12 Artistas Clássicos do R&B que você precisa escutar…

Quando falamos a palavra R&B, algumas pessoas ligam diretamente ao Hip-Hop como se fosse algum tipo de extensão ou até fizesse parte diretamente do Hip-Hop, o que não é um pensamento errado. Durante os anos o R&B se tornou parte essencial do Hip-Hop e por ambos se tratarem de gêneros de origem Afro-Americana e oriundos do Ghetto se tornaram gêneros comuns de ser escutados pelas mesmas pessoas, isso fez com que as pessoas que passaram a escutar pensassem dessa forma, porém o R&B foi criado muito antes do Hip-Hop, nos anos 40 (mas história fica pra outro post).

Muitos conheceram o R&B através do Hip-Hop como foi meu caso, mas no meu caso eu passei a gostar mais de R&B do que Hip-Hop em sí. E dentro desse gosto eu comecei a pesquisar a história e os artistas que fizeram a história desse gênero tão lindo.

Pensando nisso criamos uma lista com “12 nomes clássicos do R&B que você precisa escutar”, esse é um tipo de lista feita pra você dedicar pro “Amor da Sua Vida” e eu dedico essa pro meu:

the-temptations• The Temptations

Quando se fala “R&B” esses são os caras!
Na época de Ouro da Mowtown Records, eles foram um dos grupos de mais notoriedade, sempre mudando de formação porém mantendo o R&B forte e a personalidade como grupo intacta.
O grupo clássico conhecido como “Classic 5” conta com:
David Ruffin, Melvin Franklin, Paul Williams, Otis Williams e Eddie Kendricks, 1965.

sisqo• Sisqó

Ex-Vocalista principal da boyband Dru Hill, Sisqó foi uma referencia dos 90’s.
Você achava mesmo que foi o pagode que lançou a moda dos preto pintar o cabelo de loiro de repente?
Não só no cabelo, mas também na musicalidade. O famoso Pagode 90 bebeu muito dessa fonte (R&B), tire suas próprias conclusões…

boyz-ii-men• Boyz II Men

Boyz II Men é um clássico quarteto de R&B, formado inicialmente por  Michael McCaryNathan MorrisWanya Morris e Shawn Stockman.
Eles foram simplesmente os terceiros artistas na história que conseguiram o feito de substituir seu próprio single na Billboard Hot 100 (depois de nomes como Elvis Presley e The Beatles).


marvin-gaye

• Marvin Gaye

Um Gif vale mais do que mil palavras.
Animation Domination High-Def sex cum lewd sex fingers

luther-vandross• Luther Vandross

Tem simplesmente 8 Grammys na carreira. Eu tenho um carinho especial por Luther, talvez pelo fato de por conta dele eu conhecer mais sobre o R&B.
O ponta pé inicial pra conhecer todos os nomes dessa lista, e me apaixonar por R&B foi através da pesquisa do sample de “Let Me Hold You” do Bow Wow.

estamos chorando Brasil

diana-ross• Diana Ross

Ex estrela principal do grupo The Supremes, Diana ross foi uma das maiores influências do seu tempo. Ela simplesmente foi mentora e uma das maiores influencias de uma lenda que hoje chamamos de Rei do Pop. Indiscutivelmente uma da maiores cantoras de R&B de todos os tempos.

stevie-wonder• Stevie Wonder

Com 5 Grammys de “Melhor Artista Masculino” (o maior numero já ganho na categoria) Stevie Wonder sem dúvida é uma das maiores referências quando o assunto é R&B. Ele fez seu primeiro sucesso ao 13 anos e hoje aos 66 acabou de lançar um single com a Ariana Grande, faz as contas ai do tempo de experiência.

“Ele nasceu cego quando ele diz Sunshine, fala de uma coisa que ele nunca viu. Talvez seu sorriso seja a definição de Sunshine na mente de Stevie Wonder – Marcello Gugu”

jill-scott• Jill Scott

“dizem que somos espíritos de evolução, em busca do aprendiza… /sqn”
Não, não estamos falando de “Gill Scott Heron” outra lenda da musica. E sim da Jill Scott, uma DIVA da Filadélfia que fez muito sucesso no começo dos anos 2000.

lionel-richie• Lionel Richie

Ex lead-vocal do grupo The Comoddores, Lionel Richie é um gênio quando o assunto é musica, ele é um dos maiores compositores/produtores de R&B da história.
Se ele receber Royalts pra cada vez que Endless Love foi embromada no Karaokê, Bill Gates teria um sério concorrente.

aaliyah• Aaliyah

Simplesmente um daqueles talentos que a gente diz, onde será que ela iria chegar… Uma das maiores estrelas do R&B dos anos 90, que ganhou 5 Grammys e conquistou muitos fãs, nos deixou em um trágico acidente de avião em 2001.

whiney-houston• Whitney Houston

Whitney Houston foi pro Guinness World Records como “Artista Feminina Mais Premiada” com um total de 425 prêmios.
Não tem muito o que falar da Whitney, foi um dos maiores sucessos não só do R&B mas da Musica, de todos os tempos e inegavelmente uma das vozes mais bonitas também. Ela nos deixou recentemente em 2012, o que sobra é agradecer pela linda biblioteca musical que ela nos deixou ♥

brian-mckinght• Brian McKinigt

Não tem como falar de R&B sem citar ele (na minha opinião pelo menos).
O single Back At One foi um dos maiores sucessos dos anos 90, e é simplesmente um clássico que junto com Endless Love foi a favorita das embromadas no Karaokê.
Fora o talento inegável pra música, que além de tocar 9 instrumentos nos agracia com uma voz divina.

michael-jackson• Menção Honrosa – Michael Jackson

Eu acho que não precisa de BIO, e nem um tipo de introdução sobre o Michael.
Apesar de ser considerado Rei do Pop, R&B também foi um dos gêneros que o Michael dominava com classe, além de influenciar diretamente a maioria dos artistas de R&B/POP que vieram a seguir.
Eu não tenho dúvida quando digo que Michael foi um dos maiores músicos de todos os tempos.
Eu acho que qualquer lista de qualquer gênero musical que for criada o Michael deve ser citado como menção honrosa!

 

Lembrando que como é uma lista com um número X de artistas muitos artistas bons ficam de fora, alguns por pertencerem com mais força historicamente á outros gêneros musicais e outros por simplesmente não ter mais espaço pra colocá-los.
É uma lista que traduz o meu gosto pessoal, não estou dizendo que é uma ‘verdade absoluta’ selecionada por especialistas e blá, blá, blá. Eu simplesmente estou compartilhando artistas do meu gosto com vocês.
E também pelo fato de ser difícil selecionar esses artistas em uma ‘ordem crescente’ eu preferi criar a lista em ordem aleatória.

Compartilhe:
comments
About Vítor Gabriel 37 Articles
Criativo na Black Pipe Entretenimento. Web/Video Artist 👨🏾‍💻 紫🐉 | '92

1 Comment Posted

  1. Eu amo o R&B!
    Ele é de uma riqueza musical fantástica!
    Cito aqui outros nomes como The Whispers, Angie Stones, Johnny Gill (canta muito!), Keith Sweat, Gerald Levert, …

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*