13 diss que você Respeita !

Em tempos de Sulicidio e Disscarrego  resolvemos fazer uma lista com 13 Disses que Voce respeita!

0311-music-50cent-005
Aquele Imagem que nem precisa de legenda!

Mas a proposito o que é diss?

Diss ou Diss Track é quando um MC ataca outro em uma musica. Em muitos casos com punchs lines, outros em entrevistas, e até em shows são usados para atacar o adversários.

Muitas Disses são pura armação geralmente para promover um álbum ou single de um artista, pois atacando quem esta no topo você ganha visibilidade. Pelo menos no mercado americano isso acontece. Algumas disses já saíram do controle causando diversas brigas e até mesmo mortes. O maior exemplo disso é á classica ‘Beef’ 2Pac x Big.

Vale lembrar que desde a sua criação o Hip-Hop sempre teve competições, Então quando dizem que “Rap é União” isso não é 100% verdade, outro ponto que vale ressaltar é que nem sempre uma diss vem anunciando seu alvo, e acaba pegando em todo mundo e provocando diversas reações que fazem o mercado se movimentar e gera varias respostas e indiretas, um grande exemplo é quando Emicida Lançou Insonia e um pouco do efeito que Sulicidio causou aqui no Brasil.

Introduções introduzidas bora pra lista …

1 – Ice Cube – No Vaseline (N.W.A diss)

Quando eu era criança em muitas das festa de Aniversários que eu participei. Escutava muito essa musica, as pessoas dançavam, cantavam e realmente naquela época na periferia com falta de informação que tínhamos ninguém imaginava que essa música era uma diss rs.
Na realidade nem eu sabia o que era, quando fui chegando na minha adolescência, com a chegada da internet e da nossa MTV e seu glorioso Yo Raps que deus os tenha. Eu comecei a pesquisar as traduções, descobri o que era um diss e lembro até hoje minha reação a essa linha de No Vaseline:


 “Quando Maior a Bala, Maior o buraco quem se Importa com o Mc Vilão(Mc Ren)? Vocês vão se f**#@ Rápido, O Pau do Eazy -e tem cheiro da merda do Mc Ren” – HAHAHAAH Pesado o mano Cubo de Gelo.

2 – Gucci Mane – Truth (Young Jeezy Diss)

Gucci e Jeezy já tiveram vários problemas, um deles envolvendo ate um tiroteio. Onde Jeezy ofereceu uma grana para quem roubasse a corrente do Gucci a famosa “SO ICY“, uma rapaziada foi tentar pega a corrente resultado foi… Um pro caixão e Gucci ainda por cima saiu ileso das acusações. Quando parecia que tudo estava ficando suave entre eles Gucci tinha anunciado ate um feat com Jeezy em sua nova mixtape, porém Jeezy em uma entrevista em radio questionado sobre o a participação:

“Esse nego tem um sorvete tatuado na cara, não da para levar a serio ele é um retardado” hahahaha Sorvete na cara fica difícil defender em Gucci.

Eis que ele lança “Truth” que é uma diss com tanta parte pesada, que nem sei qual minha favorita mas gosto muito dessa linha aqui

“Eu fiz uma música com Keyshia Cole e eu sei que você ainda sente falta dela, Mas Puff estava transando com ela, enquanto você se apaixonava “ S I N E X T RO M E R M Ã O!

 

3 – 50 Cent – I’m Not Rich Still Lying (The Game Diss)

Eu poderia fazer uma matéria inteira sobre as brigas do 50 Cent. Principalmente sobre sua treta com o The Game, até porque o que tem de Diss dos dois lados fica ate difícil falar, mas uma que não é muito conhecida e é uma das Disses mais engraçadas que já ouvi é “I’m Not Rich Still Lying“, o Meio Dollar chega pesado imitando o rival como se tivesse Interpretando ele hahaha é só risada e  como rima destaque familia eu escolhi essa aqui.


“O que tem se eu já fui Striper ? Mesmo que eu nunca tenha pego numa arma, Eu sou de compton Nigga!” hahahaha Escrita não fica tão interessante assim, mas escuta essa parada…

 

4 – Baco do Exu do Blues part. Diomedes Chinaski – Sulicidio (Diss Felp, Ret, Nocivo, Dalsin e Etc.)

