Kanye West

Saca Esse Sample: Kanye West x Daft Punk x Edwin Birdsong

Kanye West sampleou o Daft Punk na música ‘Stronger’, e isso é claro pra todos. Mas nem todos sabem que o Daft Punk já havia sampleado antes, e ‘Stronger’ é um sample de um sample.

Um dos caras que mais admiro musicalmente é o Kanye West. Na questão de sample admiro mais ainda, pois muitos samples que eu gosto foram produzidos por ele.

E nesse post vamos começar falando sobre a música ‘Stronger‘, que foi o segundo single do seu álbum Graduation, de 2007. A música em questão foi produzida pelo Kanye em parceria com o produtor Mike Dean, usando como base a música ‘Harder, Better, Faster, Stronger’ do Daft Punk.

Inclusive no próprio clipe de ‘Stronger’, a dupla Daft Punk faz uma participação especial. O clipe se passa no Japão e tem um ar todo futurista, acompanhando o estilo da música. Kanye West ganhou um Grammy de Melhor Performance de Rap Solo com essa música em 2008.

Ouça ‘Stronger’ logo abaixo:

 

E como todos (Ou quase isso) sabem, a música ‘Stronger‘ é uma sample de ‘Harder, Better, Faster, Stronger’. 

A música em questão foi produzida pela dupla luso-francesa Daft Punk, em 2001, como faixa do clássico álbum Discovery. Ela é composta por palavras com sentidos “aleatórios”, ditas em uma certa sequência e ritmo que acabam dando uma agradável sonoridade musical. Tal música aparece no filme Interstella 5555: The 5tory of 5ecret 5tar 5ystemque na verdade é a representação visual do álbum Discovery em um longa metragem em anime.

Essa talvez seja uma das músicas mais famosas da dupla, tendo diversos clipes feitos por fãs rolando pela internet.

Ouça ‘Harder, Better, Faster, Stronger’:

 

Agora o que pouca gente sabe, é que a música ‘Harder, Better, Faster, Stronger’ é também um sample! Ela foi criada a partir da música ‘Cola Bottle Baby‘ do Edwin Birdsong.

Edwin é um músico norte-americano, nascido em Los Angeles, que não alcançou um grande sucesso musical em sua carreira solo, mas que realizou grandes trabalhos ao lado outros músicos mais famosos, como Stevie Wonder, por exemplo. Ele também serviu de inspiração pra diversos artistas, sendo sampleado até pelo Gang Starr.

E pra finalizar, ouça a origem de tudo, que na minha opinião é até melhor do que os samples. Logo abaixo, ‘Cola Bottle Baby’:

 

Até o próximo post!

Sobre Johnny Wilker

Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.
Compartilhe:
comments
About Johnny Wilker 57 Articles
Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*