Silvio Santos

86 Fatos quase desconhecidos sobre Silvio Santos

Saiba mais de 80 fatos quase desconhecidos sobre Silvio Santos.

Ontem (12/12) foi aniversário do nosso querido Silvio Santos. O querido homem do Baú completou 86 anos de vida.

Silvio está mais jovem do que nunca, e cada dia que passa se torna mais amado por todos nós. É meio difícil de poder chegar a uma conclusão, mas acreditamos que talvez esse seja o auge de sua carreira na televisão.

É uma das únicas figuras públicas com índice de rejeição quase zerado. É raro encontrar um brasileiro que não goste de Silvio Santos. Ele é uma lenda vida, um mito, um exemplo de pessoa.

Nós do Black Pipe damos parabéns, e desejamos muitas felicidades ao melhor comunicador do mundo. Parabéns Silvio Santos!

E para comemorar o seu aniversário, o SBT criou uma lista com 86 fatos sobre o patrão, e nós do Black Pipe adicionamos um por conta própria no final da lista.

Segue abaixo a lista de 86 fatos (Listados pelo SBT) sobre Silvio Santos que poucas pessoas sabiam. E mais um fato bônus listado por nós do Black Pipe.

01 – Ao contrário do que muitos pensam, seu nome verdadeiro é Senor Abravanel.

02 – Ele só virou “Silvio Santos” quando seu nome ficou conhecido demais entre os concursos de calouros do Rio de Janeiro. Com isso, ele aderiu ao seu pseudônimo.

03 – Escolheu “Santos” porque acredita que os santos o ajudaram durante a vida.

04 – “Aos domingos, eu sou uma criança. Uma criança que brinca e que se diverte como todas as outras crianças. Aos domingos, eu procuro entrar nas casas dos brasileiros como uma criança, com o meu lado infantil”, declarou em seu programa.

05 – Tem seis filhas: Cíntia, Silvia, Daniela, Patricia, Rebeca e Renata.

06 – E tem 8 netos.

07 – O Baú da Felicidade pertencia a seu amigo Manoel de Nóbrega até a década de 1960, antes de ser comprado por Silvio.

08 – É o filho mais velho de Alberto Abravanel, um imigrante grego, e da turca Rebeca Abravanel.

09 – Ainda bem jovem, aos 14 anos, virou camelô.

10 – Foi um dos primeiros paraquedistas do Brasil, quando estava no exército.

11 – Foi um de seus tios que o ensinou a ser um vendedor. E foi exatamente este tio que o emprestou dinheiro para pegar o ônibus e ir a São Paulo.

12 – Apesar de adorarmos os aniversário de Silvio, ele não gosta de comemorar. Ele prefere passar a data anonimamente em sua casa de Orlando para evitar que as pessoas o parabenizem.

13 – O apresentador é destro.

14 – Ele tem horário pontual para dormir. Exatamente às 22h30.

15 – Ele acorda todos os dias às 5h, faz seus exercícios matinais e vai trabalhar.

16 – Sua canção preferida é “Eu Sei Que Vou Te Amar”.

17 – Quando tira férias em Orlando, Silvio tenta viver de forma anônima.

 
18 – Biografias são os seus livros favoritos.

19 – Quando está de folga, Silvio prefere se vestir com bermudas e camisas folgadas.

20 – Nos anos 1970, Silvio fez algo inédito (até hoje) na TV mundial, apresentando programas em 3 canais diferentes, TV Tupi, TV Record e TVS.

21 – E mais um recorde: ele já apresentou mais 115 programas diferentes.

22 – Ele é alérgico a perfumes e não usa sabonetes comuns.

23 – Pensando nisso, a Jequiti tem uma versão de perfumes para os alérgicos como Silvio.

24 – Ele já levou uma multa em Orlando, com um valor de US$ 25. Silvio, no entanto, recorreu. O apresentador alegou falta de dinheiro para um juiz. O resultado? Ele conseguiu abaixar o valor para US$ 15.

25 – Falando em carros, Silvio não tem motorista. Ele dirige o seu próprio carro para ir ao SBT.

26 – E por mais de 12 anos, Silvio dirigiu apenas um carro: um VW Passat 99.

27 – Um de seus grandes carros, Lincoln Town Car, está exposto no Museu do SBT.

28 – Em 2016, o Grupo Silvio Santos comemora 58 anos.

29 – Silvio é um dos grandes adeptos ao uso da internet. Mexe todos os dias e gosta muito de mandar emails e jogar os seus joguinhos online.

30 – Aliás, o que ele gosta mesmo é de assistir filmes. Com isso, usufrui bastante do Netflix.

31 – Ele até ganhou uma assinatura vitalícia diretamente do DONO.
Melhor vendedor.
32 – Apesar da Maisa Silva ter convicção, Silvio não é careca.
33 – Mas esse boato já é antigo. Em 1971, Silvio topou fazer a capa da revista “Melodias”, numa montagem polêmica com uma careca reluzente. Na verdade, ele queria deixar os maridos despreocupados, já que muitas mulheres o assistiam todos os domingos.

