Jorge Ben Jor, Rod Stewart, Gorillaz e Mos Def: Saca esse sample!

Qual a ligação entre Jorge Ben Jor, Rod Stewart, Gorillaz e Bruce Willis? A história se desenrola a partir de um plágio, e envolve até o Mos Def. Saca esse plágio sample!

A história do nosso post começa lá trás, em 1972, quando o cantor Jorge Ben Jor (Que na época se chamava Jorge Ben) lançou o disco Bencontendo a música Taj Mahal. Na época a música não tinha feito tanto sucesso, e um tempo mais tarde, Jorge Ben em parceria com Gilberto Gil regravou a música para o álbum Gil & Jorge: Ogum, Xangô, de 1975, dessa vez com novos arranjos.

E em 1976, Jorge Ben faz mais outra versão da música Taj Mahal e a lança no disco África Brasil, alcançando um sucesso maior do que as versões anteriores da canção. No final do mesmo ano o cantor lançou no exterior o álbum Tropical, que era em grande parte composto por releituras de seus maiores sucessos – incluindo a música Taj Mahal – e que chegou no mercado brasileiro apenas no ano de 1977.

Taj Mahal (1976) – Jorge Ben

 

A música Taj Mahal fez um sucesso considerável e estava sempre tocando nas rádios durante a segunda metade dos anos 1970. E durante o Carnaval de 1978 não foi diferente, a música estava tocando em todos os lugares: rádios, discotecas, blocos de rua – Seja lá em qual versão fosse, a música estava presente de alguma forma.

E foi no badalado feriado de Carnaval de 1978 que o cantor Rod Stewart resolveu vir curtir o Rio de Janeiro junto com seus amigos Elton John Freddie Mercury

O CARNAVAL DE ROD STEWART

O próprio cantor, anos mais tarde, contou que duas coisas marcaram essa sua visita ao Brasil: A primeira foi que no Carnaval ele conheceu uma atriz brasileira lindíssima (A qual ele nunca revelou o nome) e se apaixonou por ela, porém, a atriz era lésbica e não deu muita moral para o pobre Stewart. E a segunda coisa que o marcou foi uma música que tocava o tempo todo em todos os lugares, e que o refrão na saía da cabeça.

Após essa marcante viagem, Rod Stewart voltou para casa para produzir o seu novo disco, intitulado Blondes Have More Fun, que foi lançado no final do ano de 1978. O álbum vendeu feito água, principalmente por conta de uma faixa em especial, que ficou durante semanas entre as músicas mais ouvidas, isso em diversos países do mundo.

A música em questão era a Da Ya Think I’m Sexy?, que também fez sucesso aqui no Brasil, porém, os brasileiros ouviam aquela música de uma forma diferente do que os gringos. O refrão daquela música parecia um tanto familiar para o Brasil, e pouco tempo depois Jorge Ben também reconheceu aquele refrão e o resultado não foi outro: Processo nas costas Roderick David Stewart!

O nosso amigo Rod Stewart até tentou se defender, mas não deu outra, ele acabou assumindo o plágio. Só que ele disse que não foi algo proposital, segundo ele, ele estava produzindo seu álbum logo depois de ter passado o Carnaval aqui no Brasil, e afirmou que de forma inconsciente acabou “criando” o refrão da música com base no refrão da música Taj Mahal, que tinha ficado na sua cabeça.

Da Ya Think I’m Sexy – Rod Stewart

Pra tentar se redimir, Stewart doou todo o lucro obtido com a música em 1979 para a UNICEF, e também fez um show no mesmo ano no Music for UNICEF Concert.

OUTRAS INSPIRAÇÕES

Só que parece que Rod Stewart não se inspirou apenas na música de Jorge Ben Jor. Ele também utilizou na música Da Ya Think I’m Sexy? um arranjo de uma música de outro cantor. Dessa vez se trata dos arranjos de violinos da música (If You Want My Love) Put Something Down on It do Bobby Womack. A única diferença é que ele aumentou um pouco o tempo da música e reproduziu os acordes em um teclado.

No entanto, com essa música não houve qualquer tipo de problema judicial ou acusação de plágio. Na verdade, Stewart parecia ter um bom relacionamento com o senhor Womack, e recentemente até estava confirmado para participar do último álbum dele, o que acabou não se concretizando por conta da morte de Bobby em 2013.

(If You Want My Love) Put Something Down on It – Bobby Womack

Bobby Womack talvez não seja muito conhecido no Brasil, mas é um dos principais ícones do soul americano e foi um artista muito importante para a música negra.

Entre seus inúmeros trabalhos, podemos falar da música gravada com o Gorillaz, que também teve participação do Mos Def – Curiosamente, Mos Def Rod Stewart já trabalharam no mesmo projeto, quando participaram do disco At.Long.Last.A$AP do A$AP Rocky.

A música gravada por Bobby Womack e Mos Def foi a Styloaquela tem um icônico clipe de uma perseguição de carros, com a participação do Bruce Willis.

Stylo – Gorillaz

UMA DAS MELHORES MÚSICAS DE TODOS OS TEMPOS

Plágios e processos a parte, a música Da Ya Think I’m Sexy? foi listada entre as 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos, segundo a Revista Rolling Stone americana, ficando em 308º lugar.

Jorge Ben Jor não é nem citado nessa lista.

Sobre Johnny Wilker

Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.
Compartilhe:
comments
About Johnny Wilker 57 Articles
Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*