Pensei muito se deveria ou não colocar essa musica na lista e parando pra pensar nos efeitos que ele causou, realmente ele deve estar aqui. BacoChinaski realmente conseguiram um grande efeito com essa musica e eu realmente concordo com os motivo que eles alegaram em entrevista sobre ela, até porque o mercado do Hip-Hop no pais deixa de lado diversos artistas ótimos,  principalmente os do eixo norte/nordeste que culturalmente é uma das regiões mais ricas nas formas de arte no Brasil.

Essa musica fez todo mercado se mexer, tanto que vieram vários remixes e algumas respostas pra ela. vou destacar algumas coisas que achei boa no som.

Primeiro o beat produzido por Sly e Mazili, cara que instrumental sensacional. Outro ponto é essa M U L T I S I L A B I C A PESADA do Chinaski

“Como é que você nunca ouviu falar,nos bruxos lendários do Norte Dos números raros da sorte,não convém ao lobo no covil falhar “

E por ultimo essa linha do menino Baco.

Exu do blues não é Kendrick, control, assumo o controle do seu rap remoto

vim pra plantar a disgraça, não pra tirar foto Meu rap é pipoca num é bloco ”

Fora todos os ataques que deixo para vocês ouvirem no som rs #NordesteCarai

5 – T.I. – What Up, What’s Haapnin’ (Shawty Lo Diss)

T.I e Shawty Lo são dois rappers de Atlanta, onde pode se dizer que a porrada come mesmo e é Poucazideiá IRMÃO tipo BamBam.

Eles tiveram alguns desentendimentos, mas aquele papo de “eu sou mais rua que você” estilo Nocivo Shomon só que uma parada real mesmo, Shawty Lo chegou até a sair na mão com associados do T.I. no Dirty Awards. Depois de algumas disses de ambos os lados T.I. lança “What Up, What’s Haapnin'” um claro ataque a Shawty Lo e uma das curiosidades mais engraçadas sobre o vídeo é que algumas cenas foram gravados na quebrada do próprio Shawty Lo rs.  Não precisamos dizer mais nada apenas essa linha aqui…
“Mas tudo bem, deixe os Nerds odiarem, porque na minha cara, as palavas são engolidas” T.I. mais conhecido como King em ATL!

6 – Cabal – Malleus Malleficarum (Emicida diss)

Eu nem lembro um porque exatamente, o real motivo da treta, até porque tiveram vários episódios desde de as tretas no Orkut até a Batalha de Freestyle, mas lembro que o Cabal já estava começando a perder espaço no Mainstream e o Emicida estava vindo em uma ascensão enorme. Depois de algumas farpas trocadas no Twitter e do Cabal mandando uma carta aberta para o seu rival pedindo para fazer “Um evento beneficente pelo Rap com artistas escolhidos pelos dois” e nessa carta o Cabal disse

“Eu escrevi uma letra que não quero gravar, mas se você recusar a minha oferta, vai ficar claro que você não quer o crescimento coletivo e eu vou ser obrigado a mostrar que você é um indivíduo egoísta que quer ver só o “seu “Rap grande” 

Depois da obvia recusa do Emicida ele veio com a musica Malleus Maleficarum e essa foi realmente a ultima musica relevante do Cabal.

Uma ótima diss e eu destaco essa linha aqui:

“E nada contra o Bonadio. Mas o que você falou veio a tona viu?

O dinheiro não te compra? (xiu) Dançou, caiu, no balanço do navio.
Traiu seus ideais para o Jô. O peixe morre pela boca, sujou!”