34 – Segundo sua camareira, Raimunda Maria da Silva, seu café da manhã consiste em quatro torradas, queijo, bife e um generoso copo de café com leite.

35 – O famoso cabeleireiro Jassa corta o cabelo de Silvio há mais de 40 anos.

36 – A amizade começou quando a antiga fornecedora de ternos do Silvio os apresentou. O animador gostou tanto do novo visual, que ele ajudou Jassa a erguer seu salão.

37 – Em 1970, Silvio comprou os direitos e passou a apresentar o Troféu Imprensa. Durante 12 anos, a premiação passou pela TV Tupi, Rede Globo e Rede Record.

38 – Em 1982, o Troféu Imprensa passou a ser comandado e transmitido pelo SBT, e continua até hoje.

39 – Seu característico microfone foi usado por mais de 40 anos em seus programas.

40 – Mas em 2014, Silvio deixou de usá-lo. Recentemente, ele explicou o real motivo de abandonar o acessório icônico.
41 – Ele já foi biografado em uma história em quadrinhos raríssima, lançada entre os anos 60 e 70.

42 – A HQ foi restaurada e será relançada em 2017.

43 – Aliás, Silvio adorava ceder contos para revistas.

44 – Silvio é descendente de Isaac Abravanel, um estudioso da Bíblia e um financista que ajudou a reerguer Portugal. Ele viveu entre 1437 e 1508.

45 – Nos anos 1980, Silvio comentou sobre a origem de sua família e se emocionou ao vivo.
46 – Ele e Manoel de Nóbrega construíram uma longa e forte amizade. Quando Silvio chegou a São Paulo, Manoel foi quem o ajudou. O animador considerou ele como um pai.

47 – Falando nele, a Praça da Alegria, que virou A Praça É Nossa, reestreou 1987, agora no SBT e apresentado por Carlos Alberto de Nóbrega. Silvio Santos foi o primeiro a fazer piadas no famoso banco, mas conseguiu emocionar muito em suas falas.
“Hoje estou aqui, não por você ser meu funcionário. Mas sim, porque você é meu irmão.”.
48 – Pode acreditar! Silvio Santos já fez fotonovela, uma febre entre os brasileiros nos anos 1970. E mais: ele fez par romântico com a cantora Wanderléa, no drama “Quando Nasce o Amor”.

49 – Seus cantores favoritos são Julio Iglesias e Roberto Carlos.

50 – O Programa Silvio Santos estreou em 2 de junho de 1963, na extinta TV Paulista. Ou seja, o programa já está há mais de 50 anos no ar.

51 – A marchinha icônica “Silvio Santos vem aí” foi composta por Archimedes Messina, em 1965. Naquele ano, Silvio adotou a música como abertura de seu programa dominical.
Lá! Lá! Lará! Hey!
Lá! Lá! Lará! Hey!
Lá! Lá! Lará! Lá! Lá! Lará! Lará!

Agora é hora de alegria!
Vamos sorrir e cantar!
Do mundo não se leva nada!
Vamos sorrir e cantar!

Lá! Lá! Lará! Hey!
Lá! Lá!

52 – Em 2001, a marchinha parou de ser usada. Mas em 2012, ela voltou a fazer parte da abertura do Programa Silvio Santos.
53 – Em 1993, o “Programa Silvio Santos” entrou para o Guinness Book, como o programa mais duradouro da televisão brasileira, que na época completava 31 anos no ar

54 – Mas antes de ter um programa fixo, Silvio já era uma figura conhecida na TV. Apresentou os sucessos “Vamos Brincar de Forca”, em 1960 e o “Apostando e Ganhando”, em 1961, ambos apresentados durante a semana.

55 – Silvio só conseguiu espaço no domingo quando Manoel de Nóbrega deixou vago o seu horário na TV Paulista.

56 – Mas antes da TV chegar ao Brasil, Silvio era um sucesso nas rádios a partir dos anos 1950.

57 – Silvio Santos não deixou de apresentar programas na rádio após ir para TV. Ele só parou no começo dos anos 1980, quando adquiriu a TVS.

58 – Muitos já sabem, mas vale relembrar: Silvio Santos já foi candidato à presidência do Brasil, em 1989, junto ao extinto partido PMB. Na época, dizia que não se importava com direita, esquerda ou centro. Ele se preocupava apenas com o bem do cidadão.

59 – Sua campanha foi curta, já que só conseguiu a legenda 20 dias antes da eleição. Em uma de suas propagandas, Silvio usou sua marchinha de “Silvio Santos vem aí” e a transformou em “Silvio Santos já chegou e é o 26”.
Ficou na boca do povo!
60 – Nestes poucos dias de campanha, Silvio chegou a liderar as pesquisas e estremeceu os principais candidatos da época. Infelizmente, Silvio teve sua candidatura cancelada pelo TSE.

61 – Quando está de folga, Silvio gosta de ler jornais e revistas. É leitor fiel da revista Veja e da Folha de S. Paulo, e ouve todos os dias a Jovem Pan AM.

