Dica da Semana: Album Shwayze (2008)

Hoje eu vou compartilhar com vocês um dos álbuns que está no meu top 10 geral de álbuns da vida (rs), O 1º album do rapper Shwayze que leva inclusive o nome dele no titulo, que na minha humilde opinião é um dos meus Álbuns favoritos de todos os tempos.
Mas já pra critica não foi um álbum tão notório a nível de top 10 assim, conseguindo notas muito baixas em reviews como por exemplo D+ no Entreteinment Weekly e 2.5/5 stars (2 estrelas e meia) na Revista Rolling Stones, notas muito baixas e nenhum single com posição notória na Billboard, porém o album em si conseguiu ficar entre o top 10 na billboard pelos EUA alcançando o 10º lugar na U.S. Billboard 200 o último lugar, mas esta lá (rs).
Enfim pega seu Delorean que dessa vez vamos voltar pra um passado não tão distante assim…

Estamos no verão do ano de 2008 mais precisamente na costa oeste dos EUA, nessa época a MTV apostou em um rapper da Califórnia chamada Shwayze (que pode ser o nome Apenas do Rapper mas se trata de uma dupla, por que em todas as faixas contém participação e produção do seu melhor amigo Cisco Adler) a MTVe fez um seriado/reality show chamado “Buzzin’” acompanhando o dia-a-dia da dupla em uma turnê pela califórnia, se você assistia a finada MTV Brasil (1990-2013 R.I.P.)  em meados de 2008 você deve ter conferido alguma aventura dessa:

“duplinha animal, muito descolada , agitando pra valer nesse paraíso, usando plantinhas medicinais e arrumando confusões tamanho família num clima de brincadeira e muita azaração”

confira o trailer em inglês da séries Buzzin’:

 

Eu particularmente vi apenas dois ou três episódios, e nunca consegui achar pra baixar e nem ver online. Mas escutei o álbum e é dele que estamos falando então voltando ao assunto em 3,2,1…

Shwayze é um rapper da califórnia, mas não da pegada West Coast mais tradicional que nós conhecemos como Tupac, N.W.A, Dr. Dre, Kendrick Lamar, Etc.

Ele é um rapper de Malibu ou seja o rap dele não é sobre as ruas e sim sobre as praias. E é isso o que mais me chamou atenção nesse álbum ele não é um álbum pra você ouvir e refletir sobre a vida, não é um álbum com as rimas mais técnicas embora eu ache a técnica do Shwayze nesse álbum muito boa e distinta comparando com outros rappers da época, e ele também definitivamente não é um álbum com os Beats mais pesados.

Shwayze é um rapper descontraído que coloca nas suas letras seu cotidiano na califórnia, o tema principal das musicas do álbum são as garotas, as praias e uma garota especial que ganhou uma musica dedicada somente pra ela chamada “Mary Jane” (rs).  Juntando com a voz calma e suave do Cisco e com as produções que todas as faixas da primeira á ultima são assinada por ele, eu diria que a tradução perfeita pra esse álbum, é a própria capa dele um pôr do sol na praia depois de um dia de surf e MUITA, mais MUITA, MUITA PREGUIÇA.

Esse álbum é de fato um álbum que desperta a preguiça no ser humano, então em um dia que você tirar pra relaxar, escute esse álbum.

O álbum contou com apenas 2 singles oficiais o primeiro foi Buzzin’ que deu nome a série:

fala simplesmente sobre uma garota que ele conheceu, e estava “dando encima dele“.

Essa simplicidade que coloca Shwayze na minha lista de favoritos, que se repete no 2º Single “Corona And Lime”:

Nessa faixa Shwayze fala um pouco sobre a visão dele dos tipos de garotas dos EUA, passando por LA, Detroit, New York…
No refrão o Cisco fala sobre uma garota que ele conhece e ama, que gosta de Hip-Hop Rock n’ Roll, fica encasa por que odeia balada e compara ela com a cerveja Corona que tradicionalmente é tomada com um Limão no bico da garrafa na Califórnia e ele se compara com esse limão, ele diz que não conheceu ela ainda mais vai pegar ela quando conhecer (rs) e ai do irmão dela se ele não curtir o estilo do Cisco.

É difícil listar as minhas favoritas do álbum por que como eu disse é um dos meus álbuns  favoritos, e álbum favorito você sabe como é…

Mas com certeza além dos dois singles, mais 3 musicas que você não pode deixar de ouvir desse álbum eu listaria Lazy Days, Hollywood e Polaroid.

Concluindo Shwayze apesar de ser um álbum não muito bem recebido pela crítica é um ótimo álbum, pra quem procura um Hip-Hop alternativo, diferente dos padrões que se é acostumado a escutar no gênero, você acabou de achar.

Você pode escutar o álbum Shwayze no Spotify dando play no player abaixo:

Compartilhe:
comments
About Vítor Gabriel 37 Articles
Criativo na Black Pipe Entretenimento. Web/Video Artist 👨🏾‍💻 紫🐉 | '92

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*