Nossas 13 indicações de clipes do Rap Nacional em 2016

Salve Manos e Minas.

Nós do Black Pipe Entretenimento nos reunimos com a galera do Starbox e fizemos uma lista indicando 13 clipes de 2016 que merecem uma atenção na perspectiva CLIPE.
Lembrando que é uma lista que conta com o ponto de vista ‘técnico’ e da nossa opinião que não somos especialistas no assunto, então ela pode não conter seu rapper favorito porque vamos falar do clipe e não da musica em si, destacar coisas como fotografia, criatividade e sincronia.

Bora Pra Lista…

• Rael – Minha Lei Feat Apolo e Ogi (Direção: Rodrigo Zanchini)

Nostalgia é o que resume esse vídeo, gravado nos picos mais badalados de rap no centro de São Paulo. O clipe retrata a época de ascensão de alguns nomes da cena voltando a “Rinha dos Mc’s” com as participações do Criolo com o DJ Dandan o clipe nos leva numa viagem para aquela época. Além de participações de vários nomes, como Mano Brown, Emicida, Projota, Rashid, DJ Marco, DJ Nyack, DJ Will, DJ Soares, DJ Kiko, Daniel Ganjaman, Ogi, Massao, Apolo, Msário, Max B.O, Tiago Red Niggaz, Slim Rimografia, Dois Africanos, DJ Kefing, Gulliver, Pump Killa, Rappin Hood, Thaide, Jota Ghetto e muitos outros. O clipe é um convite ao passado com foco no presente. A fotografia do clipe é linda e retrata as batalhas de Mc’s que marcou época e praticamente deu start pra essa nova ascensão do RAP que temos hoje no Brasil.

 

• Rodrigo Ogi – Virou Canção (Direção: Gabi Jacob)

Falando em nostalgia nesse clipe o Ogi pegam um sentimento nostálgico que muitos de nós já tivemos, porque  praticamente todo mundo já teve um amigo que acaba se perdendo em caminhos errados. Esse vídeo resgata aquele sentimento de saudade de quem já perdeu alguém próximo para essas paradas e faz nos lembrar dos momentos da nossa infância, que hoje fazem muita falta como aquele futebol no campinho ou de ouvir aquele toca fitas…

 

• Rico Dallasam – Esse Close eu dei (Direção: Nicole Fischer e Amadeo Canônico)

Representatividade talvez essa seja a palavra. Rico Dalasam, chegou com o close certo nesse clipe, uma bela fotografia com uma mistura meia egípcia misturada aos anos 90 só temos uma coisa a dizer “Esse clipe é Glamour total”. Um figurino belíssimo tanto do Rico quanto dos Atores, totalmente extravagante, luxuoso e até Gangsta por que não ?  Esse close com certeza é um dos melhores do ano!

 

• Racionais MCs – Um Preto Zica (Direção: KondZilla)

Que Kondzilla é um dos melhores VideoMakers do Brasil isso não temos duvidas. Ai você junta esse cara com os pretos mais zikas do Brasil ? O resultando é esse clipe maravilhoso, no melhor estilo Gangsta, com um figurino bem classe e com cara de trailer de filme de hollywood, Os Racionais Mc’s fizeram a escolha certa para a produção do vídeo. Quem achava que o Kondzilla só fazia clipes de Funk, deve ter se surpreendido com esse clipe que tem uma temática totalmente diferente dos clipes que estamos acostumados a ver por aqui. Sem sombra de duvidas é um dos melhores do ano!

• Emicida – Chapa (Direção: Emicida)

Emicida faz homenagem as vitimas da violência policial nesse clipe, junto das Mães de Maio. Mesmo sendo um clipe simples no ponto de vista de alguns, ele consegue traduzir perfeitamente a sua musica em imagens, mostrando as faces de saudade e do sentimento da perda de um ente querido, com a fotografia muito detalhada e bem construída é um clipe bem escuro, traduzindo os relatos em imagens onde nos emocionamos com os rostos das pessoas apresentadas no clipe.

 

• Karol Conka –Maracutaia

 O clipe conta com a participação de Tais Araújo e Lazaro Ramos aquele casal que parece que saiu dos livros. O clipe tem uma referencia total ao Afro Futurismo, Lady Gaga e até a Madonna, com uma paleta de cores muito colorida. Destaque para os figurinos que a Karol apresenta e também e para o modo que Tais e Lazaro interpretam muito bem no clipe novidade, Lázaro  interpreta um boneco de ventríloquo passando por alguns cenários bem coloridos e contracenando com a Tais. Nem precisamos dizer que a Karol Conka Lacrou com esse clipe né.

