Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra – Conheça Melhor Os Heróis Negros

A imagem meio que sugestiva te trouxe aqui achando que falaríamos de Super-Heróis negros como Super-Shock, Tempestade, Pantera Negra, Riri Williams, Luke Cage e etc.

Desculpe desapontar mas os Super-Herois negros vão ficar para outro post, nessa postagem iremos focar nos Heróis da vida real. Que fizeram muito pelos negros na história que ainda se desenrola. São muitos, poderíamos falar da Malcom X, Martin Luther King Jr., Rosa Parks. Porém no dia 20 de novembro no Brasil nós ‘comemoramos’ “O Dia da consciência Negra – Dia de Zumbi dos Palmares” data do assassinato de Zumbi dos Palmares. Então decidimos apresentar pra vocês um pouco da historia de um dos heróis da história Brasileira. Aqueles que com muita luta e determinação permitiram que hoje eu esteja ‘livre‘ pra escrever uma postagem sobre…

O principal deles foi Zumbi dos Palmares

zumbi-dos-palmares
Zumbi dos Palmares, Líder do Quilombo dos Palmares

Zumbi servia a um padre da religião católica quando mais jovem Foi batizado “Francisco”. Aos 15 anos de idade fugiu para o Quilombo dos Palmares e lá ‘renasceu’ como Zumbi.

Lá ele se tornou um guerreiro astuto e eficaz nas batalhas contra os ataques de portugueses pra defender o quilombo. Se tornando um dos mais notórios guerreiros dali.

Em 1678  o governador da Capitania de Pernambuco cansado das longas batalhas contra o Quilombo e se aproximou do então líder do quilombo Ganga Zumba com uma oferta de paz, dizendo que os atuais residentes do quilombo e todos os nascidos ali seriam livres porém qualquer outro escravo que fugisse e buscasse refúgio nos Palmares deveria ser entregue.

Zumbi não estava de acordo com a ideia. Alguns dizem que ele desafiou a liderança de Ganga Zumba outros que por muitos residentes do quilombo descordarem da ideia ele foi assassinado. Assim Zumbi  aos 25 anos em 1680 tornou-se o novo líder do Quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra escravidão.

A Morte do Herói

Zumbi foi um ótimo líder do quilombo tão grande, inteligente e forte como o Anterior. No ano de 1694 um bandeirante paulista chamado Domingos Jorge Velho organizou um ataque fulminante ao Quilombo.

Em 6 de fevereiro desse mesmo ano a Capital de Palmares foi totalmente destruída e nosso herói zumbi gravemente ferido porém dessa vez conseguiu fugir e se esconder.

Cerca de um pouco mais de um ano ele foi traído por um antigo companheiro que divulgou o local de seu esconderijo, em 20 de Novembro de 1695 Zumbi dos Palmares foi decapitado e teve sua cabeça salgada e levada para o governador Melo de Castro, a cabeça de Zumbi dos Palmares ficou exposta em Recife no Pátio do Carmo visando desmentir os rumores de que Zumbi era um guerreiro imortal.

#ZumbiVive

Não deu muito certo porque até hoje #ZumbiVive. Ele foi um dos heróis que lutou até a morte contra a escravidão. Que só acabou quase 200 anos após sua morte em 1888.

Além de zumbi heróis que lutaram ao lado dele como sua esposa Dandara, e até o líder posterior do Quilombo dos Palmares Ganga Zumba são heróis de verdade que lutaram contra vilões reais com os chamados de BANDEIRANTES que até possuem algumas estatuas espalhadas por São Paulo e Ruas e Avenidas com nomes em ‘Homenagem’ fora diversos outros vilões e também heróis que fariam o Pantera Negra ter orgulho e o Caveira Vermelha chorar sangue.

A ‘Abolição’ da Escravidão ?

Em 1888 a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel no Brasil. Alguns tentam coloca-la em um posto de ‘heroína’ também, mas se você olhar a figura de um outro angulo o Brasil foi o ultimo País a Abolir a Escravidão, os escravos estavam livres porém não foi feito nenhum reparo social para colocar todos os escravos dentro da sociedade como “IGUAIS”. Seus ancestrais foram trazidos da Africa sem consentimento, nasceram no Brasil mas estavam muito longe de casa, não tinham comida e nem lugar pra morar muitos deles voltaram a trabalhar para os senhores de engenho pelas mesmas condições sub-humanas.

Somos ‘Todos Iguais’

todos-iguais
Negro/Branco ou Gay/Hétero não importa, somos todos iguais por dentro

Eu acredito como cada um de vocês que somo ‘todos iguais’, porém a sociedade como um todo não vê dessa forma, é só observar. Seja na publicidade, em papéis principais de TV ou nos cargos mais elevados das empresas. Cabe a nós trazer um reparo pra toda essa desigualdade social e ai sim podermos falar de boca cheia “Somos Todos Iguais” por que o fato de ser Negro/Branco ou Gay/Hétero ou qualquer outro tipo de ‘desigualdade’ não vai nos Impedir ou Dificultar de fazer nada e de chegar a nenhum lugar…

Por isso fazemos nosso papel exaltando o Negro para pessoas que não entendem e até próprios negros que não entendem. Ver que além das grandes mídias, existem pessoas ricas em cultura que estão cansadas de ser excluídas das mídias e sub-julgadas pelo simples fato de cor de pele, ou o tipo de cabelo não condizer com um padrão que foi imposto, ou sermos julgados como marginais pelo fato da MAIORIA de nós ainda residirem em periferias e bairros pobres.

Ser Negro é tão lindo quanto ser Branco, Indígena, Asiático, Etc. A meta não é ser maior nem melhor que ninguém e sim equiparar as estatísticas que ainda estão totalmente desproporcionais.

 

Compartilhe:
comments
About Vítor Gabriel 37 Articles
Criativo na Black Pipe Entretenimento. Web/Video Artist 👨🏾‍💻 紫🐉 | '92

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*