Cidade de Deus

​Cidade de Deus: curiosidades do filme que nem todo mundo sabe

Há mais ou menos 15 anos atrás o filme Cidade de Deus causava um enorme barulho no cinema nacional e internacional.

O longa-metragem Cidade de Deus conquistou e dividiu opiniões da critica e do público na época. Até hoje ele é considerado como um dos melhores filmes brasileiros, e levou o nome de nosso cinema para fora do país de uma forma que não se via há muito tempo.
Mas depois de tantos anos ainda há curiosidades que nem todos sabem. Então resolvemos fazer uma lista com algumas curiosidades sobre o filme.

1 – Comunicação sem falhas:

O filme foi gravado no início dos anos 2000, e na época telefone era algo raro, ainda mais nas comunidades, da onde vinha a maior parte do elenco. E para se comunicar a produção do filme mandava telegramas para os atores, combinando os horários e os locais das gravações. Por mais incrível que pareça, durante os dois meses não houve qualquer problema por ausência de atores durante as gravações do longa-metragem.

2 – Elenco inexperiente:

O elenco do filme foi formado por moradores de comunidades do Rio de Janeiro que em sua maioria não possuiam qualquer experiência com atuação. O teste de elenco foi feito com mais de duas mil pessoas e depois de ter escolhido os atores, foram realizadas semanas de aulas de atuação para aprimorar o realismo de cada interpretação.

3 – Irmãos na vida real:

No filme, Cabeleira e Bené são irmãos,  e na vida real também! Os atores que interpretaram o Cabeleira e o Bené (Na fase adulta) são irmãos na vida real, são eles Jhonathan e Phellipe Haagensen.

4 – Apostando tudo ou nada:

O diretor Fernando Meirelles apostou em um montador praticamente inexperiente, o jovem Daniel Rezende ainda não tinha muita experiência no cinema, mas ganhou um voto de confiança. O resultado todo mundo já sabe: uma das melhores montagens narrativas de todos os tempos no cinema nacional.

5 – Baseado na vida real:

Quase todos os personagens do filme foram baseados em pessoas reais. Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha existiram de verdade, assim como as amizades e os conflitos. O personagem Cenoura não existiu na vida real, mas foi baseado no traficante Ailton Batata.

6 – Seu Jorge:

Essa é meio óbvia, mas para quem nunca reparou, o personagem Mané Galinha é interpretado pelo cantor Seu Jorge.

Sobre Johnny Wilker

Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.
Compartilhe:
comments
About Johnny Wilker 57 Articles
Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*