Rap nacional esta ficando totalmente Geek e isso é Ótimo ! ( Parte 1 )

O Universo Geek e o Hip-Hop desde o começo estão juntos, mas poucas pessoas souberam falar explicitamente sobre os dois aos longos dos anos. Porém dos últimos anos pra cá tivemos uma verdadeira invasão nerd no Hip-Hop, e o que eram mais rimas com referencias se tornaram até musicas, Collabs em HQ’s, filmes e séries.

Isso tudo acontecia mais pro lado Norte-Americano do que aqui no Brasil, onde ser nerd e gostar de rap não te trazia muitos amigos no intervalo da escola. Porém cada vez no nosso cenário, os MC’s estão usando referencias de Animes, Séries e Filmes, que existia no passado até alguns sons com algumas referencias, mas era um nicho bem determinado e seleto de artistas como por exemplo o Emicida que sempre deixou claro ser um legitimo nerd, Parteum que sempre fez diversas referencias e outros nomes como Mamelo Sound System, Inumanos e etc.

Esse som dos Inumanos dos mestres Aori e Dj Bãbao é cheio de referências, fora o próprio nome do grupo que já é uma referencia né:

“Rapper Hank MCcoy, fera de pelo azul
minha dentada dói do meu domínio não há recuo
preso entre minhas presas seus ossos se esmagam
preso entre minhas presas sua pele se rasga
minha língua é elástica, minha saliva soda cáustica
de dia mero escriba à noite criatura fantástica”

O Mamelo Sound System sempre operou nos conceitos do Afrofuturismo:

“10-9: há vida além desse planeta e não é preciso que ninguém me prove.
8-7: minhas conquistas, listadas em tópicos, cabem em um disquete.
foi pouco um lugar ao Sol, vou além do Sol, desse quintal, além do virtual, pra real.”

Parteum é um rapper bem complexo, mas desde seus tempos de Mzuri Sana ele trás referencias nerds em suas linhas:

“Eu enfio o mundo inteiro num disquete, abro a sessão e
aumento o som fazendo “rap du bom”, lutando como Qui-Gon, entenda.
A Força está comigo onde quer que eu vá. Numa festa em San Diego ou numa van perto da Arapoá”.

Qui-Gon Jinn é um dos Jedis mais famosos, ele é o mestre de Obi-Wan Kenobi.

Rap
Qui-Gon interpretado por Liam Neeson em Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma

Nessa entrevista do Emicida para o canal LoadComics ele fala como os quadrinhos o Influenciaram:

O Rap Nacional no passado sempre teve as referências, mas agora é algo mais aberto, o público também mudou, os mcs de hoje estão assumindo uma postura mais abertas nos temas sem se preocupar com julgamentos de público ou crítica isso só faz a cena crescer e atrair um novo tipo de público que pode trazer grandes frutos pro rap.

Vou listar abaixo uma pequena lista de artistas que estão falando abertamente sobre seu lado nerd, fazendo trabalhos incríveis, totalmente diferentes de toda cena e estão começando a cada vez mais ganhar destaque e notoriedade, aproximando pessoas que antes tinha uma visão bem precária do Rap Nacional .

Brilhe e Deixe Brilhar – Méqui HuÊ (Remix Especial Final do CBLOL 2016)

Méqui HuÊ ou Mamutizeroonze é um nome conhecido tantos pelos nerds ou pelo tanto de batalha que ele ganhou nessa vida. Mamuti criou um canal no youtube com um alter ego chamado Méqui HuÊ onde fez diversos sons com a temática nerd, sons sobre LOL e animes. Fora, parodias com seu outro canal o “Comes e Raps” onde ele faz dupla com o TVS.
Pra aproveitar, o Mamuti está organizando um circuito de batalhas de rima em SP você pode conferir aqui!

Rick Sanchez – Eloy Polemico | Tadeu Msour | Estranho (Rancho Mont Gomer):

A rapaziada do Rancho Mont Gomer fez uma musica chamada Rick Sanchez em homenagem ao personagem do desenho Si-fi Rick And Morty. O som é cheio de referência ao desenho e se você é fã da série sem duvidas vai curti muito essa viagem. O som é primeiro single de “A Procura da Batida Rancheira vol. 1” que sai esse ano, o rapper Eloy polêmico que é do selo e participa do som irá lança um álbum chamado Dovahkiin e quem jogou Skirim sabe muito bem do que se trata. Vale também citar o Estranho que quem acompanha o trabalho sabe que ele é um cara totalmente nerd e tem musicas lotadas de referencias.

Scooby – Black (Primeira faixa da mixtape de mesmo nome)

O produtor Scooby ELegante é uma das pessoas que estão lançando diversos trabalho totalmente nerds, inclusive já lançou duas Mixtapes temáticas com o universo de Dragon Ball. Fica até difícil escolher um som desse rapaz, mas escolho a 1ª faixa da Mixtape Black que leva o mesmo nome, onde ele faz uma analogia do vilão de DBS com nosso dia a dia e sua personalidade. Esse ano Scooby já lançou duas mixtapes temáticas e até fim do ano virão mais e você pode conferir mais sobre os projetos aqui!

 Young Buda – Riders ft. Chabazz, Mano Will (U.L.O), Kado (U.L.O)

Young Buda tem um trabalho totalmente nerd, suas musicas são todas em referências a animes, ele mescla sua linhas com a cultura de quebrada e até mesmo pra quem curte Tunnar os carros rs. O fato é que o artista da Sound Food Gang esta ganhando cada vez mais espaço esse som “Riders” é uma referência a clássica canção Riders On The Storm do The Doors que faz parte da trilha de Need For speed Underground 2. Fora que Chábaaz e o grupo U.L.O também lotam suas linhas de referências no som.

niLL – Nego é Bruxo

Eu poderia por diversas musicas do niLL aqui, mas destaco essa pois poucas vezes vi algum rapper citando o universo de Harry Potter em uma musica, o artista de Jundiaí fez bem isso em “Nego é Bruxo” com diversas rimas engraçadas, esse som sem duvidas tem que estar ta na sua playlist. niLL também tem musicas como Atari e Atari pt2 onde ele sampleou Side Pocket e quem jogou no SNES vai até chorar, no mais escutem Regina!

Lester – Tec Toy (prod. Estranho)

Leste é um cara engraçado e nunca escondeu que é um nerd. O seu trabalho A.Q.T.I.A.V é uma prova disso, praticamente todas as musicas tem referencias nerds. E lester deixa bem claro que é um nerd do rap, fã do comediante Louis CK suas musicas carregam diversas piadas, jorrando referencias a todos os lados. Destaco esse som Tec-Toy por ser cheios de referencias e um som falando da empresa brasileira que traduziu vários jogos do Master System e Mega Driver merece o destaque.

 

Yannick Pt Zorack & Venom (Ascendência Mista) – Também Conhecido Como Afro Samurai 

Yannick fez um álbum dedicado ao anime Afro-Samurai onde praticamente reconta a historia do anime em cada canção. E agora ele até se auto denomina Afro Samurai, destaco esse som com os lendários  Zorack & Venom do Ascendência Mista.

Essa é a primeira parte dessa matéria, na segunda parte citaremos mais artistas que estão trabalhando com essa temática e um pouco mais da historia, na terceira parte um pouco da galera lá de fora! E porque não um vídeo em breve ? Fiquem ligados…

Sobre Carlos Alberto F Pires

Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!
Compartilhe:
comments
About Carlos Alberto F Pires 874 Articles
Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*