62 – Em 1977, passou por uma das maiores tristezas de sua vida. Sua 1ª esposa, Maria Aparecida, faleceu por decorrência de um câncer. Tiveram duas filhas juntos.

63 – Algum tempo depois, Silvio se casou com Irís Passaro, com a qual é casado até hoje. Com ela, nasceram quatro meninas.

64 – Todas as suas seis filhas trabalham dentro do Grupo Silvio Santos. E sempre são elogiadas pelo bom trabalho que exercem.

65 – Nos anos 1970, Silvio buscava seu sonho de ser dono de uma emissora de TV. Sua primeira tentativa foi obter o canal TV Excelsior/TV Continental, o canal 9, mas não conseguiu.

66 – Mas finalmente, em 1981, Silvio Santos conseguia sua concessão para comandar um canal de TV. A antiga TVS do Rio virava SBT para o Brasil todo.

67 – Em sua 1ª transmissão, o SBT mostrou ao vivo o anúncio da autorização de Silvio Santos para ter um canal de TV.
Um dos momentos mais importantes da história do SBT.
68 – A partir daí, Silvio passou a apostar em seus quadros de sucesso e trouxe inúmeras novidades à TV brasileira. Com isso, o SBT passa a competir diretamente com a emissora líder.

69 – Em 1987, Silvio enfrentou um sério problema em suas cordas vocais, o que o deixou rouco na época. O fato causou comoção nacional.

70 – Silvio Santos trata seus funcionários com o maior respeito possível. Os ouve, pede opiniões e passa para seus subordinados. Por exigência dele, os salários nunca atrasam e os benefícios são imensos.

71 – Aliás, sempre que pode, Silvio Santos participa das festa anuais do SBT.

72 – Durante os anos 1960 e 1970, Silvio foi tido como “Chacrinha de São Paulo”. Para ele, era uma honra.

73 – “Quem quer dinheiro”, “Isto é incrível”, “Quem é que eu vou chamar?”, “Vai pra lá”, “Posso perguntar?”, “Esta pergunta vale 1 milhão de reais”, “Vamos abrir as Portas da Esperança”, “Quanto vale o show?”, “Qual é a música, maestro?”, “Vai ou não vai?”, “Ai ai ai ui ui”, “É dinheiro ou não é?” são alguns dos famosos bordões de Silvio Santos.

74 – Em um de seus momentos hilários, Silvio deixou a calça cair e virou assunto nas redes sociais.

75 – Falando em redes sociais, Silvio é quase um rei da internet. Ele já protagonizou mais de dez virais curiosos. E a lista não é recente, não! Desde o bambu, até os comentários irreverentes durante seu programa.

Desde 1960 transformando vida em memes.
76 – Silvio é amante de cachorros! Ele possui nove pequenos amigos em sua casa, e alguns deles viajam para Orlando com ele.

77 – Em 2001, recebeu uma linda homenagem no Carnaval do Rio de Janeiro. A escola de samba “Tradição” fez o próprio Silvio como tema do ano. Os carros alegóricos relembraram programas de sucesso do animador e emocionaram o homenageado.

78 – Durante sua infância, um de seus hobbies favoritos era ir ao cinema ao lado de seu irmão Léo.

79 – Em um certo dia, Silvio acordou com febre e sua mãe proibiu que ele fosse ao cinema. Ele ficou bravo e chorou. No dia seguinte, ele descobriu que o cinema havia pegado fogo e várias crianças tinham ficado feridas.

80 – Por dentro do mundo digital, Silvio já tentou tirar selfies. E o resultado vocês já sabem!

81 – Todos os dias, religiosamente, Silvio convida Iris para o café da tarde na casa do casal. Romântico, o apresentador ainda envia flores à mulher e coloca bilhetinhos no criado-mudo. Silvio adora flores brancas, suas preferidas.

82 – Silvio Santos conta que quando jovem estava medindo cerca de 1,81. Mas diz que agora está com 1,77.

83 – Para Silvio, a perda de Hebe Camargo foi uma das piores de sua vida.

84 – 2016 foi um ano de recordes para Silvio. As atrações Programa Silvio Santos, Roda a Roda Jequiti e Pra Ganhar é só Rodar ficaram diversas vezes na liderança, batendo rivais com folga.

85 – Em 2016, Silvio virou museu. Ou quase! O Museu da Imagem e do Som (MIS) preparou uma exposição inédita para homenagear o maior animador do país. Em pouco menos de uma semana, a mostra já é um sucesso em São Paulo.

86 – Aos 86 anos e com mais de 60 de carreira, Silvio Santos continua no topo. É a personalidade mais admirada entre os brasileiros e um dos mitos da TV mundial. Aqui fica a nossa homenagem, Silvio. ❤❤ Feliz aniversário! 🎉

BÔNUS
A música “Ritmo de Festa“, que é conhecida por tocar em diversos programas seus, é na verdade uma versão da música “Ritmo de La Noche” do grupo The Sacados 

 Fonte: SBT
Johnny Wilker

Sobre Johnny Wilker

Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.
Compartilhe:
comments
Johnny Wilker
About Johnny Wilker 58 Articles
Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.


*