• 3030 – Atemporal (part. Froid e Rodrigo Cartier) (direção :Pedro Coqueiro)

Esse clipe é a prova de que não é necessário uma produção muito complexa pra montar algo que se encaixe perfeitamente à música. O som dos caras do 3030 com participação do Froid e do Rodrigo Cartier tem uma pegada mais calma e densa, e o clipe com tonalidade escura, num ambiente chuvoso e sombrio retratou isso da melhor maneira possível.

 

• Rincón Sapiência – Ponta de Lança ( Direção : Jonah Emilião)

Os pretos e a Quebrada foram bem representados pelo Rincó Sapiência nesse clipe. Em ponta de lança o destaque como de costume é seu bairro, Rincón apresenta a Cohab 1 região do Arthur Alvim, Zona Leste de São Paulo onde vemos muitas pichações o barzinho da quebrada, e seus diversos prédios.

“o clipe foi gravado com uma câmera Sony vx2000, trazendo naturalmente a textura dos vídeos antigos, ou seja, da época em que o MC ocupava lugar de destaque no rap brasileiro” – retirado da descrição do vídeo no youtube.

Enquanto todos hoje usam filtros pra representar algo antigo, o diretor Jonah Emilião resolveu resgatar o antigo e grava o clipe inteiro a essa maneira, e ficou simplesmente gênial. O clipe também destaca imagens de negros dançando danças tradicionais africanas causando uma sintonia perfeita entra as regiões e encaixando perfeitamente na musica.

 


• Tássia Reis – Se Avexe Não (Direção :
Athos Souza)

Cotidianos, viagens, família e lugares. Esse clipe tem uma fotografia maravilhosa, você se sente parte da família da Tássia, a sincronia com a musica nem precisamos dizer…
Nós literalmente entramos no cotidiano da cantora, sentimos essa parte da sua vida e nada mais bonito do que vermos esse final de tarde com aquele belo por do sol. Terminamos com um abraço de aconchego da mãe da Tássia que sentimos como se fosse a nossa própria.

 

• Nill – Minha Mulher Acha Que Sou o Brad Pit (Direção: Nill)

Criatividade define esse clipe que na realidade é um misto entre Clipe/Lyric Video. Uma das coisas mais criativas do ano, a musica praticamente foi encaixada perfeitamente em um caderno de desenho, com desenhos feitos a mão onde em cada fala é passado para próxima folha, e isso é incrível por mais que seja simples, é criativo demais e você percebe que essa é a intenção. Nill soube exatamente traduzir sua musica em simples desenhos num caderno e outra curiosidade legal é que essa musica foi lançada de uma maneira totalmente diferente, onde quem mandava o numero nos comentários recebia o som via Whatsapp, seria essa uma revolução em forma de divulgação?

 

• VNS –  Desejos de Rua (Direção: Ale Menezes)

 O jovem rapper da zona sul de são paulo VNS, Conseguiu  fazer um clipe simples mas com bastante criatividade. Em “Desejos de Rua” temos uma ótima direção do Ale Menezes, O clipe tem referencia direta ao clipe “Fast Lane” do Royce 59 com o Eminem, outro destaque é a fotografia muito bem definida. Um dos melhores do sem duvidas pela criatividade com baixo orçamento.

 

• Nego E – Lua Negra (Direção: Nego E)

A fotográfia contrastada do clipe é realmente linda, combinando com a abordagem de um tema forte que é questões raciais, o clipe de na minha opinão é o lead single do Álbum Oceano do Rapper Nego E. O Figurino do clipe é uma coisa a se destacar também combinando com temática do clipe com uma parada bem Dark.

Focado na representatividade do negro, com relatos de abusos policiais isso faz lua negra ser um dos melhores clipes do ano, fora as participações de  KL Jay, Drik Barbosa, Kelen Lima e MC Soffia. Que deixam o clipe muito mais completo.

• Manda Nudes – Família MV

Apesar do remix de “Down in the DM” do Yo Gotti não se destacar pela qualidade musical, a produção do clipe é de cair o queixo. Com uma fotografia impecável, uma ótima edição e uma excelente direção, o clipe tem uma pegada bem urbana, e conta com vários frames e takes de impressionar. Sem dúvida elevou o nível na questão de produção visual, por isso faz parte dessa lista.

 

 

Sobre Carlos Alberto F Pires

Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!
Compartilhe:
comments
About Carlos Alberto F Pires 874 Articles
Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*