Mulheres no RAP: Lady Leshurr
Mulheres no RAP: Lady Leshurr

Mulheres no RAP: Lady Leshurr

Nessa primeira edição de mulheres no rap escolhi uma das principais rappers inglesas que está a frente do grime: Melesha O’Garro. Conhecida como Lady Leshurr, nascida em Birmingham na Inglaterra, criada com pais caribenhos, rodeada de muita musica desde quando era bebê, aos 6 anos já era fã de Sister Nancy e Bob Marley e escrevia suas próprias musicas e poemas.

Aos 14 anos ela lançou duas mixtapes ‘Unleshurr’ e ‘Last Second” em um clube ao lado de sua casa, em 2009, conseguiu um papel no filme ingles “1 Day”, e a partir dai ela começou a chamar atenção e se mudou para Londres para se jogar na sua carreira, em 2010 lançou seu primeiro EP “Every Little Counts”, em 2011 ganhou a categoria de Melhor Rapper Feminina no ‘Official Mixtape Awards’ em Londres e em 2013 ela lançou sua marca de roupas “Friggin L” que é o nome de umas de suas inúmeras mixtapes, começando assim seu império.

Lady Leshurr hoje é considerada umas das figuras mais respeitadas do grime/UK rap, com apresentações já feitas ao lado de grandes rappers como Kano, Stormzy, Skepta, D Double E, Gyptian, entre outros. Ela consegue representar a força feminina em uma linha muito forte, pois suas habilidades no freestyle são bem variadas, e o seu speed flow pode ser comparado com o de Busta Rhymes, se não está no mesmo patamar.

19021568_941161656027125_1929982202_n

Em suas entrevistas sempre tem uma postura consistente e resistente, em 2013 em uma entrevista para o The Guardian ela protestou sobre a indústria não saber como lidar e o que fazer com o marketing das mulheres e que a melhor estratégia deles é geralmente por uma mulher contra a outra, ela alegou que a Atlantic Records a abordou só porque eles a queriam para gravar uma trilha diss para a Nicky Minaj, sua resposta para isso foi : ” A mídia tenta fazer alguma briga imaginária acontecer, e eu odeio isso. Eu sou tudo sobre o empoderamento feminino, eu sou uma representante, então eu nunca vou colocar uma mulher para baixo. Eu nunca vou estar nessas brigas por tolice”. Em todas as suas aparições ela sempre deixa claro suas posições perante a mulher rapper na mídia, e como não gosta de ser separada por “rapper feminina”, pois acredita que o fato de ser mulher não muda sua capacidade como rapper.Ela também constantemente relembra de onde veio, com seu sucesso na “Terra do Tio Sam”, chama atenção com seu sotaque britânico/caribenho. Em suas palavras: “Ser negra já é algo importante. Especialmente uma mulher negra, então acrescente isso a ser de fora de Londres, e eu assinalo todas as caixas! Mas eu estou quebrando todas essas barreiras”.

“Eu não pensava sobre isso até então, mas sim,  nós não temos o respeito que nós deveríamos. Nós somos muito varridas para debaixo do tapete, tipo ‘Oh, é só ela’, … Nós continuamos no lugar do ‘bom para uma garota” e isso é realmente horrível, mas essa é uma das coisas que eu quero quebrar. Eu quero ter a certeza que seremos nomeadas ao lado destes grandes artistas…”

Leshurr ficou muito conhecida em 2015 com seus videos de freestyle “Queen Speech” (Rainha do discurso), onde ela rima em alta velocidade em um jogo de palavras, com algum tema engraçado que faz com que a musica flua de uma maneira bem divertida e agradável. Depois da fama dos seus vídeos, finalmente, em 2016 ela assinou com a gravadora RCA onde está até hoje.

Essa é uma das rappers que vale a pena conhecer, não só pelo seu esforço mas também pelo seu grande talento onde criou seu própria estilo dentro do grime e hoje é reconhecida mundialmente.

 

Sobre Gabriela Sobreira

Gabriela, 25 anos, zona leste de berço, criada no punk ao rap, artesã, feminista, viciada em livros, música e tênis.
Compartilhe:
comments
About Gabriela Sobreira 5 Articles
Gabriela, 25 anos, zona leste de berço, criada no punk ao rap, artesã, feminista, viciada em livros, música e tênis.

1 Comment Posted

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*