Notorious B.I.G.

Qual a ligação entre The Notorious B.I.G., Duran Duran e Jimi Hendrix? Saca esse sample!

Alguns dias atrás eu assisti o filme Donnie Darko (Meu coração está queimando para fazer uma postagem sobre esse filme) e em uma das cenas há uma apresentação de dança, onde começa a tocar aquele refrão marcante “No-No-No-Notorious”, e eu crente que já ia começar a tocar um Notorious B.I.G., porém, não foi nada disso. E então surgiu a ideia de fazer esse post.

Mas afinal, qual a ligação entre The Notorious B.I.G.Duran Duran e Jimi Hendrix (+ Donnie Darko)?

A música do B.I.G. em questão é a “Notorious B.I.G.” que está em seu primeiro álbum póstumo, denominado “Born Again. A música foi lançada em 1999, e tem a participação do Puff Daddy  (Que mais tarde mudou seu nome para P. Diddy porque sua mãe era fã do Didi Mocó Clique e entenda a brincadeira) e da Lil’ Kim. O clipe dessa música não tem a participação do Notorious (Por motivos óbvios), mas mesmo assim é muito bom, e é protagonizado pelo ator Tracy Morgan (O Pequenino, Um Pobretão na Casa Branca, Saturday Night Live).  No final do clipe há uma festa glorificando o Notorious B.I.G., que conta com as presenças de 98 Degrees, Krayzie Bone, Thug Queen, Cuban Link, Wish Bone, Missy Elliott, Nas, Jennifer Lopez, Mase, Lil’ Cease e Fat Joe.

O verso cantado pelo B.I.G. foi retirado de uma música inédita gravada em 1995, chamada “Real Niggas (Road To Riches)“, mas que também só foi lançada postumamente, em 1998 no álbum “The Pac & Biggie You Never Heard.  Dessa música foi utilizado somente o terceiro verso.

Abaixo segue o clipe de “Notorious B.I.G.“, e mais abaixo o áudio de “Real Niggas“:

 

A música e o clipe foram feitos por iniciativa do Puff Daddy, que além de homenagear o Biggie, também viu nisso uma forma de manter o sucesso de sua gravadora e ganhar muito dinheiro. Então ele se juntou com a Lil’ Kim  (“Viúva” do Notorious) para fazer a letra, e usou o refrão marcante da música “Notorious” do Duran Duran para fazer o refrão da faixa em questão. E é essa música que aparece na cena de Donnie Darko.

A música “Notorious” foi gravada pelo Duran Duran em 1986 no álbum também denominado como Notorious.

Segue abaixo o clipe da música “Notorious:

O que o Jimi Hendrix tem a ver com isso?

Então já falamos sobre Donnie DarkoTracy Morgan e até sobre o Didi Mocó, mas onde o Jimi Hendrix entra nessa história? Na verdade, o Jimi não tem uma ligação direta com essa música. Porém, a Nona Hendryx tem!
Nona Hendryx é uma cantora norte-americana que não é muito famosa no Brasil, mas que nos EUA possui uma pequena fama, e fez parte do trio Labelle, o qual fez sucesso com a música “Lady Marmalade“. A grafia do sobrenome da família de Nona originalmente é escrito com “i”, ou seja, Hendrix. E aí o Jimi entra na história, a ligação dele com tudo isso, é porque ele é simplesmente o primo famoso de Nona Hendryx.

Nona após ter saído do trio Labelle se arriscou em sua carreira solo, mas não vingou muito. Porém, uma de suas músicas foi usada no sample de “Notorious“. A música utilizada foi seu single “Tranformation“, lançado em 1983. A batida de sua música foi combinada com o refrão e o instrumental do Duran Duran, e então surgiu a faixa principal desse post.

Segue abaixo a última referência desse post, a música “Transformation” da Nona Hendryx:

Fontes: Rap Genius, WhoSampled, Wikipédia.

Sobre Johnny Wilker

Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.
Compartilhe:
comments
About Johnny Wilker 57 Articles
Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*