7 – Nas – Ether (Jay-Z diss)

Nas e Jay-Z por muitos anos ficaram naquela Guerra Fria uma indireta ali outra aqui, até que no Hot 97’s Summer Jam em 2001, Hov disparou essa aqui contra Nas 

“Perguntem ao Nas, ele não quer se meter com o Hov”

Nas não deixou barato e mandou um ataque em um freestyle, com isso Jay-Z aproveitou a chance e lançou a diss Takeover que é uma bela diss e até merecia estar na lista, mas a resposta do Nas a famosa e aclamada Ether é uma das musicas mais fodas do Hip Hop até hoje, é só ver essa linha aqui: 

“E foi o nome desse cara que você escolheu pra colocar na sua empresa ? Vamos entender a fita, eu transo com minas, você transa com os manos E agora você quer tomar o meu lugar maluco? Os malucos de Philly transam com os manos, você não vai pra um lugar bem seco uma caixa de madeira com 9 tiros da minha glock maluco” – Nas considerado por muitos o melhor rapper de todos os tempos.

 

8 – MV Bill – Falso Profeta (Pregador Luo diss)

Eu não lembro muito bem o motivo dessa treta, mas sei que foi o pregador Luo que começou com essa parada e a resposta do Bill foi aquela que você respeita rs. Já começando com o nome da musica “Falso Profeta (pára de Caô)” e essa linha aqui deve ter feito Luo se arrepender de ter mexido com o Bill:

“Venda sua alma, pra conquistar a fama. No kit vem um carro e uma modelo na cama não reclama, sua moral está na lama. A raiva te inflama, conheço sua trama. Bico sujo, que por nós é desprezado, se veio pra contar mentira, escolheu o cara errado”

9 – Canibus – 2nd Round K.O. (LL Cool J Diss) 

Tudo começou em 1997  na gravação da faixa  4, 3, 2, 1” Single do álbum Phenomenon do LL que contava com a participação dele de Method Man, Redman e Dmx que na época era um promessa do rap. Canibus que devido a esse verso “E aí, L, é um microfone no seu braço? Me empresta isso!” isso deixou Coll J  louco alegando que Canibus estava o atacando na faixa. sendo que claramente foi uma homenagem, LL Pediu para o Verso ser reescrito e Canibus se sentiu desrespeitado e fez esse novo verso aqui rsrs Rapaz…

“Eu sou o mano vivo mais foda, veja eu provar Roubo sua coroa com sua cabeça ainda grudada a ela Canibus é o tipo que irá lutar por microfones…”

E isso foi estopim pra gerar uma treta que rolou por muito tempo, tendo varias acusações dos dois lados e disso saiu essa diss aqui ”2nd Round K.O” e nesse som Canibus mostra todas as suas habilidades de Mc e essa linha aqui PELO AMOR DE DEUS JHOW!

” Os Manos de Verdade estão comigo, enquanto 99% dos seus fãs usam salto” HAHAHAHA que isso Canibus

10 – Boogie Down Productions – TH (Juice Crew diss)

Em 85 o grupo Juice Crew do Queens lançou uma música chamada “The Brigde”, que diz que o Hip-Hop nasceu no Queens, ela foi compreendida por KRS-One e seu coletivo “Boogie Down Productions (BDP)” como um argumento de que o hip-hop teria começado no Queens – quase uma ofensa! A briga então espalhou-se e a BDP lançou essa pedrada aqui “The Bridge is Over” essas linhas meio que acabaram com a Juice Crew:

“Manhattan fazendo Isso, Brooklyn Tirando, Bronx Continua Criando e Queens continua na falsidade” 

Em 2007, KRS-One gravou com Marley Marl do grupo rival, a faixa “Hip Hop Lives” e deixou tudo na paz, mas no dvd “Beef” o MC Shan chora ate demais por causa desse som.

11 – 2Pac – Hit em Up feat. Outlawz (diss Notorious BIG & Bad Records)

Todos conhecem a treta West Coast x East Coast, mas ela começou em 94 quando 2Pac foi báleado na porta de um estúdio em NY e afirmou que o BIG e Puffy Daddy eram os responsáveis, pelo fato deles terem lançado a música “Who Shot Ya ? – Quem Atirou Em Você ?” do BIG.

Ja estava rolando uma tensão e após algumas trocas de acusações Pac lançou a Diss que por muitos é considerada a “Maior Diss de Todos os Tempos” até porque acredito que o que essa musica causou no contexto geral do Hip-Hop seria difícil ver algo parecido nos dias de hoje.

