode chegar até onde quiser com foco e esforço.
PAPATO CPC
https://www.instagram.com/p/Bk5tbSXAa3I/?taken-by=batalhadoreal
Jonathan Willian De Almeida/Papato CPC/16/São Gonçalo
Minha Maior referência na Música é o grupo Cone Crew, por tudo que já passaram e por tudo que conquistaram.
Luke Cage, que mesmo sendo imortal, luta pelo próximo.
THORMENT
https://www.instagram.com/p/Bks1cm1nYvL/?taken-by=batalhadoreal
Hugo Mariano dos Santos/Thorment/18/Santa Cruz
Elis regina me inspira muito, pela forma de interpretar, a forma que dava vida pra cada verso em forma de canto. Cartola pelas melodias marcantes. Beatles me influencia muito também, assim como Tiago Mac, Sant, Jean Tassy, entre outros. Todos que andam comigo e acreditam em algo maior pelo rap.
Anti heróis sempre são diferenciados da maioria.
Curtiram?
Como eu disse ano passado, “O Rap nacional Continua Ficar Cada Vez Mais Geek”, é muito interessante ver esse lado dos mc’s e cada uma de suas referencias, fiquem ligados, que mais conteúdo especial da Batalha do Real vem por ai!
Acompanhe a Batalha do Real nas redes sociais:
https://www.instagram.com/p/BldFFbtgvAK/?taken-by=batalhadoreal
Lembrando que a Batalha do Real vai acontecer no Rio de Janeiro, na Lapa, à partir do dia 20 de Julho.
- Yasmim se torna a atleta com mais títulos na história do Corinthians - 23 de setembro de 2024
- Museu Afro Brasil recebe projeção do Coletivo Coletores em sua fachada - 4 de dezembro de 2023
- Ted Lasso: O simples também é genial - 2 de agosto de 2023
- Como Jonh Wick não me deixou desistir do audiovisual - 30 de maio de 2023
- ARNETTE Underdog Festival agita SP nesse final de semana - 19 de outubro de 2022
Leave a Reply