Estereótipos Racistas

Criar estereótipos é uma grande arma utilizada por aqueles que desejam de alguma forma inferiorizar uma classe ou categoria, é um modo de impor um pensamento preconceituoso de uma maneira mais discreta e quase subliminar.

Estereotipar é você dar características a pessoas simplesmente pelo fato dela fazer parte de um grupo, do qual se acredita que todos tem comportamentos e pensamentos exatamente iguais, e geralmente negativos. De forma leve, podemos apontar as velhas piadas de loira burra, português burro, judeu mão de vaca e etc.

Há vários filmes, séries e desenhos internacionais que possuem estereótipos antigos e que na maioria das vezes passam despercebidos aos nossos olhos, geralmente porque fazem mais sentido para aqueles estão inseridos diretamente na cultura da onde surgiu essa assimilação.

A mãe de Tom e Jerry, o Tio Barnabé, e a maioria dos personagens do Morgan Freeman são personagens estereotipados com um cunho racista, e revelam que o racismo pode ocorrer de forma mais sútil e eficaz.

A historiadora Suzane Jardim fez uma matéria reunindo e explicando boa parte dos estereótipos racistas utilizados no mundo. Boa parte deles nós vemos em produtos audiovisuais norte-americanos, mas também há alguns reproduzidos em nossa cultura sem a nossa percepção. Vale a pena dar uma lida na matéria completa.

A matéria que pode ser conferida diretamente no link: http://migre.me/uoDTy

Sobre Johnny Wilker

Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.
Compartilhe:
comments
About Johnny Wilker 57 Articles
Estudante de Rádio e TV, futuro roteirista e diretor de arte. Fã de Forrest Gump, Fresh Prince e Narcos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*