O clipe do som já é um ataque direto e ofensivo a Big e Puffy, a letra então fica ate difícil escolhe qual é verso é destaque ali, até porque os membros Outlawz chegaram pesados e meu destaque vai para esse linha do Pac (Que Deus o Tenha)

“Antes de tudo, foda-se a sua mina e a sua banca toda, Lado Oeste quando saimos na correria, vamos todos equipados e daquele jeito, Você diz que é um malandro, mas eu comi a sua mulher, Nós fodemos com os bad boys, vocês tão fudidos pra vida toda”

12 – BG Knocc Out ft. Gangsta Dresta – DPG Killa (Tha Dogg Pound, Dr Dre & Death Row diss)

Death Row vs. Ruthless foi uma parada tensa também. Depois da saída do NWA, Dre e Eazy viraram inimigos o que gerou algumas disses e até pancadaria “Fuck Wit Dre Day” foi lançada por Dr. Dre e Snoop Dogg como uma ameaça a Eazy-E, que respondeu com “Real Muthappuckkin‘” essas duas todos conhecem, mas “DPG Killa” que não é muito falada é uma resposta a altura a Dre e Snopp e destaco esse verso do BG Knocc Out

“Eu sou o chefão aqui agora, conhecido como o Caçador de Cães, “Bow wow ypee Yay”, Vai me dizer que nunca ouviu isso? Eu sou um Assassino do Dogg, Porque o dia dos Doggs chegou”

13 – Eminem feat. DMX e Obie Trice ”Go To Sleep” (Ja Rule diss)

A treta do Ja rule era com 50 Cent e como o moeda tinha acabado de assinar com a Shady Records (Gravadora do Eminem), Ja Rule resolveu atacar todo mundo que fazia algo com ele atacou Dre, Bustha Rhymes, Snoop Doog e até o Eminem. Com isso rolaram varias disses dos dois lados e uma delas é a ”Go To Sleep” que faz parte da trilha sonora do filme “Cradle 2 the Grave” (Contra o Tempo ou Nascer para Morrer) que tinha como estrela Jet e Dmx que tambem tinha problemas com o Ja Rule e como não é novidade Eminem roubou a cena no som com esse verso:

 Isso não seria o bastante, porque nós, apenas vamos ser, inimigos, Enquanto respirarmos, eu nunca vejo, qualquer um de nós chegar a um acordo, onde podemos concordar não vai acontecer, não há razão você falando comigo, Você fala sobre a minha Filha, além disso, não falo inglês Então vamos brigar, e continuar brigando, ao menos, Você vai concordar, se encontrar comigo mano a mano” vai falar da filha dos outros Ja Rule, teve que vir cantar no Nação Tantan rs

Menção Honrosa

50 cent – How To Rob (Jay z, Mase,Bustha rhymes,ODB,e etc diss)

50 cent queria arrumar um jeito de entra no Rap Game de qualquer jeito e lembra do que disse no começo que “muitos artistas no mercado americano atacam quem ta no topo para se promover”, então ele fez isso mas ao contrario de atacar alguém especifico ele mirou quase a cena toda e citou até gente do passado hahaha. Eu poderia falar de um verso só mas a musica inteira é um barato e fez o meio dollar se torna o que é hoje fora que 50 cent e Diss é uma combinação perfeita, funcionou bem pra ele que até porque Jay-Z que estava no topo foi um dos primeiros a responder e todo mundo olhou “Quem é esse cara atacando o Jigga ?” o resto é historia haahaha. Escute esse som que poucos conhecem:

Essa foi nossa lista “14 disses Que Respeitamos”, gostaram?

Lembrando que são opiniões pessoas e não seguimos uma ordem de primeiro/ultimo apenas demos os números, não deixem de comentar e compartilhar e até a próxima!

Sobre Carlos Alberto F Pires

Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!
Compartilhe:
comments
About Carlos Alberto F Pires 874 Articles
Amante da cultura, Designer, Comunicador e Diretor Criativo da Black Pipe!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*